Por que o novo (e belo) VW Polo GTI não vem para o Brasil

ROTANEWS176 E POR GUIADOCARRO  02/07/2021 09h11                                                                                    Por João Buffon

Novo Volkswagen Polo GTI mantém motor 2.0 turbo de 207 cv e não vem para nosso país, mas antecipa o visual do futuro Polo GTS brasileiro

Reprodução/Foto-RN176 Novo Volkswagen Polo GTI traz linhas inspiradas na oitava geração do Golf GTI. Foto: Volkswagen

Este é o novo Volkswagen Polo GTI. A montadora alemã divulgou esta semana as primeiras imagens oficiais da versão esportiva do hatch, que traz novidades por dentro e por fora. Vale lembrar que, quando a Volkswagen divulgou as primeiras imagens do Polo reestilizado, ela não mostrou a versão GTI. Vendido na Europa, o modelo não vem para o Brasil. Pena. Mas deve inspirar o design da reestilização do Polo GTS nacional, que é equipado com o motor 1.4 TSI de 150 cv.

Assim como o modelo atual, o novo Volkswagen Polo GTI deve ser vendido apenas na Europa. No Brasil, a marca alemã oferece a versão GTS, que oferece visual semelhante, mas um desempenho inferior. O problema é o motor. Como o motor 2.0 turbo não é produzido no Brasil, ficaria muito caro produzir uma versão GTI no país. Importação? Difícil. O Polo GTI seria muito caro se fosse importado diretamente da Alemanha.

Reprodução/Foto-RN176 Novo Polo GTI ganhou lanternas de led que invadem a tampa do porta-malas. Foto: Volkswagen

Assim como as demais versões do modelo, o novo Polo GTI traz linhas inspiradas na oitava geração do Golf. Na dianteira, o hot hatch traz os mesmos faróis de led do Polo convencional. No entanto, na versão GTI eles contam com um friso vermelho que liga os faróis pela grade dianteira, que manteve a faixa iluminada de led e traz moldura em estilo colmeia.

O para-choque também é novo, e contou com forte inspiração no Golf GTI. Há ainda duas luzes diurnas de led nas entradas de ar laterais do para-choque. Na lateral, as rodas são novas, e podem ser de 17’’ ou 18’’. A suspensão é 15 mm mais baixa do que as demais versões, e os retrovisores e o teto são pintados na cor preta. Na traseira, o Polo GTI traz as novas lanternas de led que invadem a tampa do porta-malas, além de novos para-choques que contam com saídas duplas de escapamento. Além disso, outra novidade é a aplicação do logotipo GTI centralizado na tampa do porta-malas, logo do logotipo da Volkswagen.

Reprodução/Foto-RN176 Novo Polo GTI: detalhes de acabamento na cor vermelha e nova central multimídia. Foto: Volkswagen

Por dentro, o novo Polo GTI traz novamente a faixa central do painel pintada na cor vermelha. A cor também está presente em detalhes como a costura do novo volante da marca, na nova alavanca do câmbio e na moldura do console central. Já os bancos contam com o tradicional revestimento xadrez da linha GTI. Em relação aos equipamentos, o Polo GTI oferece todos os itens disponíveis na versão topo de linha do hatch, com destaque para a nova central multimídia com suporte às funções Apple CarPlay e Android Auto sem fio.

Em relação aos equipamentos de segurança, o novo Polo GTI recebeu um novo sistema ACC (controle de cruzeiro adaptativo). Batizado de IQ.Drive, ele controla a direção, podendo acelerar ou frear o carro em velocidades de até 210 km/h. Além disso, o modelo também traz assistentes de permanência de faixa e frenagem de emergência, bem como um novo airbag central, que oferece proteção extra aos ocupantes em caso de colisão.

Polo GTS: potência de esportivo e suspensão de esportivado:

Sob o capô, o novo Polo GTI manteve o atual motor 2.0 turbo que já equipava o modelo anterior. Ele oferece 207 cv de potência e 320 Nm de torque. O modelo perdeu a opção de câmbio manual, e conta agora apenas com o automatizado DSG de dupla embreagem de sete marchas. O novo Volkswagen Polo GTI acelera de 0 a 100 km/h em 6,5 segundos e atinge 240 km/h de velocidade máxima.

Voltando ao Brasil, o VW Polo nacional deve ser reestilizado junto com o sedã Virtus somente no ano que vem, uma vez que a Volkswagen já apresentou a linha 2022 para ambos os modelos sem novidades estéticas. Uma boa notícia para os fãs da versão GTS é que o modelo esportivo deverá contar com o mesmo visual do GTI europeu. Por enquanto, a Volkswagen está focada no novíssimo SUV Taos, que já avaliamos na pista de provas da Goodyear.