Sabedoria, coragem e compaixão

ROTANEWS176 E POR JORNAL BRASIL SEIKYO  18/12/2021 10:38

NOTÍCIA/REDAÇÃO / COLABORAÇÃO LOCAL

Reprodução/Foto-RN176 Coferência on-line  Sobre Prática  Educacionais com Base no Humanismo Soka Editorial do Brasil Seikyo – BSGI

Cerca de 2 mil pessoas refletiram sobre a “educação Soka” e a importância da atuação de educadores humanistas numa ação promovida pela Coordenadoria Educacional (CEduc) da BSGI. As atividades estavam programadas para os dias 4 e 5 de dezembro, porém algumas organizações as realizaram antecipadamente. Por todo o Brasil, foram promovidos o Curso de Aprimoramento da Academia Magia da Leitura e a Conferência sobre Práticas Educacionais, ambos no nível de coordenadoria — é a primeira vez que essas programações são produzidas nesse formato. Para isso, os organizadores tiveram como maior desafio vencer questões tecnológicas, e o resultado pode ser medido pelo alcance de público.

O Curso de Aprimoramento da Academia Magia da Leitura foi promovido nos dias 4 e 5, oportunidade em que foi feito um balanço dos resultados do ano e o lançamento dos planos para 2022. Já na Conferência sobre Práticas Educacionais, também realizada nos dias 4 e 5, os organizadores optaram por centralizar-se nos depoimentos sobre os resultados da aplicação da “educação Soka”, ampliando o conhecimento sobre esse tema e aprofundando-se no conceito de educação humanística, a partir da visão do Dr. Daisaku Ikeda, presiden­te da Soka Gakkai Internacional (SGI) e sua abnegada dedicação ao ramo da educação.

Do aprendizado à prática

Reprodução/Foto-RN176 CEduc da BSGI atinge número recorde on-line de participação em atividades realizadas nos dias 4 e 5 de dezembro – Editorial do Brasil Seikyo – BSGI

Na CRE Oeste, Tânia Sakuma, responsável pelo Núcleo de Estudos e Aplicação da Educação Soka (Nupas) da CEduc, ressaltou alguns pontos relacionados à educação humanística como: compreender os “quatro sofrimentos da vida” (nascimento, envelhecimento, doença e morte); cultivar a força física e espiritual; conquistar felicidade; e triunfar sobre todas as adversidades da vida.

Já na Coordenadoria Norte-Sul Paulistana (CNSP), um dos destaques foram os relatos de educadores que mostraram perseverança e firme propósito em sua atuação no trabalho, aplicando o que aprenderam nas atividades da coordenadoria.

Andréia Quintiliano Amaral, mem­bro da Divisão Feminina (DF) do Bloco Jardim Dourados (Distrito Três Lagoas, Sub. Mato Grosso do Sul), compartilhou suas reflexões: “A conferência foi uma ‘abertura de mentes’ e as palavras do Dr. Ikeda nos ajudam a elevar nossa condição de vida. Estou ainda mais orgulhosa da pessoa que estou me tornando com a minha revolução humana. A ‘grande correnteza’ sou eu”.

Reprodução/Foto-RN176 CEduc da BSGI atinge número recorde on-line de participação em atividades realizadas nos dias 4 e 5 de dezembro – Editorial do Brasil Seikyo – BSGI

Objetivos para 2022

Para a coordenadora da CEduc da BSGI, Sônia Kato, o objetivo lançado para 2021 de adequar as ações ao atual momento da sociedade e ao movimento da BSGI de fortalecer as organizações de base foi alcançado. “Realizamos diálogos internos visando ao fortalecimento das equipes e nos aprofundamos nos estudos sobre a “educação Soka”, diá­logos sobre a Proposta de Paz, do Dr. Ikeda, através do olhar da educação e os princípios da CEduc de ‘sabedoria, coragem e compaixão’”, declara a líder.

Reprodução/Foto-RN176  CEduc da BSGI atinge número recorde on-line de participação em atividades realizadas nos dias 4 e 5 de dezembro – Editorial do Brasil Seikyo – BSGI

O que esperar da coordenadoria para 2022? Sônia Kato revela: “Desejamos unir o coração de cada integrante ao coração do presidente Ikeda na construção do ‘Ano dos Jovens e do Progresso Dinâmico’, como protagonistas da ‘educação Soka’ e da criação de pessoas valorosas na organização de base. E que esses indivíduos promovam uma profunda revolução na educação brasileira e contribuam assim para a prosperidade do nosso país, como dignos ‘bodisatvas da terra’ que nasceram nesta nação para conduzir o povo à felicidade”.

CEduc da BSGI atinge número recorde de participação em atividades realizadas nos dias 4 e 5 de dezembro