Soka é criação de valor

ROTANEWS176 E POR JORNAL BRASIL SEIKYO  22/01/2022 09:43

REDAÇÃO/ESPECIAL

Reprodução/Foto-RN176 alunos do Colégio Soka do Brasil em apresentação no dia da inauguração do prédio – Editorial do Brasil Seikyo – BSGI

Todos nós temos nossas lembranças do frio que sentimos na barriga no primeiro dia de aula, do esforço para compreender uma matéria, das aulas de educa­ção física; enfim, ao sermos questionados sobre o ambiente escolar, teremos uma infinidade de memórias, lembranças que fazem parte da nossa vida e nos moldam como pessoas.

O presidente da SGI, Dr. Daisaku Ikeda, inicia o prefácio do livro Educação Soka — Por uma Revolução na Educação Embasada na Dignidade da Vida falando sobre o propósito da educação e seu objetivo. Ele comenta:

Qual é o propósito fundamental da educação? Tsunesaburo Makiguchi, pai da educação Soka — educação para a criação de valor —, afirmou que é a felicidade do aluno.1 (…) A educação é minha missão como sucessor dos ideais de Makiguchi e Toda. Além disso, acredito que a paz e a prosperidade da humanidade nos séculos vindouros só poderão ser construídas sobre a base da educação.2

Reprodução/Foto-RN176 Larissa Ramos Rocha, 19 anos, formanda do ensino médio – Editorial do Brasil Seikyo – BSGI

Herdando o espírito do primeiro presidente da Soka Gakkai, Tsunesaburo Makiguchi, e do segundo presidente, Josei Toda, o presidente da SGI, Dr. Daisaku Ikeda, expandiu o amplo caminho da educação humanística Soka para o mundo. No Brasil, a Escola Soka foi inaugurada em São Paulo em 2001, oferecendo inicialmente apenas educação infantil. Posteriormente, abriu o ensino fundamental anos iniciais e o ensino fundamental anos finais e, dessa forma, veio se desenvolvendo como uma escola de educação continuada. Hoje, o Colégio Soka possui turmas do ensino médio e o programa International Baccalaureate (IB), qualificação educacional reconhecida internacionalmente que prepara os estudantes para o ingresso nas melhores universidades do mundo.

Com amplo desenvolvimento, no último dia 19 de janeiro, comemoraram-se os cinco anos de inauguração do edifício-sede do Colégio Soka do Brasil, localizado em São Paulo.

Para a ocasião, o presidente Ikeda enviou uma mensagem, na qual ele destaca:

Tenho absoluta convicção de que a partir desta sede da educação humanística, meus extraordinários cidadãos do mundo que amo incondicionalmente, alçarão voo rumo ao grandioso palco do Brasil e, mais além, de toda a sociedade planetária.3

 Reprodução/Foto-RN176 Valéria Gomes Pires Januário, professora de educação infantil – Editorial do Brasil Seikyo – BSGI


Ações para o futuro

Em outro trecho da mensagem, Ikeda sensei salienta a importância dos estudantes, afirmando:

Um dos provérbios populares brasileiros de que mais gosto é “enquanto há vida, há esperança”. E com base nele, quero declarar: “Os estudantes Soka são a minha vida. Enquanto eles se desenvolverem, a esperança da humanidade será infinita”.4

Nesses cinco anos, o Colégio Soka alçou voos internacionais como os intercâmbios realizados na Universidade Soka da América, o Study Tour, que acontece desde 2015, onde os alunos viveram momentos únicos. Devido ao isolamento social, todos os intercâmbios, nos últimos anos, foram promovidos de forma virtual.

Quais são os próximos passos do Colégio Soka? Rita Kojima, diretora da instituição, compartilha: “Soka é a força para criar um grandioso valor tornando os sonhos realidade, assim direcionou nosso fundador. Portanto, nossa caminhada é longa e recheada de grandes objetivos. Buscaremos cumprir as diretrizes de ensino da Base Nacional Comum Curricular, fortalecendo também o ensino internacional em todos os segmentos da escola. Seguiremos com os intercâmbios entre os Colégios e Universidades Soka ao redor do globo e demais instituições estrangeiras, para consolidar inúmeros cidadãos globais, nossos preciosos protagonistas do amanhã. Baseados nas diretrizes contidas na mensagem do fundador, Dr. Daisaku Ikeda, em comemoração dos 20 anos do Colégio Soka, ‘Como próxima meta o 30º aniversário de fundação, em 2031, vamos, enfim, irradiar um novo brilho da educação e da criação de valor, a partir do honroso Colégio Soka, para nossa amada terra brasileira e para o mundo!’, rumo ao futuro, o Colégio Soka do Brasil continuará promovendo uma educação humanística que desperte o potencial de criação de valores de cada indivíduo, dando continuidade à construção de uma brilhante jornada de avanços. Com a consciência de que a educação é a base para o desenvolvimento da humanidade, o fundamento da paz e da felicidade, este legado Soka será transmitido para todas as gerações futuras!”.

