ROTANEWS176 E POR BRASIL SEIKYO 20/06/2020 16:30
DMJ INTRÉPIDO ESPÍRITO DE LUTA
Mesmo em meio aos desafios, jamais desista
Fala, pessoal!
Parabéns pelo encontro dos “jovens protagonistas” no qual é celebrado os 69 anos de fundação da Divisão Masculina de Jovens (DMJ)! Neste momento, em que a humanidade está enfrentando os desafios provocados pela pandemia, reunir virtualmente e dialogar trocando incentivos é muito legal! Então, vamos lá!
O Budismo de Nichiren Daishonin é um ensinamento que nos permite evidenciar nosso potencial e, além disso, enxergar o potencial em todas as pessoas. Assim, a DMJ é composta por uma pluralidade de pessoas incrível. Com base nisso, o tema do encontro é “Seja Você Mesmo e Brilhe!”. Para iniciar, vamos refletir um pouco:
Você reconhece os pontos que brilham em sua própria vida?
Descubra o seu brilho!
À nossa volta, observamos que cada pessoa possui um perfil muito diferente: fisionomia, modo de pensar, forma de sentir, maneira de agir. Inclusive, nós também possuímos características únicas. O conjunto dessas características representa nossa individualidade.
Todos nós temos qualidades e defeitos. Apesar disso, pode acontecer de as pessoas ao redor apontarem apenas nossos aspectos negativos. Muitas vezes, nós mesmos acabamos nos criticando excessivamente. Em meio a tudo isso, esquecemos de observar nossas qualidades. Porém, a prática da fé nos possibilita manifestar sabedoria ilimitada para visualizar claramente nossas qualidades e evidenciá-las ao máximo.
Nosso mestre, presidente Ikeda, nos incentiva dizendo que a “individualidade é um tesouro inigualável”1 e cada um de nós possuí “uma missão que somente nós podemos realizar”.2 Além disso, ele comenta: “Viver significa expressar e desenvolver essa individualidade ao máximo — em outras palavras, é a autorrealização. Na SGI, denominamos isso de ‘revolução humana’”.3 Com a recitação do daimoku, podemos polir nossa individualidade e fazer “brilhar” o que possuímos de melhor, fiel à nossa essência.
Individualidade versus individualismo
Às vezes, confundem-se os conceitos de individualidade e de individualismo. Conforme mencionamos antes, podemos dizer que a individualidade é o conjunto características únicas de cada um, positivas ou negativas. Por outro lado, o individualismo é manifestado quando as pessoas (incluindo nós mesmos) vivem exclusivamente para si, com pouca ou nenhuma solidariedade. A filosofia budista difundida pela SGI visa o convívio harmonioso entre as pessoas, respeitando a individualidade e a dignidade da vida de cada um.
Ikeda sensei ressalta que o comportamento como ser humano deve estar baseado no espírito de prezar qualquer vida. Esse espírito é representado pelo bodisatva Jamais Desprezar, o qual possui a essência de reverenciar todas as pessoas com a crença absoluta de que tanto ele como os demais possuem igualmente a natureza do buda.4 Portanto, conduzir uma vida baseada no Budismo Nichiren é um exercício contínuo de evidenciar nossas qualidades e, ao mesmo tempo, procurar enxergar e respeitar o “brilho” que as outras pessoas possuem.
“Qual é a maneira correta de se viver? A que deveria dedicar a minha vida?”
Aos 19 anos, nosso mestre passava por inúmeras incertezas devido a problemas de saúde e as consequências de viver em país assolado pela guerra. Diante desse cenário fez esses questionamentos ao segundo presidente da Soka Gakkai, Josei Toda, ansiando um propósito correto para a vida. Baseado na relação de mestre e discípulo, Ikeda sensei vive de forma vitoriosa e a dedica à felicidade de todas as pessoas. Com o exemplo do Mestre, aprendemos a manifestar o sincero sentimento de “prezar cada pessoa” e enxergar o grandioso potencial que cada uma possui.
Seja você mesmo, mantenha-se fiel ao seu juramento prezando cada pessoa!
Como discípulos Ikeda, vamos avançar, fazendo brilhar nosso aspecto de vitória com o espírito de “jamais ser derrotado”! Assim, vamos conquistar nossos sonhos e inspirar os demais a viver de forma positiva e feliz! Nosso mestre diz:
Não precisamos nos comparar com os outros. Devemos simplesmente viver de forma que sejamos verdadeiros com nós mesmos, sempre embasados na fé no Gohonzon. (…) A Lei Mística nos permite evidenciar o máximo do nosso potencial. E quando isso acontece, vamos a qualquer lugar e encaramos qualquer desafio com um profundo senso de confiança.5
É isso, pessoal! Somos os jovens protagonistas de nossa localidade. Vivendo o juramento seigan de lutar junto com o Mestre em prol do kosen-rufu, naturalmente nossa vida avançará na direção da vitória total!
Juramento sincero
Em janeiro de 2020, participei de um treinamento nas terras do Mestre. Aprendi que viver por um juramento sincero e de valor é a forma mais significativa de um jovem conduzir sua vida. Tudo o que preciso para vencer eu encontro na Nova Revolução Humana e na prática da fé. Estou me esforçando ao máximo para me tornar um jovem feliz e de grande valor para a sociedade, a fim de retribuir minha gratidão ao Mestre.
Wanmiro da Silva Júnior, responsável pela DMJ Sub.Madureira, CGERJ
Notas:
- Juventude — Sonhos e Esperanças, v. 2, p. 26.
- Dedico aos Jovens de Juramento, p. 210.
- Juventude — Sonhos e Esperanças,v. 1, p. 129 e 131.
- Felicidade,p. 100.
- Acreditar no Infinito Potencial da Própria Vida. In: Brasil Seikyo, ed. 2.373, 27 maio 2017, p. E4.
Saiba mais:
Encontro Decisivo para a Vida Inteira. In: Brasil Seikyo, ed. 2.403, 27 jan. 2018, p. B2.