É o “Ano da Esperança e da Vitória”

ROTANEWS176 E POR JORNAL BRASIL SEIKYO 16/01/2021 10:17

NOTÍCA

Reprodução/Foto-RN176 Miguel Shiratori, presidente da BSGI ­– BSGI – Editora Brasil Seikyo – BSGI    

Em atividade virtual inédita, BSGI comemora a chegada de 2021 com encontro familiar e celebra os 93 anos do presidente Ikeda, dando a partida para um novo avanço da organização

REDAÇÃO

Para os membros da BSGI, o primeiro dia de 2021 começou com a inédita realização do Encontro Familiar virtual (exibido pelo YouTube) de partida para as atividades deste que é o “Ano da Esperança e da Vitória”, na Soka Gakkai, além da comemoração dos 93 anos de vida do presidente Ikeda, celebrado em 2 de janeiro, num significativo encontro com o Mestre.

Na Sala Mestre e Discípulo (Shitei), localizada nas dependências do Centro Cultural Dr. Daisaku Ikeda (CCDI), em São Paulo, líderes das divisões e da BSGI acompanharam a reunião presencialmente e participaram da programação — obedecendo aos protocolos de higiene e de segurança estipulados pelos órgãos de saúde devido à pandemia do coronavírus — enquanto líderes de diferentes localidades acompanharam a transmissão numa sala virtual.

O encontro foi marcado pela exibição de relatos de vitórias e de decisão de representantes da Divisão dos Estudantes e da Divisão dos Universitários de diferentes localidades do país, e pela retrospectiva das atividades da BSGI em 2020. Os integrantes das bandas Taiyo Ongakutai, da Divisão Masculina de Jovens, Asas da Paz Kotekitai, e do grupo Taiga, ambos da Divisão Feminina de Jovens, se juntaram numa apresentação contagiante que rendeu elogios entre os participantes.

Do outro lado das telas dos computadores e dos aparelhos celulares, os membros podiam compartilhar fotos da celebração da passagem de ano em família e, pelo chat, trocavam incentivos e felicitações.

A Mensagem de Ano-Novo do presidente Ikeda, lida por membros da Divisão dos Jovens, foi abrilhantada com a apresentação do poema Esperança, Tesouro da Vida, de sua autoria, publicado no dia 1º:1 “Quem tem esperança é feliz / A esperança é uma joia”, consta num trecho.

Em suas palavras, proferidas diretamente do CCDI, a coordenadora da Divisão Feminina da BSGI, Meiry Hirano, enfatizou a importância de cultivar um coração forte e enalteceu a convicção de Ikeda sensei em prol do kosen-rufu: “Nosso mestre vem nos ensinando e demonstrando o que é ter o coração do rei leão. Vamos manifestar esse coração, apoiar os nossos brilhantes jovens sucessores e acumularmos juntos o tesouro do coração com espírito jovem e vibrante; conquistar o maravilhoso progresso em nossa revolução humana e inspirar os demais. Em união harmoniosa, recitando muito mais daimoku, vamos assegurar a vitória dos próximos dez anos, vencendo nesse primeiro e significativo ano. Vamos viver e celebrar o dia de hoje cientes de que temos uma missão de luta conjunta com o Mestre, em prol do kosen-rufu do Brasil e do mundo”.

O presidente da BSGI, Miguel Shiratori, relembrou com emoção o significado da Sala Mestre e Discípulo, do CCDI, e enalteceu os esforços do presidente Ikeda com relação aos membros brasileiros. Ele também disse: “Nesse momento, estamos assinalando a partida do ano novo, revestida de muitos significados, rumo ao centenário da Soka Gakkai, em 2030”.

E incentivou: “Elevando a bandeira da esperança no nosso coração, vamos compartilhar essa maravilhosa filosofia de vida com todos aqueles que estão ao nosso redor, conscientes de que a felicidade é um direito de todos. Por fim, reitero minhas felicitações por estarem fazendo parte desse momento histórico do nosso encontro com Ikeda sensei e pela solidariedade em prol da expansão de seus ideais pela paz. Vamos, a partir da nossa revolução humana, mudar o destino do nosso país e contribuir para a transformação de toda a humanidade”.

O documentário em vídeo sobre a vida e a obra do presidente Ikeda, retratando a trajetória do líder da SGI em prol do movimento humanístico Soka, seguido da apresentação de uma versão em português da canção Be Brave, interpretada em vídeo pelo Coral Esperança do Mundo e pelos integrantes da DE, emocionou os participantes ao final da atividade.