Estado de buda é comportamento

ROTANEWS176 E POR JORNAL BRASIL SEIKYO  26/02/2022 07:30

INCENTIVO DO LÍDER

Reprodução/Foto-RN176 Foto ilustrativa da matéria – Editorial Brasil Seikyo – BSGI

A história do movimento Soka é a comprovação da veracidade do princípio budista de “unicidade de mestre e discípulo”. Mestre e seus discípulos, sonhando e lutando juntos, expandiram o Budismo Nichiren para 192 países e territórios, concretizando a profecia do Buda da ampla propagação do budismo.

Um dos grandes tesouros é possuir bons veteranos que me direcionam para a prática da fé correta e a ter o mesmo coração que Ikeda sensei.

Sobre esse ponto, gostaria de compartilhar duas histórias, a primeira ocorreu entre os meus 14 e 18 anos. Na época, o jovem que era meu líder me visitava todos os domingos e, durante esses anos, ele me acompanhou até que eu pudesse caminhar com minhas próprias pernas e avançar na prática da fé e na vida.

A segunda, aconteceu anos depois. Na ocasião, meu avô estava na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e minha mãe pediu para eu retornar para casa e recitar daimoku, o Nam-myoho-renge-kyo. Durante a oração, por volta das 22h30, no momento em que eu começaria a chorar, ouvi palmas no portão. Era um líder da Divisão dos Jovens (DJ) da BSGI e a esposa, grávida. Eles oraram comigo, incentivaram-me e poucos dias depois o quadro do meu avô melhorou e ele teve alta.

Por lutar com a esposa desse líder, eu sabia que ele estava enfrentando grandes desafios no trabalho e de saúde. Então, ele poderia não ter me visitado e mesmo assim o fez.

Como ele conseguiu me atender quando eu mais precisava? Se fosse em outro dia, talvez as circunstâncias seriam diferentes. Sinto que essas pessoas atuam como extensão da vida do Mestre.

Sensei nos ensina que, por mais que possamos diferir do Mestre em sua sabedoria e compreensão, quando possuímos o mesmo comprometimento pelo kosen-rufu que ele, manifestamos a mesma condição de vida dele.

Ele reforça: “Os seres humanos possuem a capacidade de manifestar o poder do estado de buda em seu caráter e em suas ações. Por isso, o coração é essencial”.1

Portanto, conforme nosso mestre enfatiza, podemos entender que estado de buda é comportamento. São as ações na vida diária que demonstram nossa condição de vida. E para mudar nossa condição de vida por meio da oração, Daishonin afirma que três elementos são requeridos: “um bom mestre, um bom praticante e um bom ensinamento”.2

O presidente Ikeda orienta:

Orem para que em vez das maldades ou das forças negativas e destrutivas infiltrarem em seu ser, que entrem em sua vida Brahma (Bonten, em japonês), Shakra (Taishaku) e os deuses do Sol e da Lua — as forças protetoras e positivas do Universo!3

“Se fizerem isso”, ressalta ele, “sua força será multiplicada centenas, milhares de vezes. Com essa oração, com essa fé, vocês conseguirão concretizar uma transformação fundamental nas profundezas de sua vida. Esse é o segredo para realizar a revolução humana”.4

Seguindo o exemplo do nosso mestre, vamos orar e agir, fazendo de 2022 o melhor ano de nossa vida.

Diego Capelli

Coordenador da Divisão dos Jovens de coordenadoria
Notas:

  1. Terceira Civilização, ed. 522, fev. 2012, p. 36.
  2. Coletânea dos Escritos de Nichiren Daishonin. São Paulo: Editora Brasil Seikyo, v. II, p. 143, 2020.
  3. Brasil Seikyo, ed. 1.579, 11 nov. 2000, p. A4.
  4. Ibidem.