ROTANEWS176 E POR GULADOCARRO 08/05/2020 17h16
Fábrica da VW em Taubaté celebra quatro décadas de produção do Gol, o carro que liderou o mercado por 27 anos. Mas como será o amanhã?
Ninguém sabe ao certo qual será o futuro do Volkswagen Gol. Talvez nem o próprio fabricante. Antes da pandemia de coronavírus, estava decidido que o Gol e seus derivados (Voyage e Saveiro) seria o primeiro carro a ser modificado dentro de um novo ciclo de investimentos. Porém, devido à crise econômica que chegou com a pandemia, o projeto foi congelado (mas não descartado) e talvez seja implementado com um, dois ou até três anos de atraso. Coincidentemente, o carro mais produzido, mais vendido e mais exportado da indústria automobilística nacional comemora este ano 40 anos de seu lançamento.
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Reprodução/Foto-RN176 Produção do atual Gol com transmissão automática, na fábrica VW de Taubaté. Foto: VW / Divulgação
Para marcar a data, a Volkswagen decidiu contar a história do Gol. Esse carro foi líder de mercado durante 27 anos e, recentemente, consideramos que ele talvez tenha o mesmo destino da Kombi, ou seja, se torne uma relíquia da indústria. É difícil, pois os tempos são outros. Mas, quem sabe? Veja a seguir a história do Gol sob o ponto de vista da própria Volkswagen, que produz o carro na fábrica de Taubaté (SP), que também tem grande importância para a marca alemã.
Reprodução/Foto-RN176 Produção da primeira geração do Gol, com motor 1.3, na fábrica de Taubaté. Foto: VW / Divulgação
A fábrica iniciou as atividades em 1976 com a produção de peças para a Kombi e o Fusca. Dois anos depois, a planta começou oficialmente a produção de veículos com a montagem em série do Passat e já contava com cerca de 1.600 empregados. Mas foi em 1980 que Taubaté abriu caminho para uma nova fase no setor automotivo com o início da produção do Gol Geração I com motor 1.3.
Projetado e desenvolvido no Brasil, o Gol foi elaborado levando em conta as condições de uso no País, juntamente com as necessidades e aspirações dos consumidores nacionais, enfatizando a resistência, economia e durabilidade. A primeira versão tinha motor refrigerado a ar e câmbio com quatro marchas. Com carroceria tipo hatch e perfil aerodinâmico, ele era oferecido nas versões S e L, ambas com duas portas porque carros com quatro portas não tinham aceitação no mercado brasileiro na época.
Em 1981, o Gol ganhou um motor mais potente, com 1,6 litro, também refrigerado a ar, o que ajudou a fábrica de Taubaté a atingir em 1982 a marca de 100 mil unidades de produção do modelo. Logo em seguida foram lançadas a primeira versão com motor de quatro cilindros em linha, com refrigeração líquida e câmbio de cinco marchas, e a versão com motor 1,6 litro. Em 1984, chegou ao mercado o primeiro Gol GT, com motorização 1,8 litro.
Reprodução/Foto-RN176 Primeiro Gol GT, com motor de 1,8 litro. Foto: VW / Divulgação
Ao longo dos anos o Gol passou por uma contínua evolução tecnológica que guiou a indústria automotiva nacional e o ajudou a consolidar com um sucesso de vendas. Por exemplo, o Gol GTI, em 1989, foi o primeiro carro brasileiro com injeção eletrônica, com um sistema analógico totalmente desenvolvido no Brasil.
O primeiro marco de 1.000.000 unidades produzidas em Taubaté acontece em 1990. Já, em 1993, a planta recebe investimentos de US$ 200 milhões para modernização e treinamento para a produção do Gol Geração II e se torna a primeira fábrica de automóveis da América do Sul a receber o Certificado Internacional de Qualidade ISO 9002.
