Ford lança Ranger Storm 4×4 com motor 3.2 por R$ 150.990

ROTANEWS176 E POR GUIA DO CARRO 31/03/2020 14:15                                                                                    Por Sergio Quintanilha

Compra pode ser feita pela internet e os primeiros 60 clientes da Ranger Storm ganharão snorkel e capota marítima. Conheça a nova versão

 A picape Ford Ranger atravessa o seu melhor momento. Depois que passou por uma reestilização, no ano passado, as vendas vêm crescendo. Para manter o embalo, a Ford surpreende o mercado e cria um novo nicho com o lançamento da Ranger Storm 4×4. A nova versão off-road da picape média foi apresentada hoje, numa conferência virtual, em função da quarentena pela pandemia de coronavírus. A Ranger Storm seria apresentada no Rio Grande do Sul, mas o evento foi cancelado. Ela chega ao mercado em configuração única, com motor 3.2 turbodiesel e câmbio automático de seis marchas.

SAIBA MAIS

Toyota Corolla ganhará versão esportiva GR de 268 cv

Escolha seu carro: Volkswagen Jetta 1.4 Turbo

Nova Fiat Strada terá apenas motores 1.3 e 1.4 aspirados

Carro chinês estreia bateria elétrica que resiste a prego

 

Reprodução/Foto-RN176 Nova Ranger Storm: preço de lançamento de R$ 150.990 e entrega na casa do cliente.Foto: Ford / Divulgação

A Ranger Storm não é topo de linha. Segundo a Ford, havia uma carência no mercado para uma picape com capacidade off-road, demanda que foi identificada em feiras agropecuárias. A Ranger Storm é mais conservadora do que a picape-conceito que foi mostrada no Salão de São Paulo de 2018. Ela chega para atender um público que deseja uma picape valente para enfrentar barro, lama e outros terrenos difíceis, mas que não está disposto a pagar por itens comuns nos veículos topo de linha. Por causa disso, o interior da Ranger Storm é mais simples, com bancos de tecido e não de couro. O enfoque está nas qualidades mecânicas e nos equipamentos de aventura.

Reprodução/Foto-RN176 A nova Ranger Storm tem tração 4×4 e diferencial traseiro blocante. Foto: Ford / Divulgação

O motor é o Duratorq 3.2 turbodiesel de cinco cilindros com 200 cv de potência e 470 Nm de torque. É o mesmo motor que equipa as versões XLT e Limited. Visualmente, a grade dianteira com o nome Storm diferencia a nova picape das demais versões. Ela é personalizada também com faixas no capô e nas laterais, alargadores de paralamas, estribos, rodas e santantônio exclusivo, todos na cor preta. Os alargadores são bem resistentes, segundo a Ford, por serem peça única parafusada e colada na carroceria, para resistir a impactos. Na traseira, as lanternas com lentes escurecidas vieram da série especial global Wildtrak. Dois acessórios especiais, snorkel e capota marítima, que custam R$ 5.660, serão acrescentados como cortesia aos 60 primeiros compradores da picape.

As vendas e as entregas serão feitas mesmo durante a quarentena. Segundo a Ford, a compra pode ser feita pela internet a partir de amanhã (1º de abril). A entrega será feita na casa do cliente, por um vendedor que estará devidamente orientado e equipado para cumprir todas as normas de segurança durante o isolamento provocado pela pandemia. O preço de lançamento é de R$ 150.990, com seguro de 3,1%, revisão fixa programada de R$ 2.747 e cinco anos de garantia sem limite de quilometragem.

Reprodução/Foto-RN176 O interior tem bancos de tecido, porque o público 4×4 não quer luxo e sim desempenho Foto: Ford / Divulgação

Outro diferencial técnico da Ranger Storm são os pneus Pirelli Scorpion AT Plus, especiais para utilização off-road. Eles foram desenvolvidos no Brasil em parceria com a Pirelli e oferecem utilização 60/40 (fora de estrada/estrada). O desenvolvimento desse pneu durou mais de um ano e, segundo a Ford, permite à Ranger Storm um desempenho adequado em pisos de terra, lama, água, cascalho, pedra e asfalto. O charme final ficou por conta das letras brancas no perfil dos pneus, que têm medida 265/65 R17. As rodas são pretas.

Para conseguir bom desempenho off-road, a nova Ford Ranger Storm conta com diferencial traseiro blocante e com o sistema Advance Trac, que inclui controle eletrônico de estabilidade e tração, assistente de partida em rampa, controle automático de descida, controle de oscilação de reboque, assistência de frenagem de emergência e luzes de emergência em frenagens bruscas, além de sistema anticapotamento e controle adaptativo de carga. A Ford Ranger é capaz de tracionar 5.950 kg e tem capacidade de imersão de 800 mm. Assim como toda a linha 2020 da Ranger, a versão Storm também tem ajuste de suspensão para equilibrar o uso no asfalto ou na terra e um sistema de abertura da caçamba que deixou mais leve o movimento de abrir e fechar.

