Sucessivas vitórias

ROTANEWS176 E POR JORNAL BRASIL SEIKYO  21/08/2021 09:27

CADERNO NOVA REVOLUÇÃO HUAMANA

Capítulo “Grande Montanha”, volume 30

PARTE 45

Reprodução/Foto-RN176 Desenho de ilustrações da Editora Brasil Seikyo – BSGI

Mesmo após a reunião de coordenadores de província, Shin’ichi Yamamoto permaneceu no Centro Cultural de Shinjuku e dialogou com representantes da Divisão Feminina (DF), que foram as que mais ficaram chocadas com sua renúncia, e as incentivou. Ainda estava marcada a vinda de visitantes e ele despendeu tempo para atendê-los.

À noite, estava prevista uma coletiva de imprensa da Soka Gakkai, mas os jornais já haviam publicado extensivamente em sua edição vespertina que Shin’ichi havia abdicado da presidência e Kiyoshi Jujo tomaria posse como novo presidente.

As notícias que circulavam eram que no Seikyo Shimbun desse dia havia sido publicado um artigo de Shin’ichi, intitulado Por Ocasião da Conclusão dos Sete Sinos, no qual ele relata suas impressões e que era a clara manifestação da sua “intenção de renúncia”.

Desde o período da tarde começaram a chegar, uma após outra, pessoas ligadas aos veículos de comunicação no prédio do Seikyo Shimbun, onde aconteceria a entrevista coletiva, e depois das 18 horas ficou abarrotado de dezenas de repórteres.

Às 19 horas, quando o novo presidente, Kiyoshi Jujo, o novo diretor-geral, Kazumasa Morikawa, e os novos vice-presidentes Eisuke Akizuki e Hisaya Yamamichi surgiram no local, uma rajada de flashes brilhou e o som quase simultâneo do disparo de câmaras ressoou pelo ambiente.

Shin’ichi seguiria para o jornal cerca de trinta minutos depois. Ele decidiu assim para que o novo presidente Jujo pudesse estar em destaque.

Na entrevista coletiva, Akizuki comunicou que no conselho executivo realizado neste dia foi aceito o pedido de abdicação da função do presidente Shin’ichi Yamamoto, o qual se tornou então presidente honorário. Ele também anunciou que Jujo, que era diretor-geral, foi nomeado presidente, e o vice-presidente Morikawa, o novo diretor-geral.

Em relação à abdicação de Shin’ichi da presidência, Akizuki transmitiu alguns pontos como a Soka Gakkai está recebendo o término de um grande período da história, a conclusão dos “Sete Sinos”. Além disso, por terem sido estabelecidas nova sistemática e estruturas e por ter um corpo completo de “valores humanos”, Shin’ichi viu por bem deixar o cargo de presidente e empenhar os esforços nas atividades em prol da paz, cultura e educação.

A maioria das pessoas da imprensa já tinha ouvido a respeito da renúncia. Contudo, parece que até no dia anterior se imaginava que era algo que aconteceria adiante.

O fato de a Soka Gakkai ter conquistado grande expansão sem precedentes até aquele momento foi porque ela veio tomando providências antecipadas com muita rapidez e agilidade sempre com os olhos no futuro.

PARTE 46

Com uma expressão tensa, Kiyoshi Jujo falou de sua decisão como novo presidente:

— Sucedendo o terceiro presidente, Shin’ichi Yamamoto, esta é uma partida com base em um novo formato institucional. O presidente Yamamoto veio nos orientando suficientemente para que possamos conduzir a Soka Gakkai. Não haverá mudança na forma de avançar da organização. É realmente uma responsabilidade enorme, mas renovando minha decisão, pretendo cumprir plenamente essa incumbência. De agora em diante, visando o século 21, avançaremos com uma perspectiva de cinco em cinco anos. Em especial, nesses cinco primeiros anos, pretendo concentrar esforços na criação de seres humanos valiosos. Desejo também desenvolver a Soka Gakkai como uma força de paz estável da sociedade.

Nesse momento, chegou Shin’ichi Yamamoto.

Ele sorriu para os repórteres e cumprimentou-os dizendo:

— Muito obrigado pelos seus dedicados esforços.

Ele também saudou Jujo meneando a cabeça, e sentou-se ao lado dele.

Imediatamente veio uma pergunta:

— Por favor, conte-nos seu sentimento de agora e a razão de sua renúncia ao cargo de presidente.

— Estou me sentindo aliviado por ter tirado um grande peso dos ombros. No entanto, no sentido de zelar por essa nova estrutura em torno do novo presidente e pelo avanço a partir de agora, sinto-me como se tivesse carregado um novo peso nas costas. Não me deixam descansar tranquilamente.

Uma explosão de risos irrompeu entre todos diante das palavras dele. O ambiente um tanto quanto pesado mudou totalmente, e surgiu um sorriso até no rosto de Jujo. Shin’ichi desejava tornar a partida da nova estrutura em algo alegre e iluminado.

O senso de humor dissipa as nuvens turvas.

Ele prosseguiu:

— Acredito que já tenha sido explicado, mas a maior razão de eu ter renunciado à presidência foi por ter avaliado que dezenove anos já é um tempo demasiadamente longo para atuar sozinho como o responsável máximo. Há algum tempo, vinha pensando que, cedendo lugar aos sucessores é que se criará uma organização repleta de nova vitalidade. Meu cansaço também está acumulado. Contudo, estou com 51 anos, e se for agora, ainda poderei zelar por todos e continuar apoiando-os.

Pode-se dizer que a vida é uma sucessão de batalhas.

O personagem do presidente Ikeda no romance é Shin’ichi Yamamoto, e seu pseudônimo, como autor, é Ho Goku.