ROTANEWS176 E POR JORNAL BRASIL SEIKYO 13/03/2021 15:39
EDITORIAL
Reprodução/Foto-RN176 Foto do nome Editorial do Brasil Seikyo – BSGI
Se tem uma coisa que desperta nossa memória afetiva é a comida. Quando ainda podíamos nos reunir, era comum as conversas com os amigos e com a família serem feitas em volta da mesa. O encontro com os companheiros da organização não deixava por menos. A comida pode ser mais que o momento de se nutrir. Ela também representa carinho e cuidado.
Um fato conhecido da Soka Gakkai e lembrado todos os anos por muitas pessoas é o histórico encontro que reuniu 6 mil jovens do Japão, no dia 16 de março de 1958. Essa cerimônia fez com que a data dali em diante fosse comemorada como Dia do Kosen-rufu. Josei Toda, segundo presidente da Soka Gakkai, foi quem convocou aqueles jovens e bradou seu profundo desejo: “Eu quero encorajar a todos com o máximo de minhas forças”.1
Apesar de ser um dos últimos dias do inverno, estava bastante frio no Japão. Toda sensei, preocupado com os jovens, ofereceu uma sopa de leitão. Todas as vezes que o 16 de Março é relembrado, o mesmo ocorre com a icônica sopa. Ela se tornou símbolo do carinho de Toda sensei com os jovens.
Esse cuidado está eternizado na Soka Gakkai, presente na visita on-line que uma componente da Divisão Feminina (DF) realiza junto com uma integrante da Divisão Feminina de Jovens (DFJ), no diálogo de um veterano com um jovem, na preocupação do mais velho com o desenvolvimento do menos experiente. Com essa prática contínua, os jovens, que espiritualmente herdaram a missão pelo kosen-rufu há 63 anos, renovam seu compromisso de também zelar pelo próximo, com a propagação do budismo.
Brasil Seikyo também compartilha dessa responsabilidade. Por meio de palavras, comunica o humanismo Soka — incentivos, relatos, orientações do Mestre — para abraçar o leitor.
Desejamos que a leitura desta edição tenha um sabor especial. Queremos que se sinta cuidado. E mais, que encontre aqui os ingredientes necessários para proteger quem está diante de você.
Boa leitura!
Nota: 1. RDez, ed. 147, 15 mar. 2014, p. 5.