Como sono desregulado pode interferir na sua vida sexual

ROTANEWS176 E POR ISTOÉ 16/07/20 10h25

Reprodução/Foto-RN176

Já imaginou como o sono desregulado pode interferir na vida sexual de uma pessoa? Dormir bem é essencial para manter a saúde e bem-estar de qualquer, inclusive na vida sexual. O descanso desempenha o importante papel de reparar o corpo e a mente e a privação desse repouso pode se tornar uma grande dor de cabeça para o casal.

Como o sono desregulado pode interferir na vida sexual do homem?

Nos homens, a falta do sono causa uma queda na produção da testosterona, já que é durante o repouso que o organismo regula os níveis desse hormônio no corpo. Uma pesquisa realizada pela Universidade de Chicago revela que a diminuição do hormônio pode ser de até 15% para quem dorme menos de 5 horas por dia.

Leia mais

Até que horas posso consumir energéticos sem prejudicar o sono?
Porque eu sempre sinto sono depois do almoço?
Dicas para melhorar a qualidade do seu sono

Como o sono desregulado pode interferir na vida sexual da mulher?

Já para as mulheres, as poucas horas de sono afetam diretamente a disposição para o sexo. A má qualidade do repouso causa, além do cansaço, maior estresse. “Por causa da diferença de produção hormonal o público feminino necessita de mais horas dormidas para manter a saúde física e mental. O estresse libera cortisol e adrenalina o que dificulta relaxar na hora de se relacionar”, explica Renata Federighi, Consultora do Sono da Duoflex.

Segundo a consultora, algumas práticas ajudam a melhorar a qualidade do sono. “A postura é muito importante durante o repouso. Usar um travesseiro e um colchão que ofereçam conforto, que sejam adequados para o seu biótipo e alinhem completamente sua coluna na postura escolhida para dormir trará um descanso mais profundo e reparador, para homens e mulheres”, recomenda.

Playvolume00:00/00:44TruvidfullScreen

+ Sono + Sexo

Porém, uma boa notícia é que o sexo também ajuda a dormir melhor. Um estudo realizado na Universidade Central Queensland, Austrália, revela que 64% dos participantes relataram ter uma noite de sono melhor após fazerem sexo.

“Apesar do processo de relaxamento do corpo feminino e masculino serem diferentes, o sexo auxilia na hora do repouso de ambos. Nas mulheres, se eleva os níveis de estrogênio, melhorando o REM, estágio mais profundo e restaurador do sono. Para os homens são liberados a prolactina, associada à qualidade do descanso, tornando a noite mais revigorante”, completa a consultora da Duoflex.

“A relação do sono com o sexo é muito próxima, manter os dois juntos trará uma vida sexual de qualidade para o casal”, finaliza Renata.