Coração gigante dos pais e mães do Brasil

ROTANEWS176 E POR JORNAL BRASIL SEIKYO  31/03/2022 19:10

MATÉRIA GRUPO CORAÇÃO DO REI LEÃO

Reprodução/Foto-RN176 Foto lustração da matéria = Coração gigante dos pais e mães do Brasil – Editorial do Brasil Seikyo – BSGI

Nichiren Daishonin escreveu: “Se o senhor se importa realmente com a segurança pessoal, deve primeiro orar pela paz e segurança nos quatro quadrantes da terra”.1

Com essa frase, podemos refletir quanto são importantes nossas ações agora, visando criar nossos filhos nos jardins da Soka Gakkai para o bem do país e do planeta. Os valores absorvidos na infância e adolescência formarão o cidadão consciente do espírito de “estabelecer o ensinamento para a pacificação da terra” (rissho ankoku).

O presidente da Soka Gakkai Internacional (SGI), Dr. Daisaku Ikeda, nos ensina a olhar o futuro de forma diferente, não apenas quanto às expectativas, mas enxergando as realizações positivas das próximas gerações:

Por estar firmemente decidido a dar continuidade a esse espírito do meu mestre, sem perda de tempo, estabeleci as Divisões dos Estudantes Primário, Ginasial e Colegial (correspondendo aos níveis Futuro, Esperança e Herdeiro da BSGI) — que juntas hoje compreendem a Divisão dos Estudantes — assim que assumi como terceiro presidente da Soka Gakkai. Na época, alguns dos líderes centrais da Soka Gakkai sugeriram que havia prioridades maiores, mas declarei: “Se não plantarmos mudas, não crescerão árvores. Se esperarmos para plantá-las quando necessitarmos de árvores robustas e altas, será tarde demais. Não devemos deixar escapar a hora certa de agir!”. O momento oportuno não é aquele em que se fica aguardando; é o que se cria! A época do plantio de mudas exige máximo cuidado e esforço da nossa parte.

Cultivar sucessores capazes é espalhar sementes e plantar brotos do kosen-rufu mundial. Significa construir um futuro no qual toda a humanidade possa realmente desfrutar a felicidade. Contanto que haja um fluxo de membros da Divisão dos Estudantes, aprimorando-se e se tornando excelentes pessoas, o futuro da humanidade estará assegurado.

Visando ao centenário da Soka Gakkai em 2030 e ao futuro muito mais longínquo, vamos nos unir agora e devotar todas as nossas forças para promover o desenvolvimento dos integrantes da DE, na qual todos, sem exceção, possuem uma profunda missão. Esse esforço também garantirá que o caudaloso rio do kosen-rufu perdure e flua eternamente.2

Em outro incentivo, podemos ler:

Nós falamos sobre o kosen-rufu como um movimento a ser promovido na sociedade, mas seu verdadeiro eixo encontra-se em nosso lar, na família. A prova mais convincente para desenvolver o kosen-rufu é a felicidade que estabelecemos em casa.3

Imbuir-se do espírito de inspirar os filhos para que revelem seu potencial máximo, encorajando-os e lhes oferecendo apoio ainda maior do que recebe. Aqui, encontramos o eixo da Soka Gakkai: criar pessoas valorosas e capazes.

Família é tema habitual nos escritos de Nichiren Daishonin. Dessa forma, a “Prática da fé para criar a harmonia familiar” é a primeira das “Cinco diretrizes eternas da Soka Gakkai”.

Recebemos no BS+, do dia 27 de março de 2022, este direcionamento do nosso mestre: “Os pontos principais para criar herdeiros na prática da fé são: recitar gongyo em família, criar os filhos nos jardins da Soka Gakkai e orar acreditando sempre neles. Torçam pelos preciosos sucessores!”.
Forte abraço

Grupo Coração do Rei Leão
Notas:

  1. Coletânea dos Escritos de Nichiren Daishonin. São Paulo: Editora Brasil Seikyo, v. I, p. 24, 2014.
  2. Brasil Seikyo, ed. 2.368, 22 abr. 2017, p. B1-B3.
  3. Idem, eds. 2.452 e 2.453, 26 jan. 2019.