ROTANEWS176 E POR BRASIL SEIKYO 01/02/2020 13:45
O primeiro mês de 2020 já passou, Ikeda sensei completou 92 anos com plena saúde e celebramos os 45 anos da Soka Gakkai Internacional (SGI). Imersos em um ano tão significativo, que está apenas começando, quanto minha vida também está expandindo?
Com certeza, há momentos desafiadores — no trabalho, na família, na sociedade como um todo —, mas que se constituem em preciosas oportunidades de romper nossos limites em busca da vitória. O presidente Ikeda nos encoraja: “Neste momento, a vida de vocês pode estar cheia de aflições; mas assim como o prazer, o sofrimento jamais é eterno. Na vida, há momentos de sofrimento e de alegria. Às vezes, vencemos; em outras, perdemos. O sofrimento e a alegria fazem parte da vida— essa é a realidade. Por essa razão, nos momentos tristes ou nos felizes, devemos continuar a recitar Nam-myoho-renge-kyo, como Daishonin ensina. Se assim o fizermos, atingiremos a condição de suprema felicidade por meio da sabedoria e do poder da Lei Mística, tendo uma vida em que nada é capaz de nos derrotar” (Felicidade, p. 99).
Destaco ainda um trecho do romance Nova Revolução Humana, de sua autoria, onde consta: “Tudo se inicia ao cultivar a força para se tornar uma pessoa capaz de vencer suas fraquezas. (…) Poder dedicar-se à prática budista para polir a si mesma e se devotar à felicidade das pessoas como mensageiro do buda é uma grande alegria e máxima felicidade” (NRH, v. 5, cap. “Vitória”, p. 162).
São incentivos maravilhosos, não é mesmo? Nos últimos meses, tivemos a oportunidade de estudar com afinco as “Cinco diretrizes eternas da Soka Gakkai”, a base para a vitória da nossa organização, que somente será consolidada com a vitória de cada um.
“As cinco diretrizes eternas da Soka Gakkai e da SGI constituem princípios imutáveis para aprofundarmos nossa fé. Elas nos fornecem a direção para atingirmos o estado de buda nesta existência e para a realização do kosen-rufu” (Cinco Diretrizes Eternas da Soka Gakkai, p. 122).
Dessa maneira, vamos vencer nossas fraquezas, avançar de forma alegre e radiante por meio da prática da fé e comprovar as cinco diretrizes eternas. Como membros da BSGI, neste glorioso Ano do Avanço e dos Valores Humanos, vamos manifestar força e coragem em nossa vida, inspirando todas as pessoas ao redor.
Concluo minhas palavras com o brado do nosso querido mestre: “Aqueles que se empenham com tenacidade na fé (…) infalivelmente se sagrarão vitoriosos!” (Ibidem).
Aline Martins Katayama Piccirillo Coordenadora de coordenadoria da DFJ