Evidenciando o meu melhor a cada dia

ROTANEWS176 E POR JORNAL BRASIL SEIKYO  02/10/2021 09:19

MATÉRIA DA DIVISÃO FEMININA

Recentemente, uma companheira compartilhou: “Eu atuo diariamente com o espírito de — mesmo tendo minhas preocupações — evidenciar o meu melhor em todas as situações”. Assim como ela, sabemos que muitas integrantes da Divisão Feminina (DF) estão desafiando questões em meio à pandemia nunca antes enfrentadas.

Reprodução/Foto-RN176 Encontro das Mulheres Soka da Comunidade França Pinto, CGESP – Editora Brasil Seikyo – BSGI

 

Com a disposição de “evidenciar o meu melhor” e entendendo que fé significa desenvolvimento, avanço e que tudo começa a partir de agora, é fundamental renovarmos a determinação. E também nos desafiar ainda mais na recitação do Nam-myoho-renge-kyo, com o coração confiante de que podemos obter resultados grandiosos e manifestar o brilho da Lei Mística na vida, capaz de resplandecer a riqueza das qualidades individuais.

O presidente Ikeda incentiva:

Sempre olhem para o futuro! O budismo também ensina o espírito de concentrar-se no presente e no futuro. Uma vida repleta de significado (…) não é construída prendendo-se ao passado, mas concentrando o foco na maneira como viverão daqui em diante. Deve-se ter essa atitude positiva direcionada para o futuro, nisso se encontram a grandiosidade e a vitória.1

São palavras que nos enchem de esperança e de confiança para conquistarmos a vitória na vida! O budismo é a filosofia da esperança e do triunfo, conforme Nichiren Daishonin declara: “O inverno nunca falha em se tornar primavera”.2 Sobre a frase, o presidente Ikeda explica que “aqueles que acreditam no Sutra do Lótus parecem estar mergulhados no inverno, mas o inverno certamente os conduzirá ao caminho da primavera”.3

Essa expressão deve se tornar a fonte da nossa convicção, a exemplo de Nichiren Daishonin, que experimentou a primavera da vitória após resistir às mais severas circunstâncias. Que condição de vida vasta e ilimitada ele possuía! Nenhuma perseguição, por mais severa que fosse, poderia destruir seu coração.

A vida de Daishonin e o poder do Gohonzon são tão vastos e ilimitados quanto o universo. Nossa vida também contém esse infinito potencial. Se podemos ou não manifestar essa elevada condição de vida, depende totalmente da força e da intensidade da nossa determinação. Todo drama que se desenrola em nossa vida, cada epopeia de revolução humana vivenciada, constitui um brilhante triunfo da grandeza inerente ao ser humano, de “abandonar o transitório e revelar o verdadeiro” (hosshaku-kempon), dando assim expressão ao eterno poder inato a cada um.

O presidente Ikeda diz:

“Abandonar o transitório e revelar o verdadeiro” significa “revelar a verdade” para todas as pessoas — ou seja, evidenciar uma condição de vida suprema e nobre inerente a nós e ajudar os demais a fazer o mesmo. Somos budas, e os outros também. “Abandonar o transitório e revelar o verdadeiro” compõe a base fundamental das nossas ações assentadas no respei­to a todos os seres humanos.4

Reprodução/Foto-RN176 Palavras encorajadoras, sorrisos e nova determinação é o que podemos aprender nas visitas. Integrantes da Divisão Feminina do Rio de Janeiro em encontros virtuais – Editora Brasil Seikyo – BSGI

 Querida amiga, este é o momento, não é mesmo? A preciosa oportunidade de compreen­der que, mesmo diante de tantas situações negativas à volta, a vida é valiosa. A sabedoria, a coragem, a compaixão, tudo existe dentro de si. São forças que podem ser manifestadas quando se determina viver cada dia de forma significativa, deixando o transitório para revelar a verdadeira identidade de um buda. E assim, sem exceção, vamos, cada uma, escrever nosso diário de vitórias neste ano.

Para selar o nosso compromisso de vencer juntas com o Mestre, vamos encerrar esta matéria com um trecho do poema do presidente Ikeda5 Após Suportar o Inverno, A Alegria da Vitória da Primavera:

A vida é como “cerejeira, ameixeira, pessegueiro e damasqueiro”.

Você não pode se tornar outra pessoa.

Você, sendo você mesmo,

Floresça como uma grande flor.

Compare-se com você de ontem e de hoje,

Se está se desenvolvendo ou não.

“Hoje mais que ontem” e

“Amanhã mais que hoje” —

É a forma de viver ensinada no budismo.

Viva a primavera!

Na Soka Gakkai é sempre primavera.

A primavera da vida.

É a primavera da vitória total.

Divisão Feminina da BSGI

No topo: Encontro das Mulheres Soka da Comunidade França Pinto, CGESP

Notas:

  1. IKEDA, Daisaku. Felicidade. São Paulo: Editora Brasil Seikyo, p. 146, 2017. (Sabedoria para Criar a Felicidade e a Paz, v. 1).
  2. Coletânea dos Escritos de Nichiren Daishonin. São Paulo: Editora Brasil Seikyo, v. I, p. 559.
  3. Brasil Seikyo, ed. 2.247, 11 out. 2014.
  4. Ibidem, p. 204. Cf. Terceira Civilização, ed. 599, jul. 2018, p. 46-66.
  5. Seikyo Shimbun, 27 mar. 2016. Cf. Brasil Seikyo, ed. 2.321, 30 abr. 2016.