Reprodução/Foto-RN176 Fábrica da VW em Taubaté comemora 1 m ilhão de veículos produzidos. Foto: VW / Divulgação
Outra grande inovação chega em 2003 quando é lançado o GOL TotalFlex, primeiro carro com motor flex do Brasil. No ano de 2008 a unidade ganha novo investimento no valor de R$ 600 milhões e instala a nova armação com 308 robôs. Em 2012, ocorre a inauguração do novo e moderno processo de pintura à base d’água, que utiliza 110 robôs para tornar a pintura interna e externa dos veículos 100% automatizada. Ela estabelece novos padrões de tecnologia e proteção ambiental, tornando-se referência na indústria automobilística brasileira, pois tornam o processo produtivo ecológico, permitindo reduções de 30% no consumo de energia e de 20% no consumo de água por veículo produzido, em comparação a um processo de pintura convencional.
Reprodução/Foto-RN176 Lançamento do Gol GTi, o primeiro veículo brasileiro com injeção eletrônica. Foto: VW / Divulgação
Com todos estes investimentos e conquistas, o Volkswagen Gol se tornou o carro mais produzido com 8.532.771* unidades fabricadas no Brasil (8.342.260) e Argentina (190.511), o mais vendido (6.952.153* unidades) e o mais exportado (1.515.305* unidades) para 69 países. Ele é também o veículo nacional que permaneceu por mais tempo como líder de vendas do Brasil: 27 anos consecutivos. [*Até abril de 2020.]
“A fábrica de Taubaté está diretamente ligada à história do Gol. A unidade foi responsável pela fabricação de mais de 5 milhões de unidades do modelo, o que representa mais de 70% do total produzido. Temos muito orgulho de fazer parte desta história de 40 anos e celebramos esta conquista sendo atualmente uma fábrica referência em produtividade no Grupo Volkswagen. São importantes marcos para comemorarmos”, finaliza Vilque Rojas, Plant Manager da Volkswagen do Brasil em Taubaté.
Reprodução/Foto-RN176 Lançamento do Gol Total Flex, primeiro carro nacional a utilizar tecnologia que permite o uso misto de combustível. Foto: VW / Divulgação
Linha do tempo da fábrica VW em Taubaté
- 1973– Início da construção da fábrica de Taubaté.
- 1976– Unidade faz peças estampadas, plásticas, injetadas e de tapeçaria para Fusca e Kombi produzidos em São Bernardo do Campo.
- 1978– Primeiros cinco Passat produzidos no local são liberados para venda.
- 1979– Início da montagem do Passat em série, de forma quase artesanal.
- 1980– Produção do Gol Geração I, com motor 1.3. Veículo inaugura nova fase na indústria automotiva brasileira.
- 1982– Primeiras 100 mil unidades do Gol produzidas.
- 1986– Início da produção do Voyage.
- 1990– Unidade comemora 1.000.000 de veículos produzidos.
- 1993– Fábrica é a primeira montadora da América do Sul a receber o Certificado Internacional de Qualidade ISO 9002. Unidade recebe primeiros robôs, para produzir Gol Geração II.
- 2002– Fábrica recebe certificado de qualidade ambiental ISO 14.001.
- 2008– Novo Gol e Novo Voyage entram em produção. Fábrica recebe investimentos de R$ 600 milhões e instala nova Armação, com 308 robôs.
- 2009– Unidade comemora 5.000.000 de veículos produzidos.
- 2011 – Iniciada a construção da nova Pintura
- 2012– Inauguração da nova Pintura com início da pintura em KTL
- 2014– Inauguração da linha de produção do Volkswagen Up, com investimentos de R$ 1,2 bilhão para a modernização tecnológica da fábrica.
- 2015– Primeiras 100 mil unidades do Up produzidas
- 2016– 40 anos de operações e o marco de 6,5 milhões de veículos produzidos
- 2017 – 200 mil Up produzidos; 1,5 milhão de Voyage e 8 milhões de Gol fabricados pela VWB
- 2018– Fábrica inicia produção do Gol e Voyage com transmissão automática; celebra o marco de 7 milhões de veículos produzidos
- 2019 – Unidade celebra o marco de 300 mil Up produzidos.