Embaixo de chuva!

ROTANEWS176 E POR JORNAL BRASIL SEIKYO  20/11/2021 08:08

EDITORIAL

Os dias estavam tempestuosos no sentido figurado e literal da palavra.

Reprodução/Foto-RN176 Foto do nome – Editorial do Brasil Seikyo – BSGI

Os negócios de Josei Toda não iam bem, os salários estavam atrasados, os funcionários se revoltaram e pediram demissão um após o outro. Parecia que se afogavam nos problemas e era como se qualquer solução tivesse se esgotado.

Toda sensei e seu discípulo, Daisaku Ikeda, muito preocupados com aquela situação, caminhavam pelo centro de Tóquio. Estavam no bairro de Chiyoda, onde se localiza a residência oficial do imperador do Japão, o Palácio Imperial de Tóquio. Essa é uma região com belas e importantes edificações. Era primavera e começou a chover de repente. Tentaram chamar um táxi, mas, devido à tempestade, estavam todos ocupados. Como não tinham guarda-chuva, ficaram os dois ensopados.

Quando Toda sensei disse entre os dentes que estava com frio, o coração do jovem Ikeda gelou de remorso. Continuaram a andar embaixo de chuva. Ikeda sensei descreve:

Quando voltamos a caminhar, meu mestre apontou para um prédio e disse: “O general MacArthur está lá”. Adiante estava o majestoso edifício do Daiiti Seimei, que abrigava o Quartel-General do Comando das Forças Aliadas. Na época, a Soka Gakkai não possuía nenhum carro, e muito menos grandes edifícios. Porém, eu lhe afirmei: “Vou trabalhar muito e providenciar um excelente carro para o senhor. Sem falta construirei muitos prédios magníficos também! Sensei, por favor, fique tranquilo”. Atual­men­te, novas sedes regionais e centros culturais estão sendo construídos, um após o outro. Tenho certeza de que o presidente Toda está bastante satisfeito e está dizendo: “Muito bem, Daisaku! Tudo, absolutamente tudo, aconteceu da forma como você me prometeu”.1

O Auditório do Grande Juramento pelo Kosen-rufu completa, neste mês, oito anos de sua fundação.

No poema de autoria de Ikeda sensei, publicado nesta edição, ele nos ensina que é a partir da decisão de corresponder ao mestre que se edifica a verdadeira vitória e garante:

Decisão é, em si, a ação.

Levantar-se no momento em que se deve levantar!

Lutar sem deixar escapar o momento! (…)

Oh, meu amigo,

construa a grandiosa história da missão

que só você pode construí-la!

Leia a íntegra desse poema e outros incentivos que serão não apenas guarda-chuvas, mas um verdadeiro palácio para abrigá-lo no momento da tempestade.

Ótima leitura!

Nota:
1. Brasil Seikyo, ed. 2.103, 31 ago. 2013.