Mitos e verdades sobre o peixe betta

ROTANEWS176 E POR CANAL DO PET  24/09/2020 11:16                                                                                      Por Paola Churchill

Quase todo mundo já teve um peixe betta na vida, mas você sabe mesmo cuidar dele? Especialista dá todas as dicas

Betta splendens é o nome científico do peixe Betta, este peixinho de escamas de cores vibrantes e grandes barbatanas. Há mais de 60 espécies de Betta e eles encantam de crianças a adultos fãs de aquarismo.

Reprodução/Foto-RN176 Conheça os mitos e verdades do peixe betta – Reprodução/Shutterstock

Mas você sabe como cuidar de um peixe Betta em casa? Para esclarecer o que é verdade ou mito sobre esse bichinhos, o biólogo responsável pelo treinamento do setor de aquarismo da Cobasi, Tiago Calil, vai te ajudar.

Os Bettas são fáceis de cuidar?

Verdade: O biólogo explica que é relativamente fácil cuidar de um peixe dessa espécie. “O Betta possui como característica o labirinto, órgão que possibilita o animal capturar oxigênio atmosférico na superfície da água. Essa forma específica de respiração fez com que o animal se popularizasse mundialmente, sendo criado através das beteiras (pequenos aquários sem equipamentos)”, comenta Calil.

Mas as beteiras são os melhores locais para criar o peixe Betta?

Mito: durante anos, os pequenos aquários sem equipamento usados para manter o Betta, as famosas beteiras, eram consideradas ideais para os peixinhos, mas esse não é o ambiente ideal.

“No meu ponto de vista, as beteiras estão ultrapassadas. É nítido que a espécie ganha qualidade de vida quando disponibilizamos espaço para natação e enriquecimento ambiental”, fala o biolólogo.

Portanto, vale investir em um aquário adequade e com alguns equipamentos. “O aquário precisa estar equipado com um filtro, munido de termostato e iluminação. A dimensão do mesmo é relativa, mas um aquário em torno de 25 litros é um bom tamanho para abrigar um indivíduo”, detalha Calil.