ROTANEWS176 E POR BRASIL SEIKYO 23/05/2020 13h20
CADERNO NOVA REVOLUÇÃO HUMANA
PARTE 6
Observada por Shin’ichi no fundo do salão, a reunião de líderes comemorativa de Kyushu prosseguia com as palavras de decisão dos líderes representantes de regional. Todos manifestavam animadas decisões de adornar o tradicional mês de fevereiro com grande vitória.
Reprodução/Foto-RN176 Desenho de ilustração da Editora Brasil Seikyo – BSGI
A representante da Divisão Feminina, Keiko Narimasu, responsável pela Regional Kumamoto Sul, da província de Kumamoto, manifestou-se alegremente: “Minha regional é centralizada na estação de Kumamoto e abrange uma extensa área do Monte Kimpo, famoso pela obra Kusamakura, de Soseki Natsume, e ao sul chega até o mar Ariake. Todos os dias, a bordo de meu amado veículo Kofu-go percorro animadamente por essa localidade. Nossa regional é formada por pessoas ricas em calor humano. Quando saio para realizar visitas familiares, encontro membros da Divisão Feminina que se manifestam amigavelmente: “Aonde você vai?”; “Passa lá em casa”. No início do ano, tomei a decisão de me levantar na vanguarda do diálogo com cada pessoa e incentivá-la constantemente por meio de orientações individuais. E assim, venho pondo em prática. Minha expectativa é com quantas pessoas conseguirei dialogar neste tradicional mês de fevereiro”.
De repente, Shin’ichi enviou-lhe um brado de encorajamento: “É isso mesmo. Só existe essa forma”. De fato, a consistente orientação individual foi o ponto principal da vitória da atividade de fevereiro de 1952, no Distrito Kamata, a qual se tornou a origem do “tradicional mês de fevereiro” que rompeu as barreiras rumo à concretização do grande empreen-
dimento da vida do venerado mestre, Josei Toda, de atingir 750 mil novas famílias.
Na época, Shin’ichi percorreu o maior núcleo organizacional, de unidade, encorajando cada membro. Para as pessoas que diziam não saber como realizar shakubuku, ele se envolvia pessoalmente nos diálogos budistas junto com elas.
Entre os membros, havia mulheres que trabalhavam para criar vários filhos, pois o marido se encontrava acamado; membros da Divisão Sênior desempregados; e
industriais que, sem conseguir cumprir suas obrigações financeiras, já desistiam de tudo, dizendo com o rosto pálido: “É o fim”. Todos estavam envoltos por dificuldades e sofrimentos. Shin’ichi ouvia atentamente essas pessoas. Muitas vezes, com olhos marejados, ele declarava fortemente:
— Por isso mesmo, devem se levantar com a fé. É uma grande oportunidade de sentir o verdadeiro poder do Gohonzon. A batalha é pela transformação do destino!
Parte 62
Os companheiros do Distrito Kamata, que foram incentivados por Shin’ichi, empenharam-se na Campanha de Fevereiro com o sentimento de um guerreiro com a força equivalente a mil vezes. Eles abraçavam problemas tão sérios que não havia saída. Porém, levantaram-se na missão pelo kosen-rufu com a disposição de “Vou vencer por meio da fé. Jamais serei derrotado!”.
As pessoas que enfrentam sofrimentos se levantam resolutamente com o aspecto autêntico de quem está sofrendo. Quando promovem o kosen-rufu, incentivando os companheiros, nasce a verdadeira empatia. Então, surgem a mais elevada coragem e a máxima força em todas elas. Essa é imagem real do bodisatva da terra.
O resultado dessa luta [do Distrito Kamata] foi a realização de 201 conversões num único mês em um distrito, algo sem precedentes na época. E mais importante, os membros que promoveram corajosamente essa Campanha de Fevereiro acumularam experiências pessoais de benefícios e comprovaram solenemente a verdade da superação de problemas e sofrimentos, fazendo arder as chamas da alegria e da convicção.
Por maiores que sejam os sofrimentos que a pessoa esteja vivendo, quando se fala sobre o budismo com coragem, incentivando e desejando a felicidade do amigo, a vida do bodisatva da terra intrínseca começa a palpitar rompendo os próprios problemas e abrindo sua extraordinária condição de vida.
A Soka Gakkai é o mundo do encorajamento. O encorajamento é a expressão da compaixão, e o budismo existe em meio a essa ação. O kosen-rufu é o sagrado empreendimento para expandir os laços de encorajamento na comunidade e no mundo.
Ao ouvir as palavras de decisão da Sra. Narimasu, Shin’ichi se lembrava com saudades do diálogo que mantivera com os líderes representantes em sua visita a Kumamoto, dois anos antes, em maio de 1977. Ele não se esquecia do aspecto de profunda gratidão manifestado por Narimasu dizendo “Como minha sogra cuida bem das minhas filhas de 4 e de 2 anos, isso me ajuda muito”. A responsável pela Divisão Feminina da Regional Mashiki relatou o aspecto feliz dos seus membros que se empenhavam com orgulho na ocasião em que Shin’ichi visitou sua regional. A responsável pela Divisão Feminina da Regional Aso expressou sua decisão de tornar Aso num jardim de felicidade, fazendo florescer nesse local os lírios-do-vale.
Shin’ichi orava diariamente para que os membros de Kumamoto, sem exceção, vivessem com toda a força e fizessem desabrochar as flores da vitória na vida.
O personagem do presidente Ikeda no romance é Shin’ichi Yamamoto, e seu pseudônimo, como autor, é Ho Goku.