ROTANEWS176 E POR JORNAL BRASIL SEIKYO 16/01/2021 10:40
INCENTIVO DO LÍDER
Reprodução/Foto-RN176 Foto de ilustração Editora Brasil Seikyo – BSGI
Em 2021, iniciamos uma nova década, período crucial para a consolidação e perpetuação do kosen-rufu por toda a eternidade. Ao mesmo tempo em que temos novo ano e nova década, é um momento favorável para renovar nossa decisão e objetivos para conquistar um avanço, desafio e vitória ainda mais primorosos. O importante não é só projetar nossos objetivos para este ano (curto prazo), mas para os próximos cinco e dez anos.
Nosso mestre, presidente Ikeda, citou em artigo o início do reino de Alexandre, o Grande, após a morte do pai dele, em 336 a.E.C., com pouco mais de 20 anos.
Nos “primeiros cem dias” de seu reinado, combateu todas as forças de oposição e conquistou a confiança do seu povo. Dizem que é dele a afirmação de que a chave da confiança está em “não deixar para amanhã aquilo que tem de ser feito hoje”. Até encerrar sua breve, porém grandiosa, existência de 32 anos, ele jamais parou de avançar. Em pouco mais de dez anos, expandiu e edificou um grandioso império, registrando seu nome na história. O jovem imperador Alexandre viveu verdadeiramente uma existência marcada pela rapidez em suas ações e pela forte determinação de vencer a todo o custo. (Brasil Seikyo, ed. 1.791, 16 abr. 2005 p. A2)
Dentre as principais virtudes de Alexandre para estabelecer esse grandioso avanço em seu reino na Macedônia antiga, uma delas foi a rapidez nas ações. “Agir com a velocidade de um raio” era como reagia o presidente Ikeda em sua juventude quando recebia um direcionamento do seu mestre, Josei Toda. Da mesma forma, devemos nos inspirar para reagir diante das oportunidades e dos desafios em nossa vida, assim como Alexandre, de “não deixar para amanhã aquilo que tem de ser feito hoje”.
Outra virtude de Alexandre foi o planejamento em ter objetivos claros e uma meta de avanço, como avançar nos “primeiros cem dias” após a sua posse. Definir objetivos claros e ter a coragem e o dinamismo no avanço são fundamentais para estabelecer um ritmo de vitória. Depois desse dinâmico início, Alexandre avançou cada vez mais e eternizou seu nome na história. O começo do ano, com objetivos e decisão renovados, é uma grande chance de vencermos com base na prática da fé nesses “primeiros cem dias” e fazer a causa para a vitória de todo ano de 2021.
Na Nova Revolução Humana, capítulo “Luz do Sol”, Ikeda sensei nos incentiva:
O segredo para vencer em qualquer empreendimento é vencer, em primeiro lugar, a si mesmo. A maneira como vemos nossos obstáculos depende de nossa condição de vida interna. Devemos vencer: a covardia, a tendência de desistir, a preguiça. Quando vencemos nossas próprias limitações, conseguimos avançar a passos largos em nossa vida e irradiar o magnífico brilho da vitória. (NRH, v. 19, p. 152)
Neste início de ano, neste momento, é a oportunidade de vencer a nós mesmos e realizar nossa revolução humana, sendo o sol da esperança na vida das pessoas.
Um brilhante “Ano da Esperança e da Vitória” a todos!
Fernando Eidi Otsubo
Vice-coordenador da DMJ da BSGI