ROTANEWS176 E POR BRASIL SEIKYO 16/05/2020 08:01
INCENTIVO DO LÍDER
“Não há felicidade maior para os seres humanos do que recitar o Nam-myoho-renge-kyo” (CEND, v. I, p. 713) Cito essa significativa frase do buda Nichiren Daishonin que tenho como diretriz da minha vida, sempre presente no meu coração, para vencer os desafios diários. E não está sendo diferente neste momento em que estamos há praticamente dois meses em distanciamento social por conta de um inimigo invisível que, de uma forma democrática e sem cerimônia, invadiu nossa vida mudando nossa realidade. Quantos de nós já não oscilamos em nossas emoções, sentimo-nos ansiosos, temerosos, inseguros e tristes. Como então manter o otimismo, a esperança e a coragem?
O presidente Ikeda nos orienta utilizando um incentivo do segundo presidente da Soka Gakkai, Josei Toda: “Transforme qualquer problema em oração e aprofunde sua fé cada vez mais. Sem falta tudo se transformará em grandioso benefício”.
Ikeda sensei complementa:
Por mais inesperada ou inimaginável que seja a adversidade, sob a luz da Lei Mística e da eternidade da vida, tudo é razão para se tornar ainda mais feliz. Não deve lamentar. Não perca a esperança nem a coragem. A chave da transformação do destino é, em primeiro lugar, daimoku; em segundo, daimoku; e em terceiro, também daimoku. Ao recitar daimoku, evidenciará a grandiosa vida do Buda. (BS, ed. 2.189, 20 jul. 2013)
É isso! Recitar Nam-myoho-renge-kyo é o ponto de partida para nossa vitória. É a fonte da coragem que permite sobrepujar, em primeiro lugar, a fraqueza interior e as próprias limitações e manifestar o infinito potencial inerente para avançar, vencer e ser feliz!
Como todos, estou me desafiando diariamente no grandioso “movimento 1, 2, 3”. Orando muito mais daimoku, lendo a Nova Revolução Humana e o conteúdo do BS+, que me proporcionam preciosos incentivos e encorajamentos, e criando a oportunidade de estar em contato com nossos queridos companheiros na rede virtual Soka de incentivos. Dentre vários episódios emocionantes e revigorantes, gostaria de compartilhar um que me tocou profundamente: num telefonema para uma veterana, conselheira de bloco de 75 anos, perguntei como ela estava neste isolamento. Com uma voz vibrante, essa sábia rainha me respondeu: “Eu estou muito bem! Nunca estou sozinha! Todos os dias ao abrir o oratório para fazer meu gongyo e daimokuestou reunida com meu Gohonzon! E depois que encerro minhas orações, eu me reúno com Ikeda senseidurante as minhas leituras do Brasil Seikyo e da Terceira Civilização!”. Que linda!
Essas sinceras palavras, repletas de grande alegria, felicidade e forte convicção, preencheram meu coração de emoção e de encorajamento. Essa é a poderosa força interior que pulsa no coração do ser humano quando ele manifesta a energia vital da Lei Mística e vive na mesma órbita do coração do Mestre.
Que oportunidade que este distanciamento social está nos proporcionando de aprender, rever, refletir, ressignificar diversos aspectos da nossa vida! Estamos todos avançando em nossa revolução humana, mais resilientes, solidários, criativos, compreendendo mais sobre a grandeza e a força da vida do próprio ser humano!
Vamos recitar o Nam-myoho-renge-kyo com uma resoluta fé e inabalável convicção de que tudo pode ser transformado em benefício, superar e vencer com serenidade e alegria em nosso coração. Quem ora, vence!!!
Sempre juntos com Ikeda sensei, finalizo este texto com trecho do seu poema do dia 3 de Maio:
Neste planeta Terra,
há oração das mães invencíveis.
A preciosa terra da esperança de que
a primavera nunca falha em surgir.
Rosa Oikawa
Coordenadora de coordenadoria pela Divisão Feminina