ROTANEWS176 E POR JORNAL BRASIL SEIKYO 24/03/2022219:55
CADERNO NOVA REVOLUÇÃO HUMANA
Capítulo “Aguardando o Tempo”, volume 30
Reprodução/Foto-RN176 Desenho de ilustrações da Editora Brasil Seikyo – BSGI
PARTE 35
Para Shin’ichi Yamamoto, nada o deixava mais feliz do que poder conversar livremente com os jovens.
Depositando grande expectativa no futuro deles, Shin’ichi disse:
— Os jovens têm a importante missão de assumir a responsabilidade de tudo como sucessores da Soka Gakkai. É por essa razão que o presidente Josei Toda dedicou tanto esforço no rigoroso treinamento dos jovens. Às vezes, ele me repreendia severamente na frente de um grande grupo de pessoas. Mesmo que o erro fosse de outra pessoa, era sempre eu quem levava bronca. Em particular, quando ele queria ensinar a todos a rigorosidade do caminho de mestre e discípulo em meio à nossa luta pelo kosen-rufu, dirigia suas palavras a mim. Seu treinamento lembrava o amor severo do leão, que lançava seus filhotes ao desfiladeiro para testá-los. Toda sensei estava tentando me criar como um leão sucessor. O fato de eu orientar com rigorosidade os líderes centrais é porque eles têm papel importante de assumir a total responsabilidade pela Soka Gakkai de agora em diante. Os líderes centrais devem sempre ter seriedade. Precisam de força para vencer sem falta, não importa o que aconteça. Quero que eles se desenvolvam como excelentes líderes. É por essa razão que, como mestre da vida dedicado ao kosen-rufu, continuarei a falar com rigor também daqui para a frente. Isso é compaixão. Um mestre é rigoroso com os verdadeiros discípulos. Com a idade que estou agora, compreendo bem o sentimento do presidente Josei Toda. Diversas pessoas o conheciam bem e muitas receberam orientações dele. Porém, sou o único que o serviu com total dedicação, herdou suas aspirações e vem abrindo o caminho do kosen-rufu exatamente como ele instruiu. É por isso que ouso dizer que conheço a Soka Gakkai e a verdade sobre Toda sensei melhor que qualquer outra pessoa. Essa é também a razão pela qual estou escrevendo em série o romance Revolução Humana, para que nossos companheiros do mundo e os das gerações futuras, que assumirão o bastão do kosen-rufu, possam avançar precisamente pelo caminho de mestre e discípulo Soka. Quero que vocês sempre aceitem os desafios com coragem e se lapidem e se fortaleçam. E sempre com a união em primeiro lugar, avancem juntos construindo a Soka Gakkai do século 21.
PARTE 36
Dia após dia, Shin’ichi Yamamoto empenhou contínuos e incansáveis esforços para incentivar as pessoas, lançando-se em meio a elas e tocando o coração de cada uma. Foi uma árdua luta espiritual, travada com o diálogo e destinada a abrir novos horizontes no movimento pelo kosen-rufu da Soka Gakkai.
Finalmente, chegou o agitado mês de dezembro, no tumultuado ano de 1979.
Na tarde do dia 26 de dezembro, Shin’ichi visitou o Centro Cultural de Arakawa, em Tóquio. Estava programada a sua participação na 3a Convenção da Kotekitai a ser realizada na noite desse dia no Centro Cívico de Arakawa. Antes do início da atividade, ele queria conhecer e incentivar as jovens da banda feminina e os companheiros da localidade de Arakawa que estavam concentrados no local.
Shin’ichi tinha um carinho especial e muitas expectativas com relação a Arakawa.
Em agosto de 1957, um mês depois que as autoridades de Osaka o detiveram sob falsas acusações de violar as leis eleitorais e o prenderam, Shin’ichi percorreu intensamente o bairro de Arakawa para desbravar os caminhos do kosen-rufu.
Ao lutar contra as forças opressoras das autoridades enquanto estava na prisão, ele sentiu profundamente que a única maneira de enfrentar a injustiça era unir e expandir a força das pessoas comuns. Por isso, decidiu estabelecer um marco dourado de extraordinária expansão do kosen-rufu em Arakawa, um lugar onde o velho espírito humano do centro de Tóquio permanecia vivo.
Shin’ichi se empenhou ao máximo para incentivar a todos com quem se encontrava. Dedicando a sua paixão, de corpo e alma, ele foi despertando bravos guerreiros em sucessão, cada qual valendo por mil soldados.
Arakawa é um bairro pequeno. No entanto, a vitória da união nessa localidade abriria o caminho para a grande vitória de Tóquio, propagando, sem falta, ondas para todo o país e o mundo inteiro.
Reprodução/Foto-RN176 Desenho de Josei Toda Mestre o Educador e Pacifista e o Segundo Presidente da Soka Gakkai – Editora Brasil Seikyo – BSGI
Antes de se lançar nessa “campanha de Arakawa” de aproximadamente uma semana, Shin’ichi havia decidido alcançar um objetivo específico: aumentar o número de famílias de membros no bairro em mais de 10%.
Embora fosse um desafio difícil e inimaginável, se os membros conquistassem a vitória nesse local, ela se tornaria fonte de orgulho e de confiança para eles, além de uma grande medalha de honra de boa sorte que adornaria a vida de cada um para sempre.
Nos escritos de Nichiren Daishonin consta: “Somente quando uma pessoa vence um poderoso inimigo é que ela consegue provar a sua verdadeira força”.1 Shin’ichi queria que os membros de Arakawa superassem todas as dificuldades e construíssem a tradição de serem os “monarcas de Tóquio”.
O personagem do presidente Ikeda no romance é Shin’ichi Yamamoto, e seu pseudônimo, como autor, é Ho Goku.
Notas:
- Coletânea dos Escritos de Nichiren Daishonin. São Paulo: Editora Brasil Seikyo, v. I, p. 318, 2014.