Esplêndida rede de mulheres Soka

ROTANEWS176 E POR JORNAL BRASIL SEIKYO  27/02/2021 09:08

ENCONTRO COM O MESTRE

“Em primeiro lugar, determine que vai vencer”. Essas são palavras inspiradores do presidente Ikeda para todas as mulheres Soka que apresentamos nesse Encontro com o Mestre. Ele cita a importância de se dedicar a diálogos encorajadores com amigos e a família

  1. DAISAKU IKEDA

De infinita esperança

é o futuro das mulheres,

que desbravam

o resplandecente céu

do kosen-rufu mundial.

Reprodução/Foto-RN176 Presidente Ikeda e sua esposa, Kaneko, em visita à região de Kansai, Japão (fev. 2000) Dr. Daisaku Ikeda, ele é um filósofo, escritor, fotógrafo, poeta e líder budista da SGI atualmente é o Mestre e Terceiro Presidente da Soka Gakkai Internacional – SGI – Editora Brasil Seikyo – BSGI

Infinitamente profunda é a relação cármica que une mestre e discípulos Soka, os quais se empenham para concretizar o kosen-rufu mundial neste exato momento para toda a humanidade, o ardente desejo dos budas Shakyamuni e Nichiren Daishonin.

Helen Keller, que possuía deficiência sensorial, sendo privada da visão e da audição, superou todos os obstáculos e escreveu sua infinita gratidão pela professora Anne Sullivan, sua mestra. “A professora Anne não se adaptou à minha deficiência para me ensinar. Conduziu-me pouco a pouco para o alto, até o nível do seu desejo de ensinar”, disse Helen. São palavras de profundo significado.

A própria professora Anne cresceu em meio a inúmeras dificuldades e superou a doença que quase tirou sua visão. Ela partilhava dos sofrimentos da menina Hellen, contudo não se deixava influenciar por isso. Ela extraía o máximo potencial inerente à vida de Helen e, juntas, elevavam a condição de vida. É comparável ao encorajamento feito pelas integrantes da Divisão Feminina (DF) para conduzir amigas e companheiras à primorosa transformação de vida chamada revolução humana.

Orar, preocupar-se e dedicar-se em prol dos filhos, dos amigos e companheiros — essa luta invisível se transformará infalivelmente em boa sorte e benefícios para sua vida. Essa mesma boa sorte e esses benefícios serão transmitidos integralmente aos seus filhos e amigos.

Vocês, mulheres Soka, avançam sem interrupção rumo ao grandioso objetivo chamado kosen-rufu unidas pelo princípio de “diferentes em corpo, unos em mente” (itai doshin), formando a mais bela e esplêndida rede de mulheres — nada é mais caloroso e tão admirável.

O professor Tsunesaburo Makiguchi, mestre e pai do sistema educacional Soka, promoveu, antes de tudo, o curso a distância voltado para mulheres. Ele acreditava que o aumento da participação delas na sociedade estaria ligado diretamente à paz e à felicidade da humanidade. Nessa atitude do presidente Makiguchi se reflete o espírito do brado de Nichiren Daishonin: “Não deve haver discriminação entre homens e mulheres”,1 e “Não há absoluta diferença entre a mulher, a Lei Mística e o buda Shakyamuni”.2

Unir nosso coração ao do amigo que sofre e está diante de nós, trocar incentivos mútuos e ajudar a iluminar qualquer escuridão que o aprisiona — assim a Soka Gakkai construiu este maravilhoso mundo superando difamações e injustiças. Sem dúvida, é a organização mais surpreendente criada pelo povo e para o povo.

A dedicação e os esforços empreendidos pela DF são de conhecimento do Gohonzon. Por essa razão, haja o que houver, determine tudo diante do Gohonzon e ore daimoku de maneira serena e confiante.

Para aqueles que creem na Lei Mística, não há beco sem saída. Tenha certeza de que suas experiências serão o maior incentivo e darão esperança a todos.

Agora é o momento em que se constrói o futuro. Por esse motivo, peço que vivam com coragem e determinação fazendo arder intensamente a chama da fé, e percorramos juntos mais este dia, mais este mês e mais este ano. Com todas as senhoras da DF que são as “mães Soka”, estou decidido a me empenhar ainda mais, orando e enviando incentivos para que surja novamente a correnteza de vitória ininterrupta para construir a base sólida para o futuro visando o centenário da fundação da Soka Gakkai em 2030.

Voz corajosa

Não há necessidade de mostrar além da sua real capacidade. O importante é avançar com persistência mesmo que seja um único passo, realizar o que está ao seu alcance no momento. Em primeiro lugar, determine que vai vencer. A forte determinação faz com que a força inerente à vida de cada pessoa se manifeste infalivelmente. Sabemos que, quando recitamos daimoku com forte fé diante do Gohonzon, “não há oração sem resposta”. Em outras palavras, a estratégia do Sutra do Lótus é insuperável.

Há um ditado que diz que mesmo um único soldado pode evidenciar a força de mil. Certamente não se refere à força da própria pessoa, mas sim à manifestação do seu desejo de lutar e de vencer, e esse desejo define a sorte do exército. A voz sincera de uma mulher ilumina milhões de pessoas. Nada supera o clamor apaixonado de uma mulher cuja voz corajosa pode mudar o rumo da história.

Reprodução/Foto-RN176 Como forma de homenagem e agradecimento, Ikeda sensei oferece fotos de flores tiradas por ele às mulheres da Soka Gakkai (abr. 2009)

A oração, o diálogo e a ação das grandiosas companheiras da Divisão Feminina e da Divisão Feminina de Jovens (DFJ) protegem o grande castelo do kosen-rufu de todos os tipos de obstáculos e maldades e permitem-nas vencer infalivelmente.

As integrantes da DF e DFJ da Soka Gakkai são invencíveis. Vivem com sabedoria, força e alegria. Avançam com muita persistência, dia após dia e passo a passo, na jornada pelo kosen-rufu.

Quero bradar do fundo do meu coração que, enquanto houver o juramento e o avanço das mulheres Soka, o alicerce da Soka Gakkai estará firme. No lar ou na sociedade, o que permeia toda a organização é um espírito indomável transmitido de mãe para filha.

Um viva à Divisão Feminina que resplandece como o refrescante “Sol da Felicidade” e ilumina o mundo inteiro, diariamente.

No topo: Presidente Ikeda e sua esposa, Kaneko, em visita à região de Kansai, Japão (fev. 2000)

Notas:

  1. cf. Coletânea dos Escritos de Nichiren Daishonin. São Paulo: Editora Brasil Seikyo, v. 1, p. 404, 2014.
  2. Gosho Zenshu, p. 842.

Fonte:

Conteúdo composto por trechos de discursos proferidos pelo presidente da SGI, Dr. Daisaku Ikeda. O texto integral foi publicado no jornal Brasil Seikyo, ed. 2.173, 29 mar. 2013, p. B2, e ed. 2.186, 6 jul. 2013, p. B2.