ROTANEWS176 E POR JORNAL BRASIL SEIKYO 24/10/2020 04:25
EDITORIAL
Se a gente lhe disser que o futuro é logo ali, a interpretação de quão distante ele está ficará por sua conta.
Reprodução/Foto-RN176 Foto do nome Editorial do Brasil Seikyo – BSGI
Imagine esta cena: uma família se prepara para o jantar. A avó coloca uma pizza desidratada no forno, dá um comando de voz para ligá-lo e ela fica pronta e apetitosa em questão de segundos. As crianças estão brincando com os óculos de realidade virtual e o pai recebe uma videochamada, coisa do trabalho. Ele segue para a sala, prefere atender à ligação do seu colega na TV de tela plana e autoriza que uma transação ilegal seja feita pelo seu cartão. É então demitido via fac-símile.
Esse quadro, que poderia ser facilmente vivido hoje se não fosse pelo fac-símile, é uma passagem da história da família Mcfly, no clássico De Volta para o Futuro 2, de 1989. Há 31 anos, os envolvidos com o filme fizeram um intenso trabalho de pesquisa, e projetaram esse futuro. Não sabemos se realmente a vida imita a arte, mas ele se tornou realidade.
Ikeda sensei também projeta o amanhã, em especial, o tão aguardado 2030, há muito tempo. Em 2001, quase duas décadas atrás, ele nos sugeriu:
Como atingimos agora nosso importante objetivo do dia 3 de maio de 2001, gostaria de propor que no dia de hoje — se todos concordarem — embarcássemos rumo à nova meta de 3 de maio de 2030, o centenário de fundação da Soka Gakkai. (Brasil Seikyo, ed. 1.619, 8 set. 2001, p. A3)
Na época, tínhamos praticamente 30 anos pela frente, e isso poderia parecer muito distante. Agora, estamos a dez anos dessa marca. Brasil Seikyo traz, nesta edição, última matéria do especial comemorativo dos sessenta anos da BSGI, com as perspectivas para essa década dourada.
Embarque nessa! O futuro é logo ali.
Ótima leitura!