“Contudo, eu irei”

ROTANEWS176 E POR JORNAL BRASIL SEIKYO  02/10/2021 09:41

INCENTIVO DO LÍDER

Primeiro, manifesto meu sincero desejo de que todos estejam desfrutando muita saúde e disposição. Ainda vivenciamos momentos de grandes preocupações e desafios. Por isso, sem jamais negligenciar os cuidados com a questão sanitária, vamos continuar nos protegendo.

Reprodução/Foto-RN176 Desenho de ilustrativa de um avião no céu  – Editora Brasil Seikyo – BSGI

Quero congratular-me com todos pela significativa passagem dos 61 anos de fundação da BSGI, expressando a mais profunda gratidão ao presidente Ikeda e às gerações de pioneiros e veteranos que construíram, junto com o Mestre, o castelo Soka do Brasil.

Neste momento social de tantas adversidades pelo qual a sociedade e nossa vida estão atravessando, ao recebermos o aniversário de fundação da BSGI, gostaria de refletir sobre o ponto de partida dessa história, em outubro de 1960, quando o presidente Ikeda estava nos Estados Unidos preparando-se para sua primeira visita ao Brasil. Ele se encontrava extremamente debilitado, a ponto de a comitiva lhe pedir para que cancelasse a viagem, temendo o pior. Todavia, conforme descrito no romance Nova Revolução Humana, Ikeda sensei expressa: “Contudo, eu irei.”1

A jornada do kosen-rufu do Brasil inicia-se a partir dessa determinação. Nessa singular e emblemática expressão, há o juramento seigan do sensei de enfrentar tudo, mesmo ao custo da própria vida, em prol da felicidade de todos nós.

Foi com essa conduta do Mestre que as barreiras da distância e do tempo se romperam, e a mais suprema filosofia de vida do Budismo Nichiren começou a florescer em solo brasileiro e, junto com Ikeda sensei, foi possível transformar terras ressequidas em férteis e frutíferos solos de esperança e de “valores humanos” na sociedade. Além disso, construindo a “BSGI Modelo do Kosen-rufu Mundial” e a “BSGI Monarca do Mundo”, tal como designado pelo Mestre posteriormente.

Agora estamos a menos de dez anos para receber o centenário da Soka Gakkai e o septuagésimo aniversário de fundação da BSGI. E diante do desafio de transmitir às futuras gerações a essência correta da prática da fé e da relação de mestre e discípu­lo, bases que sustentam o propósito e a missão da existência dos bodisatvas da terra neste mundo.

Referindo à importância desta época, Ikeda sensei reforça:

A década entre o 90º e o 100º aniversário de fundação da Soka Gakkai é o período decisivo, de vitória ou de derrota, para se concretizar finalmente a transformação do destino da humanidade, mudando toda a espécie de “grande mal” em “grande bem”, e estabelecendo a comprovação crescente da vitória da revolução humana de cada pessoa.2

Revolução humana é a batalha contra a própria negatividade. Não sejamos vítimas e presas das circunstâncias negativas, do pessimismo, da inércia, da ilusão, deixando que a realidade adversa dissipe nossa esperança e corroa nossa coragem.

Chegou a vez de declarar a si mesmo diante de qualquer obstáculo: “Contudo, eu lutarei”; “Eu me esforçarei”; “Eu vencerei”!

Com a união harmoniosa entre os companheiros, em torno do presidente Miguel Shiratori, vamos marcar a celebração dos 61 anos da BSGI com renovada determinação e disposição de lutar, avançar e vencer demonstrando nossa mais profunda gratidão ao Mestre.

Desejo boa sorte, saúde e muitas felicidades a todos os preciosos amigos, companheiros e familiares.

Fabio Oda

Coordenador da Divisão Sênior da BSGI

Notas:

  1. IKEDA, Daisaku. Nova Revolução Humana. Editora Brasil Seikyo: São Paulo, v. 1, p. 216, 2019.
  2. Brasil Seikyo, ed. 2.530, 5 set. 2020.