ROTANEWS176 E POR SOCIENTIFICA 25/09/2021 19:00 Por Wellington Reis
As gêmeas idênticas mais velhas do mundo possuem 107 anos e 300 dias. As duas irmãs japonesas nasceram em 1913, segundo reportagens.
Mais de um século juntas
Umeno Sumiyama e Koume Kodama quebraram o recorde anterior de gêmeos idênticos mais velhos do mundo, que eram de Kin Narita e Gin Kanie, também do Japão, as quais tinham 107 anos e 175 dias de idade, informou a AP.
Reprodução/Foto-RN176 Imagem: Guinness World Records
A Kin Narita morreu em 2000 aos 107 anos, segundo o The Guardian, e Gin Kanie morreu um ano depois, aos 108.
Então, no dia 20 de setembro, Sumiyama e Kodama foram certificadas como os gêmeas mais velhas do mundo pelo Guinness World Records.
Elas estão morando em locais distintos e receberam seus certificados do Guinness World Records pela equipe de atendimento domiciliar.
A Ilha Shōdoshima, no Japão, foi o berço das gêmeas, que nasceram em uma grande família com 11 filhos no total.
Depois da escola primária, Kodama se mudou para Kyushu no sul do Japão, com o objetivo de trabalhar como empregada doméstica, enquanto Sumiyama permaneceu na ilha.
As gêmeas idênticas mais velhas viram muito pouco em décadas, até completarem 70 anos, momento em que elas se reconectaram e começaram a fazer penegrinações juntas. Portanto, as irmãs se uniram depois de décadas.
Como viver mais?
Reprodução/Foto-RN176 Imagem: Pixabay
Segundo o National Institutes of Health (NIH), o tempo de vida de uma pessoa é influenciado pela sua genética, meio ambiente e estilo de vida.
Assim, muitos cientistas têm feito estudos com centenários (pessoas que vivem 100 anos) e supercentenários (pessoas que vivem 110 anos ou mais) a fim de compreender os fatores que contribuíram para sua longa expectativa de vida.
Em vista disso, cientistas especulam que fatores de estilo de vida como dieta e exercícios cumprem um importante papel nos primeiros 80 anos de vida.
Depois dessa idade, os fatores são cada vez mais importantes para que uma pessoa envelheça bem, segundo o NIH.
Desse modo, é sempre importante manter uma rotina saudável para ter uma longevidade maior.
A pessoa mais velha do mundo atualmente é Kane Tanaka, de Fukuoka, Japão, que atualmente tem 118 anos, segundo o Guinness World Records.
Mas não é só no Japão que existem supercentenários.
Pessoa mais velha no Brasil
No dia, depois de oito meses de processo, a cearense Francisca Celsa dos Santos foi validada pelo Gerontology Research Group (GRG), ou Grupo de Pesquisa em Gerontologia, como a pessoa mais velha do Brasil e a terceira do mundo.
Moradora do bairro Messejana, ela tem 118 anos completos em 22 de outubro de 2020.
Enfim, nosso também possui muitos centenários, apesar de não termos conhecimento de gêmeas idênticas mais velhas.