“Um clique”

ROTANEWS176 E POR JORNAL BRASIL SEIKYO  25/09/2021 08:36

Reprodução/Foto-RN176 Foto do nome – Editorial do Brasil Seikyo – BSGI

Um ambiente pode ser iluminado com o “clique” de um interruptor. Menos comum nos dias de hoje, mas também possível, é obter claridade ao acender uma lamparina. Existem várias lamparinas que iluminam o mundo desde a pré-história, uma delas é feita a partir de um recipiente contendo óleo combustível. Dentro da vasilha deve boiar um pedaço de cortiça ou de madeira com um pavio fixado nele.

Nichiren Daishonin, que viveu no século 13, usa diversas analogias com esse objeto que era de uso essencial na época. Ele afirma em um de seus escritos que os ensinamentos do budismo são como “óleo adicionado a uma lamparina ou um cajado entregue a uma pessoa mais velha”.1 Nessa frase, o Buda expressa que, para salvar uma pessoa, não é necessário empregar poderes sobre-humanos; em vez disso, deve-se conversar, oferecendo palavras para ajudá-la a revelar a força e o potencial que já existem na vida dela.

Em meio ao sofrimento causado por desastres recorrentes, mesmo fisicamente distante, Daishonin incentivava seus discípulos enviando cartas a eles, com o desejo de levar a luz da esperança para as famílias.

Ikeda sensei afirma:

Apesar de nossas circunstâncias atuais serem distintas da época de Daishonin, a desordem generalizada provocada por esta pandemia levou muitas pessoas à beira do desespero, com a sensação de que sua vida havia parado abruptamente e se encontrando de forma súbita sem qualquer meio de sustento, incapazes de planejar um futuro.

Se uma pessoa nesse estado for obrigada a suportar o fardo do seu sofrimento sozinha, sem o apoio de uma rede de segurança ou de conexões interpessoais, seu mundo se tornaria desolador. No entanto, assim que alguém percebe a situação e contata essa pessoa, e ela sente a luz calorosa e atenciosa de outros iluminando sua existência, acredito que ela seja capaz de reunir a força necessária para reconstruir a vida e recuperar sua dignidade.2

Esta edição do Brasil Seikyo marca o momento em que o óleo foi adicionado à lamparina, ou hoje em dia, o momento em que o interruptor foi acionado, e a humanidade iluminada pela expansão dos ensinamentos do budismo para o mundo — 2 de outubro, Dia da Paz Mundial. Leia mais no Especial.

Vamos também conversar com as pessoas com o sincero desejo de iluminar a vida delas com o brilho do humanismo.

Notas:

  1. The Writings of Nichiren Daishonin [Os Escritos de Nichiren Daishonin], v. II, p. 920.
  2. Terceira Civilização, ed. 633, maio 2021, p. 18-26.