A base da educação humanística Soka está alicerçada no ensino de respeito e dignidade da vida, assim como a missão do colégio:

Reprodução/Foto-RN176 Fachada da instituição (São Paulo, 19 jan. 2017) – Editorial do Brasil Seikyo – BSGI

Torne-se cidadão de Bom Senso, com um sólido caráter para a consolidação de uma sociedade justa e humana.

Torne-se cidadão de Esperança, despertando em si e no outro o desejo pela paz, fortalecendo laços de amizade sem fronteiras.

Torne-se cidadão de Sabedoria, para o desenvolvimento e a sustentabilidade da comunidade local e internacional.


Vitórias conquistadas pelo Colégio Soka

Na ocasião da inauguração [19 de janeiro de 2017], o Colégio Soka incluiu o ensino médio internacional, preparando-se para receber alunos de todo o Brasil com a implantação do Programa Homestay. Em 2018, foi oficializado como uma escola internacional pelo IB e também se tornou associado à Unesco.

Depoimentos

Raio de esperança
Antes de estudar no Colégio Soka, passei por uma situação traumática no meu antigo colégio, que me fez temer o contato externo, isolar-me de tudo e de todos e até duvidar de que conseguiria voltar a estudar e me relacionar com as pessoas. Ao estudar no colégio, senti-me verdadeiramente abraçada pela educação Soka, e pelos alunos e funcionários da instituição. A cada dia no Soka, tive a chance de crescer e de me fortalecer, superar meus temores, voltar a me relacionar de maneira saudável com professores e colegas.

Quanto ao que aprendi como aluna Soka, hoje não sou a mesma garota que uma vez entrou no colégio, cujos medos amea­çavam os sonhos, pois aprendi a ser eu mesma sem nenhum receio. Agora, preparo-me para estudar na Inglaterra, uma das minhas maiores metas. Quero estudar astrofísica e trabalhar na área de pesquisa científica, contribuindo para uma era de inovação e de criação baseada na ciência.

Eterna gratidão
O Colégio Soka do Brasil representa minha própria vida, sempre digo que sinto uma alegria tão grande de ir ao colégio todos dias, que não considero como um trabalho ou uma obrigação, e sim um sonho conquistado com muita determinação e convicção. Lembro-me de que, quando fui cursar pedagogia, todos os dias dizia a mim mesma: “Estou estudando e me aprimorando para atuar no Colégio Soka”. Esse sempre foi meu desejo, para representar e pôr em prática os objetivos do fundador, Dr. Daisaku Ikeda. Com o lema “Ser feliz enquanto estuda”, sou feliz enquanto exerço minha missão de educadora Soka e procuro tornar os dias dos alunos felizes, divertidos, sempre despertando os valores de cada um na singularidade e acreditando em um futuro melhor.

Reprodução/Foto-RN176 Intercâmbios realizados entres os alunos brasileiro e americanos do Colégio Soka. Promovendo intercâmbios culturais, 34 alunos do quinto ano do ensino fundamental anos iniciais do Colégio Soka do Brasil e Thurgood Marshall Academy Lower School (TMALS) da cidade de Nova York se reuniram virtualmente para um diálogo e intercâmbio cultural (15 abr. 2021) – Editorial do Brasil Seikyo – BSGI

No topo: alunos do Colégio Soka do Brasil em apresentação no dia da inauguração do prédio

Notas:

  1. IKEDA, Daisaku. Educação Soka — Por uma Revolução na Educação Embasada na Dignidade da Vida. São Paulo: Editora Brasil Seikyo, 2017. p. 11.
  2. Ibidem, p. 14.
  3. Brasil Seikyo, ed. 2.356, 28 jan. 2017, p. A7.
  4. Idem,ed. 2.356, 28 jan. 2017, p. A7.