ROTANEWS176 E POR SOCIENTIFICA 26/01/2021 09:55
A extinção geralmente acontece por fatores genéticos
É difícil definir quantas raças de cachorros existem no mundo, pois muitos tipos de variações não são reconhecidas, como o pit bull. De acordo com a Organização Mundial Canina (OMC), existem atualmente cerca de 344 raças separadas por grupos, como os cachorros de companhia.
Os critérios da lista são: padrão e descrição. Além disso, o mais curioso é que existem cachorros que ao longo do tempo foram retirados da lista por estarem extintos.
Relacionado: Primeiros habitantes das Américas estavam acompanhados de seus cães
English Water Spaniel
Reprodução/Foto-RN176 Pinterest
O English Water Spaniel era muito usado para a caça de aves aquáticas devido a sua capacidade de mergulho. O cãozinho acabou extinto em 1930. Mas o animal influenciou geneticamente o surgimento de diversas raças como o American Water Spaniel.
Antigo Buldogue Inglês
Reprodução/Foto-RN176 Wikipedia
O Antigo Buldogue Inglês era uma raça muito popular na Europa porque era utilizado em uma espécie de rinha chamada bull-baiting, uma luta entre cães e touros. Quando a luta foi proibida, aos poucos foi desaparecendo. Mas diversas raças foram originadas dele, como o boxer, buldogue francês e o bulmastife.
Rastreador Russo
Reprodução/Foto-RN176 BlogPetiko
O Rastreador Russo era um cão usado para proteger rebanhos de ovelhas por ser muito rápido e esperto, inclusive ficou conhecido por sua inteligência. Mas com o tempo a raça foi desaparecendo e dando origem a outras raças semelhantes, como o Golden Retriever.
Paisley Terrier
Originário da Grã-Bretanha, o Paisley Terrier foi criado exclusivamente para ser um cão de companhia. Ele foi extinto, mas se tornou o progenitor do popularmente conhecido Yorkshire.
Buldog Toy
Reprodução/Foto-RN176 Internet
O Bulldog Toy foi extinto no século 19. Ele foi a primeira tentativa de desenvolver buldogues em miniatura. Em pouco tempo o cãozinho começou a desaparecer, pois raramente nascia forte ou saudável.
English White Terrier
Reprodução/Foto-RN176 Wikipedia
O English White Terrier é considerado o “pai” do bull terrier por pertencer ao mesmo grupo. Esse cão foi desenvolvido por criadores para participar de competições entre cachorros. Entretanto, diferente do bull terrier, a raça não se popularizou devido a diversos problemas genéticos de saúde e aos poucos parou de ser reproduzida e foi extinta.