Volkswagen divulga mais imagens e detalhes da nova Amarok

LANÇAMENTO DA NOVA VW AMAROK1 –

ROTANEWS176 E POR GUIADOCARRO 21/02/2022 17h43                                                                                          Por João Buffon

Prevista para 2022, nova geração da Volkswagen Amarok ficará maior e terá proposta premium; picape trará novo motor V6 turbodiesel

Reprodução/Foto-RN176 Nova Volkswagen Amarok 2023 Foto: VW/Divulgação

Falta pouco para finalmente conhecermos a nova Volkswagen Amarok. A montadora alemã divulgou na última semana novos teasers e informações a respeito da nova geração da picape, que será revelada ainda este ano. Com design totalmente renovado e proposta premium, a nova Volkswagen Amarok promete ser mais do que uma Ford Ranger com cara diferente.

Anteriormente, a Volkswagen já havia revelado esboços e renderizações da dianteira, da lateral e do interior da nova picape média. Faltava apenas a traseira, que é o destaque do novo teaser. Nas imagens divulgadas pela montadora alemã, a nova Amarok terá lanternas de led que invadem a lateral. Com formato reto, elas contam com assinatura visual em formato de “C”. Assim como na nova Ford Ranger, a tampa da caçamba traz o nome do modelo escrito em baixo relevo.

Reprodução/Foto-RN176 Nova Volkswagen Amarok 2023 Foto: VW/Divulgação

Já na lateral, o destaque fica para os vincos. Os para-lamas da nova Amarok terão linhas musculosas, e também há uma linha marcante que surge nos faróis e segue até o contorno das janelas de trás. As imagens divulgadas também mostram a nova picape com um santantônio integrado, recurso já oferecido na Amarok Extreme atual. Já as rodas de liga-leve terão acabamento diamantado.

A nova Amarok também ficará maior. De acordo com a Volkswagen, a nova geração da picape mede 5,35 m de comprimento, exatos 10 cm a mais. A carroceria também será mais larga e terá mais altura do solo que a versão atual. Ainda segundo a montadora alemã, o ganho em dimensões se traduz em mais espaço para as pernas dos passageiros na segunda fileira de assentos.

Na dianteira, a nova Volkswagen Amarok terá design inspirado nos SUVs da marca alemã. A picape terá um desenho de linhas retas, com direito a uma fina linha iluminada que conecta a parte superior dos faróis dianteiros com assinatura visual de led. Logo abaixo, a área da placa conta com uma barra preta, enquanto há um aplique cromado na parte inferior do para-choque. Juntas, as peças formam uma espécie de “X”, semelhante ao adotado no Taos.

Por dentro, a nova Amarok apostará em um acabamento mais refinado do que o modelo atual. Dentre as novidades, uma imagem divulgada pela Volkswagen mostra que a nova Amarok vai receber diversos elementos já utilizados pelos carros da Volkswagen, como o volante utilizado pelo Nivus, e o painel de instrumentos Active Info Display. Assim como na nova Ranger, a central multimídia conta com tela de orientação vertical.

Também são esperados novos recursos de conectividade, conforto e de segurança, com destaque para sistemas de assistência ao condutor. Sob o capô, a Volkswagen confirmou apenas que a nova Amarok terá um novo motor V6 turbodiesel mais potente do que o atual 3.0 de 258 cv e 580 Nm de torque. O que ainda não se sabe é se esse novo motor tem origem Volkswagen ou Ford.

Reprodução/Foto-RN176 Nova Volkswagen Amarok 2023 Foto: VW/Divulgação

Sem revelar informações técnicas, a montadora alemã reforça os rumores de que sua picape poderia compartilhar motores com a nova Ford Ranger, que oferece opções 2.0 turbodiesel e 3.0 V6 turbodiesel. Dentre as opções de transmissão, a nova Amarok também deve contar com opções de câmbio manual de 6 marchas, além de transmissões automáticas de 6 ou 10 marchas, além de tração 4×2 ou 4×4 com reduzida.

Apesar da nova geração prestes a sair do forno, a Volkswagen Amarok tem futuro incerto no Brasil. Isso porque a nova geração da picape alemã só será produzida na África do Sul, o que inviabilizaria a importação da nova Amarok ao Brasil a preços competitivos. A atual geração da Amarok seguirá em produção na Argentina, e pode ganhar uma reestilização para seguir mais alguns anos no mercado latino.