ROTANEWS176 E POR JORNAL BRASIL SEIKYO 29/01/2022 10:23
INCENTIVO DO LÍDER
Reprodução/Foto-RN176 Foto de ilustrativa da matéria – Editorial do Brasil Seikyo – BSGI
Dentre muitas expressões que ouvi, a que sempre discordei foi “Não tente, você não conseguirá”. Em algum momento da minha vida surgia alguém que dizia essa frase.
Quando ainda jovem, antes de conhecer o Budismo Soka, ao ouvir aquela expressão, era como se tomasse conta de mim um profundo sentimento de derrota, mesmo antes de tentar fazer algo.
Todavia, há 34 anos, ao iniciar a prática budista, a expressão, a meu ver, derrotista, definitivamente deixou de me atingir. Em especial, passei a acreditar que devo tentar e que erros e acertos fazem parte da vida; sobretudo, por meio da experiência, pode surgir a oportunidade de desafiar a circunstância.
Aprendi que, mesmo que o cenário seja desanimador, a ação proativa manifestada pela prática do Nam-myoho-renge-kyo transforma até o ambiente mais sombrio e desolador. E isso se inicia a partir da mudança interior (revolução humana) que exalta o poder inerente à vida, fazendo reverberar uma força extraordinária capaz de mudar qualquer realidade.
A atitude benevolente de uma amiga em me ensinar a prática budista mudou o curso da minha vida.
Nosso mestre, presidente Ikeda, diz:
No budismo, uma pessoa que ajuda outra a atingir esse objetivo, ensinando-lhe sobre a prática ou encorajando-a na fé, é chamada de “bom amigo” ou “boa influência” (zentishiki, em japonês).1
Ele ainda reforça:
A existência do “bom amigo” é de suprema importância para se trilhar um caminho correto na vida. Isso porque, no ato de avançar junto com os bons amigos é que existem o aprimoramento e a satisfação.2
Curiosamente, nunca mais ouvi a frase “Não tente, você não conseguirá”. Pois a prática da fé com base nas preciosas orientações de Ikeda sensei fez com que eu manifestasse coragem, notadamente pelo fato de agir e demonstrar que aqui não há o impossível. O que existe é uma profunda ligação com o Mestre e o desejo de corresponder ao seu ideal de atuar em prol do kosen-rufu, cumprindo o juramento seigan, e isso norteia minha vida de modo a agir com coragem e determinação.
Ikeda sensei incentiva:
Em qualquer ambiente, enquanto houver uma única pessoa com um palácio dourado no coração, um único indivíduo de real habilidade, tudo se desenvolverá numa direção positiva, em direção à felicidade. Vamos continuar a avançar, lutando para criar essas pessoas determinadas, e para que nós próprios nos tornemos essas pessoas. Quando cada membro da SGI brilhar como uma pessoa de ouro puro, com certeza, poderemos guiar a humanidade na direção da felicidade, da paz e da segurança.3
Ainda que as situações se mostrem desfavoráveis, por meio da prática, aprendi a jamais deixar de tentar, sempre buscando realizar o melhor, de modo intenso, comprometido e com seriedade, porque há em mim o juramento seigan de corresponder ao Mestre.
Hilda Araújo dos Santos Fujii
Vice-coordenadora da Divisão Feminina de coordenadoria
Notas:
- Terceira Civilização, ed. 403, mar. 2002, p. 10.
- Brasil Seikyo, ed. 2.252, 22 nov. 2014, p. A2.
- Idem, ed. 1.265, 19 mar. 1994, p. 4.