Na era dos elétricos, Volkswagen muda nome para Voltswagen

LANÇAMENTO: DA USV ELÉTRICA ID.4 DA VW – 

ROTANEWS176 E POR CARRO 30/03/2021 10;50                                                                                                                   Por Gustavo de Sá

Reprodução/Foto-RN176 Fabricante anuncia uso de novo batismo nos Estados Unidos com o lançamento do SUV elétrico ID.4

Às vésperas do dia ‘Dia da Mentira’, quando tradicionalmente diversas fabricantes pregam peças com anúncios inusitados, a Volkswagen revelou nesta terça (30) que terá um novo nome oficial nos Estados Unidos: Voltswagen. O objetivo será reforçar a transição da marca para a era dos veículos elétricos. Apesar de parecer pegadinha típica de 1º de abril, o batismo é real e já consta no site oficial da marca por lá.

O nome Voltswagen será estampado por extenso em todos os veículos 100% elétricos da marca nos Estados Unidos, sempre acompanhado do tradicional logotipo VW na cor azul claro. Já os modelos com motor a combustão terão somente o logotipo tradicional, na cor preta/azul escuro. A mudança também será adotada por todas as concessionárias da fabricante nos EUA em breve. Por enquanto, nem a matriz da empresa (na Europa) e nem a filial brasileira da Volkswagen anunciaram mudanças na nomenclatura.

 A estratégia da nova marca tem início concomitantemente ao lançamento do ID.4, o primeiro elétrico da linha ID a chegar à América do Norte. Com autonomia de 402 km, o SUV está em pré-venda em duas versões (Pro e First Edition), por preços entre 39.995 e 43.994 dólares – na casa dos R$ 240 mil na conversão direta, sem impostos.

Entre os planos mais sustentáveis para a transição para a era elétrica, a Voltswagen tem como meta ser totalmente neutra em carbono até 2050. Para isso, a marca espera vender 1 milhão de elétricos no mundo até 2025 e promete o lançamento de 70 elétricos até 2029 em todas as marcas do grupo Volkswagen (ou seria Grupo Voltswagen?). Apesar disso, a matriz da empresa na Europa já confirmou que modelos globais de sucesso, como Golf e Tiguan,