ROTANEWS176 E POR SAÚDEEMDIA 08/05/2022 16:00
Problema crônico é fator de risco para Covid-19 e pode ser agravado por sedentarismo. Entenda o que o diabetes pode provocar
Reprodução/Foto-RN176 Tire suas dúvidas sobre alimentação – Shutterstock
Diabetes é uma doença crônica causada pela elevação da glicose presente no sangue, também conhecida como hiperglicemia. De acordo com a Sociedade Brasileira de Endocrinologia (SBEM), a doença se manifesta por defeitos na secreção de insulina – hormônio produzido pelo pâncreas – e interferências na ação da substância.
“Existe o diabetes de substrato imunológico, chamado diabetes tipo 1. Que é o que mais frequentemente encontramos em crianças e adolescentes, e às vezes em adultos jovens. É uma doença no sistema imunológico. E há, desde o início, um déficit de produção de insulina. E tem o diabetes tipo 2, o mais comum. Que não é uma doença que se inicia por deficiência de produção de insulina, mas por uma falha de ação dessa insulina”, conta o Dr. Abrão Cury, cardiologista do Hcor, Hospital do Coração.
O sedentarismo e a má alimentação que algumas pessoas cultivaram e ainda cultivam durante a pandemia podem contribuir para o ganho de peso e o aparecimento de diabetes. De acordo com Fernando Valente, médico endocrinologista e coordenador de Comunicação da Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD), a dieta é imprescindível no controle da doença, mas é preciso ficar de olho em possíveis armadilhas e inverdades que se espalham sobre a alimentação de pacientes diabéticos. Pensando nisso, ele elencou alguns mitos e verdades sobre a doença. Confira:
1 – Produtos diet, light e zero estão liberados – MITO
Nesse caso, o recomendado é ter moderação. Alimentos dietéticos, inclusive, podem ter mais calorias do que os normais. Isso ocorre pela adição de outros componentes na composição, para deixar os produtos mais saborosos. Algo que pode representar um risco para pessoas com diabetes, que são mais suscetíveis ao colesterol alto e doenças metabólicas.
2 – Chá auxilia no controle do diabetes? – VERDADE
Alguns chás, e a maioria das substâncias que possuem propriedades antioxidantes – como café e canela – são bons aliados no controle do diabetes. Eles auxiliam na redução da glicemia e podem ser adicionados na dieta. Porém, é preciso ter cuidado também. Apesar de serem bons para saúde, não existem evidências científicas de que eles possuem efeitos curativos.
3 – Diabéticos não podem consumir frutas – MITO
Apesar da frutose, quando ingeridas de maneira controlada e calculada, as frutas não prejudicam a saúde de pessoas com diabetes. “Prefira as mais fibrosas, como maçã, pêra, limão e laranja. As com alto índice de gordura, como o abacate, também terão menor índice glicêmico e o carboidrato será absorvido lentamente”, orienta o Dr. Valente.
4 – Doces são totalmente proibidos – MITO
Assim como as frutas, os doces podem ser ingeridos com moderação. Mas é necessário mais cuidado ainda, já que eles, dificilmente, vão ter fibras em sua composição. O ideal mesmo é consultar um nutricionista para avaliar de perto o caso e fazer um planejamento alimentar adequado, que não ofereça riscos para a saúde.
5 – Beber socialmente pode – VERDADE
Mas muita, muita moderação e cuidado. A ingestão de bebidas alcoólicas não é totalmente proibida, mas pode ser muito perigosa para pacientes que utilizam insulina e outros medicamentos. A recomendação também é procurar um especialista para avaliar caso a caso.
6 – Mel está liberado – MITO
O mel é uma substância deliciosa e natural. Mas, assim como as frutas, precisa de moderação. Ele conta com um alto teor de glicose e frutose e pode ser perigoso para pacientes diabéticos. Por isso é necessário ter cuidado.