ROTANEWS176 E POR SOCIENTIFICA 23/01/2021 15:40 Por Damares Alves
Reprodução/Foto-RN176 Mohan Nannapaneni no Pexels
Os caninos definitivamente adoram ossos e sempre que possível eles irão gastar horas a fio tentando acessar a medula dentro do osso. Já explicamos aqui o por quê disso. Mas você já se perguntou por que os cães enterram ossos?
Um cachorro certamente ficará muito feliz em ganhar um osso, se ele amar muito o presente, é bem possível que o enterre. Este comportamento está relacionado aos ancestrais dos cães domésticos, incluindo cães selvagens e o lobo cinzento, que viviam em uma dieta a base de “fartura ou fome”.
Mas afinal, por que eles fazem isso?
Os canídeos selvagens levavam e levam até hoje uma vida difícil. Embora precisem de carne todos os dias, estes animais nem sempre a encontravam. Portanto, quando conseguiam alimentos eles festejavam e se empanturravam, pois provavelmente não teriam outra refeição por alguns dias.
A escassez e a incerteza do dia seguinte também significava que os canídeos não podiam desperdiçar o alimento que não lhes cabia na barriga, por isso eles enterravam. Enterrar o alimento pode não fazer muito sentido para nós, mas isso mantém a comida longe do sol, da sujeira e de outros carnívoros que poderiam roubá-la. Os lobos modernos ainda fazem isso na natureza, como mostra um estudo publicado na revista Ethology.
Reprodução/Foto-RN176 Osterhagen por Pixabay
“A razão pela qual um cachorro enterra algo é guardá-lo para mais tarde”, disse Teoti Anderson, treinador profissional de cães e consultor de comportamento animal, ao Live Science. “Quando você não sabe quando encontrará sua próxima refeição, faz sentido esconder as sobras.”
Os cães esquecem onde enterram os ossos?
Obviamente, o seu cãozinho tem alimento todos os dias e não precisa guardar comida para um dia de fome, mas acontece que este é um comportamento instintivo e que ele não pode controlar. Se houver alimento de sobra, ele tem grandes chances de enterrar algo.
Como os cães não esquecem onde guardam os ossos? Bem, cientistas já encontraram uma resposta para esta pergunta. Um estudo publicado na revista Applied Animal Behavior Science mostrou que os cães não tem qualquer dificuldade em encontrar os ossos ou objetos que eles enterram. Muito pelo contrário, na verdade, eles sabem exatamente onde tudo está. E provavelmente isso se dá devido ao seu faro excepcional. Os cães têm um olfato muito, muito apurado, cerca de 10.000 a 100.000 vezes mais poderoso do que o dos seres humanos.