ROTANEWS176 E POR JORNAL BRASIL SEIKYO 26/02/2022 07:05
NOTÍCIAS / REDAÇÃO
Blocos e comunidades da BSGI promovem encontros para pôr em prática a filosofia budista
Reprodução/Foto-RN176 Comunidades Palmares e Bela Vista ambas on-line – Editora Brasil Seikyo – BSGI
“Fé, prática e estudo” constituem um famoso conceito chamado “tripé”, essencial para a vitória na vida de um praticante budista. Em especial, o estudo do budismo tem conquistado grande destaque entre as principais atividades da BSGI nos últimos anos. Em 2022, o estudo se mostra ainda mais forte nas organizações de base.
Entre as organizações que vêm se empenhando nessa iniciativa, encontramos uma parceria de sucesso entre as comunidades Palmares e Bela Vista, ambas pertencentes à RM Santo André (Sub. Grande ABC, CGSP). Tudo começou na Comunidade Palmares que, em 2021, iniciou com os membros o estudo da explanação do livro Abertura dos Olhos, de autoria do Dr. Daisaku Ikeda, presidente da Soka Gakkai Internacional (SGI). E no mesmo ano, a Comunidade Bela Vista foi convidada a integrar as atividades, somando forças com o estudo dos apontamentos do escrito de Nichiren Daishonin, que acabou sendo dividido em dezoito partes para melhor absorção dos conteúdos. No dia 17 de fevereiro, os membros estudaram o 14o trecho e seguem unidos para a finalização do material. Para Tatiane Kruschefes, responsável pela Divisão Feminina (DF) da Comunidade Palmares, essa iniciativa tem um objetivo muito especial: “Temos o desejo de que membros e convidados avancem e se tornem cada vez mais felizes. Com o diálogo jovem e leve, conseguimos relacionar esse escrito com situações do dia a dia de forma prática”.
Reprodução/Foto-RN176 Comunidade Pituba on-line: organizações dedicadas ao estudo com foco no desenvolvimento dos membros – Editora Brasil Seikyo – BSGI
Na Comunidade Indiana (RM Presidente Prudente, CNOP), as atividades de estudo mensais são mais uma oportunidade de se encontrar com o presidente Ikeda, pois o material utilizado por eles é o Encontro com o Mestre, textos publicados no Brasil Seikyo. Representantes da localidade destacam que o encontro do último dia 15 foi um grande incentivo para a vitória diária de cada um dos participantes, além de se aprofundarem na confiança e na admiração que Ikeda sensei tem pela força das mulheres, o que fez todas as participantes se inspirarem a se esforçar ainda mais pelo kosen-rufu.
Já na Bahia, a Comunidade Pituba (RM Salvador Sul, CGRE), vem promovendo estudos de princípios budistas. A atividade carinhosamente chamada Quinta-feira Feliz, que começou no Bloco Lot. Vela Branca, é uma atividade semanal (realizada pelos blocos ou pela comunidade) que envolve membros e convidados, com o objetivo de possibilitar que, com base no estudo, os participantes se sintam incentivados a vencer suas questões individuais com base na prática do Budismo Nichiren. A atividade deu tão certo que, além do número crescente de participantes, colaborou para maior participação nas reuniões de palestra e no Kofu. Este mês (fevereiro), líderes e membros se uniram na retomada dos preparativos para a reunião que será realizada no dia 24.
Reprodução/Foto-RN176 Comunidade Indiana on-line: organizações dedicadas ao estudo com foco no desenvolvimento dos membros – Editora Brasil Seikyo – BSGI
Os líderes da localidade da qual a Comunidade Pituba faz parte destacam ainda que as atividades de estudo simbolizam para a organização local a retomada das atividades desde o início da pandemia. Como consequência, esses encontros continuam injetando ânimo nos membros e na própria liderança do bloco. Outras consequências naturais desse movimento foram: aumento no ritmo de visitas (on-line) aos membros, surgimento de mais convidados, maior acesso ao BS+ e à Extranet para leitura e estudo das matérias e aprimoramento dos membros envolvidos na programação.
No topo: comunidades Palmares e Bela Vista: