ROTANEWS176 E POR BRASIL SEIKYO 06/06/2020 07:15
CADERNOS DAS DIVISÕES
Uma geração que impulsiona a mudança rumo a 2030, começando com quem eu sou e onde estou
Estamos todos… conectados
Nos últimos meses, jovens — de todas as idades — estão se adaptando a novas formas de trabalho, estudo, relacionamento, utilizando ferramentas on-line e mídias digitais para diversas tarefas do cotidiano. Essa parece ser uma tendência que veio para ficar!
Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) de 2017 mostram que dois terços da população do país (69,8%) possuem conexão com a internet. E apesar de ainda se observar uma grande desigualdade de norte a sul do Brasil, somos 126,3 milhões de usuários conectados virtualmente! (Fonte: https://agenciadenoticias.ibge.gov.br/agencia-sala-de-imprensa/2013-agencia-de-noticias/releases/23445-pnad-continua-tic-2017-internet-chega-a-tres-em-cada-quatro-domicilios-do-pais)
Já parou para pensar em quantas redes sociais você está conectado? Em quantos grupos está inserido? Refletiu, também, sobre a finalidade de cada um deles? E, por último, percebeu quanto algumas conexões vêm perdendo a popularidade ao longo do tempo?
Hoje, por exemplo, não acessamos mais sites e serviços como Orkut, MSN, Fotolog e Tumblr. Entretanto, estão em alta ferramentas como WhatsApp, Facebook, Instagram e tantas outras que nos influenciam o tempo todo com novos conteúdos, o que pouco a pouco vão moldando nossos pensamentos e comportamentos.
Inevitavelmente, nossos relacionamentos, off-line e on-line, se baseiam em interesses e objetivos comuns. O movimento Seigan Generation da Divisão dos Jovens da BSGI é um claro exemplo de como é possível conectar as pessoas em prol de um mesmo ideal. No nosso caso, uma imensa diversidade de membros e convidados — incluindo nossas rainhas da felicidade e nossos pilares de ouro colaborando com suas experiências e seu apoio — está engajada na promoção de atividades inovadoras e de encontros valorosos, com o intuito de fortalecer cada jovem e despertá-lo para seu potencial ilimitado.
Estamos todos… preocupados com o futuro
Os acadêmicos e a sociedade civil se concentram nas questões que envolvem o futuro da humanidade, centradas em um caminho mais sustentável e resiliente.
O ano de 2030 é esperado pelo mundo inteiro como o momento em que a humanidade evoluiu a ponto de não deixar ninguém para trás. A Organização das Nações Unidas (ONU) utiliza esse ano como ponto de chegada para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), que consistem em dezessete objetivos — um conjunto de ações para acabar com a pobreza, para promover a prosperidade e o bem-estar para todos, proteger o meio ambiente e para enfrentar as mudanças climáticas.
Anualmente (no dia 26 de janeiro), o presidente Daisaku Ikeda redige uma proposta de paz e a encaminha à ONU. Neste ano, com o título Rumo ao Futuro Compartilhado: Construindo uma Era de Solidariedade Humana, ele ressalta que “A base do pensamento de Makiguchi era a consciência de que este mundo é, acima de tudo, um local de vidas compartilhadas” (Terceira Civilização, ed. 621, maio 2020). Em 2030, também celebraremos o 100º aniversário da Soka Gakkai. E, para construirmos um 2030 muito melhor que o presente, com foco na dignidade da vida e na felicidade da humanidade, sabemos aonde queremos chegar: na concretização dos vinte objetivos da Agenda 20>30 da Divisão dos Jovens da BSGI.
Com o sentimento de contribuir positivamente para a geração atual de jovens brasileiros e conectá-los aos ideais que aprendemos a partir da prática do budismo e das orientações de Ikeda sensei, surgiu a rede Eu Sou a Geração 2030 — uma plataforma para conectar nossos atuais e futuros amigos nesta grande onda de mudança visando um mundo melhor.
Somos todos… geração 2030
Eu Sou a Geração 2030 é uma rede formada por jovens brasileiros que, com o melhor de sua capacidade, assumem o compromisso de transformar a realidade do país e do mundo a partir de sua ação proativa.
Você já ouviu isso antes? Pois é! A rede Eu Sou a Geração 2030 é uma plataforma que apresenta os propósitos da nossa organização e da Divisão dos Jovens com uma linguagem simples, para que seus amigos compreendam mais sobre esse grande movimento do qual você faz parte!
E por que engajar seus amigos nessa rede?
Porque assim como a grande maioria dos jovens no Brasil, nossos amigos enfrentam diversos desafios e, por inúmeras vezes, se sentem inseguros em relação à realidade atual, ao futuro, à própria felicidade. Mas, cada um de nós, como membros da BSGI, temos acesso aos ensinamentos do Budismo Nichiren, às orientações de Ikeda sensei e a uma prática transformadora com a recitação do Nam-myoho-renge-kyo, ou seja, conhecemos um caminho seguro para eliminar as angústias de um coração jovem e viver uma juventude de grande significado.
Como jovens da geração seigan, compreendemos que nossa felicidade está diretamente relacionada à felicidade das demais pessoas, incluindo nossos amigos. Por isso, não podemos ficar parados diante de uma realidade cada vez mais desafiadora.
Uma observação importante: quem já é associado da BSGI não precisa se cadastrar! Você já faz parte da rede Eu Sou a Geração 2030.
Ao ler esta matéria, com certeza você pensa nos amigos que gostariam de fazer parte de tudo isso! Basta seguir este passo a passo:
- Baixe o aplicativo SeiganApp ou acesse o site www.geracao2030.org.br.
- Clique no botão “Enviar convite”.
- Você precisará logar na Extranet para se identificar.
- Insira o nome e o e-mail do seu convidado e clique em “Enviar.
- Seu amigo receberá um e-mail da rede! Basta só confirmar o cadastro que ele já constará na lista de convidados do seu distrito.
- Por esse cadastro, os convidados receberão um conteúdo exclusivo por e-mail, com mais detalhes sobre a nossa organização e o nosso movimento.
Somos todos… 100 mil jovens
No capítulo “Vitória”, do volume 5, da obra Nova Revolução Humana, Ikeda sensei narra diversos fragmentos da história do ano de 1961, entre eles a realização da convenção em que se reuniram 100 mil representantes da Divisão Masculina de Jovens (DMJ) e 85 mil representantes da Divisão Feminina de Jovens (DFJ), com sua trajetória até aquele momento.
O desejo de unir 100 mil jovens surgiu do sonho expresso pelo segundo presidente da Soka Gakkai, Josei Toda, no ensaio intitulado Jovens, Sejam Patriotas!. Ele afirmava que “seria possível construir uma sólida base para uma nova era” quando conseguissem reunir 100 mil jovens (Nova Revolução Humana, v. 5, p. 136).
Diante das circunstâncias atuais no contexto da pandemia, em que as pessoas estão desencorajadas e sem esperança, vamos repetir a história protagonizada pelo discípulo de envolver 100 mil jovens brasileiros na rede #EuSouaGeração2030 até 18 de novembro de 2020! Vamos construir efetivamente a geração de jovens discípulos que herdará o legado do Mestre da concretização do kosen-rufu, ou seja, de um mundo de paz e de humanismo para todas as pessoas.
Somos todos… encorajados por Ikeda sensei
Junho chegou e, com o incentivo do presidente Ikeda, podemos renovar nossa disposição e decisão de nos empenhar neste grandioso movimento.
Quinta-feira, 1º de junho. Chuva.
Junho se inicia envolto em brisas fragrantes.
- Cuidar da minha saúde.
- Estudar intensamente.
- Viver de maneira produtiva.
Ansioso por um mês de progresso e de realizações com base na fé. Avançarei confiante na vanguarda da justiça e do bem supremo.
Que maravilha! Que gratificante!1
Nota:
- IKEDA, Daisaku.Diário da Juventude: A Jornada de um Homem Dedicado a um Nobre Ideal. São Paulo: Editora Brasil Seikyo, 2015. p. 36.