Ikeda sensei recebe título acadêmico de número 400

ROTANEWS176 E POR JORNAL BRASIL SEIKYO 12/05/2022 18:21

NOTÍCIAS REDAÇÃO

Universidade Nacional Chungbuk, da Coreia do Sul, homenageia o Dr. Daisaku Ikeda com o diploma de doutor honoris causa em pedagogia

Reprodução/Foto-RN176 Universidade Nacional Chungbuk, da Coreia do Sul, homenageia o Dr. Daisaku Ikeda. Dr. Daisaku Ikeda. Ele é um filósofo, escritor, fotógrafo, poeta e líder budista da SGI atualmente o Mestre e Presidente da Soka Gakkai Internacional – SGI – Editora Brasil Seikyo – BSGI

A Universidade Nacional Chungbuk, da Coreia do Sul, outorgou ao Dr. Daisaku Ikeda, fundador da Universidade Soka, o título de doutor honoris causa em pedagogia durante a cerimônia realizada no dia 28 de abril, no auditório da universidade coreana, localizada na cidade de Cheongju. É um reconhecimento às contribuições de Ikeda sensei para o avanço da paz no mundo e dos direitos humanos, como também da criação de pessoas valorosas, que se devotam em prol da humanidade. Trata-se do 400o (quadringentésimo) certificado acadêmico recebido pelo Dr. Ikeda.

A cerimônia contou com a presença do reitor Su-Kab Kim e do diretor de graduação Dal-Young Chun. O título acadêmico foi entregue ao reitor da Universidade Soka, Masashi Suzuki, representante do homenageado. Também participaram do evento o diretor-geral da SGI-Coreia do Sul Kim In Soo e membros representantes da organização.

Na cerimônia, o diretor de graduação Dal-Young Chun apresentou o perfil de Ikeda sensei. Na sequência, o reitor Kim entregou o diploma ao representante do homenageado, o reitor Suzuki. O auditório foi tomado por estrondosa salva de palmas. Após as palavras de felicitações do reitor Su-kab Kim, o reitor da Universidade Soka leu as palavras de agradecimento do presidente Ikeda. A cerimônia foi concluída com apresentação comemorativa da orquestra de cordas.

A Universidade Nacional Chungbuk nasceu em meio aos conflitos da Guerra da Coreia, em setembro de 1951. Com base em seus princípios de fundação, “verdade, justiça e pioneirismo”, já formou cerca de 160 mil estudantes, acalentando os ideais de “esforços para a criação da cultura local”, “exaustiva dedicação ao desenvolvimento sustentável da humanidade” e “devoção para abrir o futuro da sociedade”. Atualmente, na instituição estudam cerca de 20 mil jovens.

Reprodução/Foto-RN176 Participantes da cerimônia de entrega do título de doutor honoris causa em pedagogia outorgado pela Universidade Nacional Chungbuk a Ikeda sensei, realizada no auditório da instituição, na cidade de Cheongju. O reitor Su-Kab Kim é o quinto da dir. para a esq., na fila da frente (Coreia do Sul, 28 abr. 2022)

Em junho de 2019, realizou-se a exposição Um Passo para a Mudança — O Poder da Educação em Direitos Humanos, organizada pela Soka Gakkai Internacional (SGI), da qual o Dr. Ikeda é presiden­te, em cooperação com outras entidades, no campus da instituição. Na ocasião, o reitor Kim sentiu profundo respeito e admiração por Ikeda sensei e seu empenho ininterrupto pela paz, cultura e educação com base na filosofia budista de respei­to à dignidade da vida. Posteriormente, ao dar continuidade ao intercâmbio com os membros da SGI-Coreia do Sul, aprofundou a compreensão sobre o pensamento e as ações do presidente Ikeda.

E em janeiro de 2020, o reitor visita a Universidade Soka na ocasião da cerimônia de assinatura do convênio de intercâmbio acadêmico entre as instituições de ensino. Ele sentiu profunda admira­ção pelo ambiente educacional que encontrou e comenta que fortaleceu ainda mais sua decisão de construir uma universidade em prol dos alunos. E afirma: “Conceder o título acadêmico ao grandioso Ikeda sensei é um ato mais que natural para a Universidade Nacional Chungbuk”. O certificado foi aprovado por unanimidade pelo conselho universitário da instituição.

Fonte: Seikyo Shimbun, edição do dia 29 de abril de 2022.