Sorria para vencer

ROTANEWS176 E POR JORNAL BRASIL SEIKYO 10/10/2020 11:02

INCENTIVO DO LIDER

Reprodução/Foto-RN176 Editora Brasil Seikyo – BSGI

Emoção, gratidão, renovada decisão, juramento seigan! Quantos sentimentos maravilhosos surgem com mais força em nossa vida neste mês em que comemoramos o Dia da Paz Mundial e o Dia da BSGI.

Para concretizar o legado do seu mestre, Josei Toda, o jovem Daisaku Ikeda, então com 32 anos, realizou sua primeira viagem ao exterior. Ele estava com a saúde extremamente fragilizada, porém, determinado a cumprir sua nobre missão, conforme podemos relembrar neste trecho do poema A Longa e Distante Correnteza do Amazonas:

No ano de minha posse como

terceiro presidente,

Acalentando no meu íntimo as orientações

do venerado Mestre,

Lancei-me na caminhada do

kosen-rufu mundial,

E cravei meu passo no solo de São Paulo.

O meu corpo estava desgastado e febril,

Talvez, pela longa viagem pelo estrangeiro.

Houve vozes aconselhando-me

A deixar a visita para uma outra ocasião.

E no capítulo “Raios Benevolentes”, volume 1, da Nova Revolução Humana:

Contudo, eu irei. Existem companheiros que estão me aguardando. Jamais cancelaria a viagem sabendo que eles estão me esperando. (…) Houve alguma vez em que o presidente Toda recuou em meio a uma luta?! Eu sou discípulo do presidente Toda! Eu vou. Vou sem falta, custe o que custar! Se tiver de tombar, então tombarei em combate! Que desventura pode haver nisso? (p. 216)

A determinação que sempre pulsou na vida de Ikeda sensei é tão grandiosa que ultrapassou barreiras e fronteiras. Em meu coração, tenho a certeza de que, se não fosse a decisão de “Contudo, eu irei”, nós não estaríamos praticando este maravilhoso budismo com a mesma convicção, nem seríamos tão felizes como somos hoje. Por isso, acredito que a melhor forma de corresponder ao grandioso coração do Mestre de não poupar a própria vida é nos levantarmos e nos dedicarmos em prol da felicidade de todos os brasileiros.

Existe uma famosa frase de Nichiren Daishonin que o presidente Ikeda vem enfatizando nos últimos anos: “O meio maravilhoso verdadeiramente capaz de impedir os obstáculos físicos e espirituais dos seres humanos não é outro senão o Nam-myoho-renge-kyo” (CEND, v. II, p. 103).

Especialmente neste momento que vivemos, a grandiosa filosofia da esperança e da coragem é fundamental para darmos passos firmes rumo ao futuro; e cabe a nós — que recitamos a Lei Mística e possuímos um mestre da vida que nos incentiva diariamente — vivermos com a disposição capaz de transformar todo o veneno em remédio, conquistando vitórias pessoais e na organização, atuando com alegria e união harmoniosa.

Na maravilhosa e significativa mensagem que recebemos do Ikeda sensei alusiva aos 60 anos da BSGI [veja nesta edição] consta:

Visando, primeiro, os setenta anos da BSGI, vamos recitar um vibrante daimoku diariamente para estimular até mesmo o estado de buda dos amigos ao redor e expandir a rede de solidariedade da paz e da felicidade!

Hasteando altivamente a bandeira do estabelecimento da paz nesta terra e no mundo, registremos juntos uma nova história de vitórias da revolução humana e do juramento seigan pelo kosen-rufu!

A vitória dos senhores é a minha própria vitória. A felicidade dos senhores é a minha própria felicidade. Por mais que estejamos fisicamente distantes, por vivermos pelo kosen-rufu em torno do Gohonzon, nosso coração está sempre próximo e fortemente conectado.

Vamos juntos estabelecer a vitória da rede de solidariedade das 100 mil mulheres e jovens rumo ao próximo 18 de novembro!

Desejando muita saúde e forte disposição a todos.

Meiry Hirano

Coordenadora da Divisão Feminina da BSGI