Recife é a cidade mais empreendedora do NE, diz pesquisa

Capital pernambucana também é a unica cidade do Nordeste entre as 20 primeiras cidades mais empreendedoras do Brasil

ROTANEWS176 E LEIA 12/12/2015 15:47

BRASIL

1

Reprodução/Foto-RN176  Acesso ao Recife foi um dos pontos analisados pela pesquisa Paulo Uchôa/

O Índice de Cidades Empreendedoras 2015 (ICE2015), realizado pela Endeavor, aponta o Recife como a capital mais empreendedora do Nordeste. Segundo o estudo divulgado nesta semana, a Veneza Brasileira é a quarta cidade mais empreendedora do Brasil – São Paulo, Florianópolis e Vitória são as três primeiras, respectivamente – e a única nordestina entre as 20 primeiras colocadas. Na edição do ano passado, a capital pernambucana ficou na 12ª posição.

De acordo com a Endeavor, mais de 30 cidades foram analisadas, oriundas de 22 estados. Os pontos avaliados foram ambiente regulatório, mercado, infraestrutura, acesso a capital, inovação, capital humano e cultura empreendedora. “Assumimos o índice de Cidades Empreendedoras da Endeavor como um desafio. O prefeito Geraldo Julio criou uma secretaria com o nome Empreendedorismo para que de fato pudéssemos trabalhar os pilares que são elencados e também para desenvolver outras ideias que tínhamos como propósito. Então fomos caminhando pilar por pilar, juntando os atores que já fazem o empreendedorismo acontecer na cidade, porque a Prefeitura tem consciência que é uma ponte. Nós fazemos a articulação, o nosso papel é justamente pesquisar, apoiar, estimular e fomentar o empreendedorismo que tanta gente já faz no Recife”, explica a secretária de Desenvolvimento e Empreendedorismo do Recife, Roseana Amorim, conforme informações da assessoria de imprensa.

A Endeavor aponta como um das iniciativas bem sucedidas no Recife a Sala do Empreendedor, que é um equipamento da Prefeitura local voltado para os micro e pequenos empreendedores. A ideia do espaço é orientar empresários formais e não formais sobre a realidade do mercado empreendedor.

Outra boa iniciativa de fomento ao empreendedorismo no Recife é o comitê local da Semana Global do Empreendedorismo. Neste ano, o comitê promoveu cerca de 200 atividades, entre mesas temáticas, workshops e palestras, atendendo a um público de 4 mil pessoas.

Índice completo – Segundo a pesquisa, São Paulo, Florianópolis e Vitória são as três primeiras cidades mais empreendedoras do Brasil, seguidas do Recife. Veja mais informações sobre cada uma das cidades pesquisadas, além do índice completo, através do endereço virtual da Endeavor. A seguir, confira a lista com as 20 cidades mais empreendedoras do Brasil:

1º São Paulo

2º Florianópolis

3º Vitória

4º Recife

5º Campinas

6º São José dos Campos

7º Porto Alegre

8º Curitiba

9º Joinville

10º Rio de Janeiro

11º Maringá

12º Ribeirão Preto

12º Belo Horizonte

14º Goiânia

15º Sorocaba

16º Caxias do Sul

17º Londrina

18º Uberlândia

19º Brasília

20º Blumenau