VÍDEO: CHINESES RECEBEM IMAGEM DE MARTE! –
ROTANEWS176 E POR OLHAR DIGITAL 28/06/2021 09h51 Por Lauro Lam
Depois de onze meses do lançamento da primeira missão chinesa rumo a Marte, o rover Zhurong enviou novas mensagens de áudio e vídeo do planeta vermelho. O robô havia pousado há pouco mais de um mês e traz informações sobre a região conhecida como Utopia Planitia. As imagens incluem o pouso e o lançamento do paraquedas supersônico de abertura de disco e também um vídeo da saída da plataforma chinesa Tianwen (perguntas celestiais, em tradução livre).
Análises iniciais da missão espacial chinesa
Apesar do som ser bem tímido e de pouco entendimento, parecido com um ruído metálico, já é mais um avanço para os estudos da missão espacial chinesa. Fato muito comemorado entre os pesquisadores, tendo em vista que as primeiras imagens enviadas de Marte foram a menos de um mês, ou seja, tudo indica que o planejamento está sendo cumprido à risca.
O Zhurong teve o nome escolhido em um concurso entre internautas chineses e faz referência ao “Deus do fogo”. Trata-se de uma homenagem a uma lenda chinesa, pois no país Marte é conhecido como estrela de fogo.
Movido a energia solar, o robô é altamente equipado, com um radar de penetração no solo, com capacidade para analisar até 100 metros abaixo da superfície de Marte. Além disso, conta com um detector de campos magnéticos, medidor meteorológico, espectrógrafo infravermelho com indução a laser e uma câmera multi-espectral.
Novas imagens e áudios enviados de Marte pela missão espacial chinesa: Reprodução Twitter
Essa tecnologia é capaz de captar vários tipos de luz visível e invisível, como infravermelha e ultravioleta.
Corrida espacial em Marte
O envio de imagens e sons de Marte não é exclusividade dos chineses, tendo em vista que o rover Perseverance, dos Estados Unidos, saiu na frente nesse sentido ao explorar a cratera Jezero. Diversas gravações já foram encaminhadas à NASA desde o dia 18 de fevereiro de 2021.
Os últimos experimentos revelam que as nações estão em uma verdadeira competição espacial para saírem na frente na exploração de Marte, investindo pesado nas pesquisas. Com as análises de fotos e vídeos, a expectativa é futuramente uma possível colonização do planeta vermelho. Marco que certamente será disputado a ferro e fogo pelos países que mais se competem entre si no mundo.
RN176; Assistam os vídeos da corrida espacial para Marte dos Chineses. E faça os seu comentários dessas tecnologias?
Huge Zhurong update: Here's full footage of the Zhurong rover's EDL, showing parachute deployment, backshell separation, and landing, including very cool hover during hazard avoidance phase. [CNSA/PEC] pic.twitter.com/iWUXrFKf40
— Andrew Jones (@AJ_FI) June 27, 2021
Here's the deployment of Zhurong from the landing platform, but this time with SOUND pic.twitter.com/gKES48hT6a
— Andrew Jones (@AJ_FI) June 27, 2021