Reprodução/Foto-RN176 A Ranger Storm está disponível em sete cores: a branca custa R$ 800.Foto: Ford / Divulgação

Por dentro, a Ranger Storm tem bancos de tecido, ar-condicionado digital de duas zonas, central multimídia Sync 3 com tela de 8” e painel configurável com duas telas de 4,2”. A lista de equipamentos de série da picape também inclui direção elétrica, faróis de neblina, sete airbags, câmera de ré e rodas de liga leve. Ela está disponível em sete cores: vermelho Bari, branco Ártico (sólidas), prata Geada (metálica), azul Belize, vermelho Toscana, cinza Moscou e preto Gales (perolizadas), sempre combinadas com acessórios na cor preta. A única cor que não tem custo adicional é a vermelho Bari. A branco Ártico sai por R$ 800 e todas as outras custam R$ 1.750.

Apesar de ter sido desenvolvida no Brasil, a Ranger Storm passou por testes nos EUA, na Tailândia e na Austrália para garantir o desempenho e durabilidade de seus componentes. O santantônio de aço tubular, com acabamento preto fosco, tem desenho exclusivo, com barras que avançam pelas laterais da caçamba. Segundo a Ford, isso facilita o transporte de equipamentos esportivos, como caiaque e asa-delta. O diferencial traseiro blocante e os protetores do cárter e do tanque de combustível também auxiliam nas trilhas. A caçamba tem trava com chave e seis ganchos para prender a carga.

Reprodução/Foto-RN176 O novo pneu Pirelli Scorpion AT Plus foi desenvolvido em parceria com a Ford. Foto: Ford / Divulgação

Com o lançamento da Ranger Storm, a Ford espera que sua picape ganhe participação no mercado de picapes médias, que tem a Toyota Hilux e a Chevrolet S10 na liderança. A Ford Ranger vem travando uma intensa batalha com a Volkswagen Amarok pelo terceiro lugar no ranking. Estrategicamente, a Ford tem apostado suas maiores fichas nas picapes e nos SUVs. Devido ao crescimento da Ranger ao longo do tempo, está em desenvolvimento nos EUA uma nova picape compacta monobloco para competir com a Fiat Toro. Ela deve se chamar Courier e certamente está nos planos da Ford para o Brasil.

O que é novo 

  • Nova grade dianteira com a assinatura Storm.
  • Adesivos com grafismos no capô e nas laterais.
  • Alargadores de paralama estruturais.
  • Estribos tipo plataforma.
  • Santantônio exclusivo.
  • Lanternas traseiras da série Wildtrak.
  • Rodas especiais de liga leve de 17”.
  • Pneus especiais Pirelli Scorpion AT Plus.
  • Snorkel e capota marítima.

Reprodução/Foto-RN176 Ford Ranger Storm 3.2 turbodiesel 4X4 AT6. Foto: Ford/Divulgação

O que nós gostamos

  • Motor 3.2 Duratorq turbodiesel de cinco cilindros..
  • Transmissão automática de seis velocidades com conversor de torque.
  • Tração 4×4 com comando eletrônico.
  • Diferencial traseiro blocante.
  • Sistema AdvanceTrac com controle eletrônico de estabilidade e tração, assistente de partida em rampa, controle automático de descida, controle de oscilação de reboque, assistência de frenagem de emergência e luzes de emergência em frenagens bruscas.
  • Caçamba para 1.040 kg com ganchos internos para carga, tampa com chave e assistente de abertura e fechamento.
  • Capacidade de tração de 5.950 kg.
  • Imersão em até 800 mm na água.
  • Direção elétrica.
  • Ar-condicionado automático e digital dual zone.
  • 7 airbags (frontais, laterais, de cortina e de joelho para o motorista).
  • Central multimídia Sync com tela de 8”, comandos de voz e conexão para Android Auto e Apple CarPlay.
  • Painel de instrumentos com duas telas configuráveis de 4,2”.
  • Câmera de ré.
  • Sensor de estacionamento traseiro.
  • Piloto automático.
  • Computador de bordo.
  • Faróis de neblina.

Reprodução/Foto-RN176 O snorkel é um dos acessórios que serão entregues como cortesia aos 60 primeiros clientes da Ranger Storm. Foto: Ford / Divulgação

Os números

  • Preço: R$ 150.990
  • Motor: 3.2 turbodiesel
  • Potência: 200 cv a 3.000 rpm
  • Torque: 470 Nm de 1.750 a 2.500 rpm
  • Câmbio: 6 marchas AT
  • Tração: 4×2, 4×4 e 4×4 reduzida
  • Comprimento: 5,354 m
  • Largura: 1,860 m
  • Altura: 1,821 m
  • Entre-eixos: 3,220 m
  • Vão livre: 232 mm
  • Ângulo de entrada: 28 graus
  • Ângulo de saída: 27 graus
  • Peso: 2.230 kg
  • Pneus: 265/65 R7
  • Caçamba: 1.180 litros
  • Capacidade de carga: 1.040 kg
  • Tanque: 80 litros
  • 0-100 km/h: 11s6
  • Velocidade máxima: 180 km/h
  • Consumo cidade: 8,6 km/l
  • Consumo estrada: 9,9 km/l
  • Emissão de CO2: 219 g/km