ROTANEWS176 E POR JORNAL BRASIL SEIKYO 21/08/2021 09:33
EDITORIAL
Reprodução/Foto-RN176 Foto do nome Editorial do Brasil Seikyo – BSGI
Em agosto de 1993, Daisaku Ikeda, presidente da SGI, começou a registrar a extraordinária jornada de mestre e discípulo Soka em livro, obra que concluiu em trinta volumes. Por meio da palavra escrita, o Mestre tinha como objetivo eternizar a grandiosidade de Josei Toda, segundo presidente da Soka Gakkai, contada pelo próprio avanço do kosen-rufu e pelas conquistas daqueles que se dedicaram a esse mesmo ideal.
Na Nova Revolução Humana, Ikeda sensei também revela outra maneira que encontrou para preservar seus momentos com as pessoas: as fotos.
Certa ocasião, visitando a Praça de São Pedro, em Roma, um casal italiano aproximou-se dele mostrando uma máquina fotográfica. Queriam que ele fizesse a gentileza de fotografá-los. O presidente Ikeda atendeu prontamente e sabendo que o casal estava em lua de mel, exclamou:
— Meus parabéns. Fico feliz em encontrar um casal tão simpático. Posso tirar uma foto junto de vocês?1
Um integrante da comitiva registrou aquele momento enquanto Ikeda sensei pedia o nome e o endereço do casal para enviar as imagens como lembrança daquele encontro.
Outro trecho desse romance relata o empenho do presidente Ikeda ao se engajar num programa de sessões de fotos comemorativas com milhares de membros, realizadas durante dez anos. Ele afirma:
Quem é a pessoa mais respeitável? Não é outra senão aquela que se esforça pelo bem-estar dos preciosos filhos do Buda. Por isso, vocês (…) merecem meu respeito e minha consideração. Com esse sentimento, quero tirar estas fotos com vocês.2
Ikeda sensei revela que muitas pessoas guardam essas fotos como tesouros de família. Diz ainda que, a partir desse encontro com o Mestre, eternizado naquele registro, iniciaram renovada história de vida.
A arte da fotografia faz parte de sua vida. A matéria especial desta edição conta sobre o talento de Daisaku Ikeda de descobrir a beleza e a singularidade de cenas comuns, capturadas em vários pontos do mundo. Seu desejo é, com suas fotos, encorajar e oferecer esperança às pessoas.
A cada edição, Brasil Seikyo também tem o propósito de perpetuar a história de avanço do movimento pela paz do mundo. Desejamos que cada página, com palavras e fotos aqui registradas, mais que um arquivo do passado, seja inspiração para seu contínuo avanço.
Boa leitura!
Notas:
- IKEDA, Daisaku. Nova Revolução Humana. Editora Brasil Seikyo: São Paulo, v. 9, p. 156, 2018.
2.Ibidem, v. 10, p. 126, 2018.