O progresso dinâmico rumo à grandiosa condição de vida de “eternidade, felicidade, verdadeiro eu e pureza”

ROTANEWS176 E POR  JORNAL BRASIL SEIKYO  27/05/2022 19:55

ENCONTRO COM O MESTRE                                                                                                                                      Por Dr. Daisaku Ikeda

Reflexões do presidente da Soka Gakkai Internacional (SGI), Dr. Daisaku Ikeda, sobre o mês de maio

Reprodução/Foto-RN176 Presidente Ikeda dialoga com membros da região de Kansai em atividade no Centro Cultural da localidade (Kansai, out. 1994). Dr. Daisaku Ikeda, fundador da Universidade Soka. Dr. Daisaku Ikeda. Ele é um filósofo, escritor, fotógrafo, poeta e líder budista da SGI atualmente o Mestre e Presidente da Soka Gakkai Internacional – Foto: Seikyo Press – SGI – Editora Brasil Seikyo – BSGI

Uma vida conduzida junto com a Lei Mística sempre se torna mais vigorosa.

Em relação ao ritmo do avanço do kosen-rufu, Nichiren Daishonin fez a seguinte analogia: “Mesmo que as árvores queiram permanecer imóveis, o vento não cessará em soprar. Mesmo que desejemos que a primavera continue, ela deverá dar lugar ao verão”.1

Conforme essas palavras, adornamos nosso 3 de Maio com os preciosos companheiros do Japão e do mundo e demos início a um novo avanço ainda com mais ânimo e vigor.

Os votos de congratulações recebidos dos diversos setores da sociedade são a prova da confiança depositada na família Soka e na Divisão das Mulheres [do Japão], que completou um ano de fundação. São também a coroa preciosa de mestre e discípulo oferecida ao mestre predecessor [Tsunesaburo Makiguchi, primeiro presidente da Soka Gakkai] e ao meu venerado mestre [Josei Toda, segundo presidente].

Fiquei muito feliz ao saber que a empolgante apresentação das bandas Kotekitai e Ongakutai expandiram ondas de emoção nos desfiles de Yokohama, Fukuoka, Wakayama, Hachioji, em Tóquio, e Osaka.

Neste mês [maio de 2022], o Ongakutai do Brasil comemora seu 60º aniversário de fundação. Em todo o mundo, os bodisatvas Som Místico Soka executam melodias de esperança e de coragem.

A força da cultura enriquece os corações e o poder do diálogo une vidas. Esse é o nosso desafio da criação de valor.

* * *

Em maio, mês de abundantes folhas novas [no Japão], revive de forma vibrante a página de luta conjunta que marcou o progresso dinâmico com os companheiros de Kansai.

Foi em maio de 1956, em meio aos obstáculos e às maldades que surgiam em sucessão, que os companheiros do Distrito Osaka estabeleceram, com vigor e alegria, imbuídos do coração do rei leão, a torre dourada de 11.111 novas famílias convertidas.

Em maio, mês da minha posse como terceiro presidente, a primeira localidade que visitei foi Kansai (1960).

No ano seguinte [1961], no dia 11 de maio, foram fundados os Distritos Hyogo e Kobe. Apesar da chuva intensa, a cerimônia foi envolta por uma atmosfera de entusiasmo capaz de dissipar o tempo severo. Em um só coração, todos se comprometeram mutuamente a perseverar na fé que põe a ação corajosa em primeiro lugar.

Foi nesse encontro, realizado em Hyogo, província vanguardista da cultura, que se anunciou a produção de filmes para registrar a luta pelo kosen-rufu. Esse foi o ponto de partida para o magnífico desenvolvimento alcançado nos dias atuais que gerou os videos on demand (VOD) do canal Soka e os vídeos compartilhados pelo Seikyo Shimbun, entre outros.

Também foi nas terras de Kansai (1976) que o dia 5 de maio ficou definido como o Dia dos Sucessores da Soka Gakkai, desejando a felicidade, o crescimento e a gloriosa vitória da Divisão dos Estudantes.

Neste mês de maio [2022], uma vez mais, nossa Grande Kansai assinala a partida rumo a um imponente avanço com os jovens do “azul mais azul que o anil” na vanguarda. Essa legião de companheiros é meu orgulho, minha esperança e meu tesouro.

* * *

Por ocasião do meu casamento, há setenta anos, meu venerado mestre presenteou a mim e à minha esposa com um objeto decorativo de uma carruagem de boi que remete à “carruagem puxada pelo grande boi branco” exposta no Sutra do Lótus. Nos escritos de Nichiren Daishonin consta: “Essas grandes carruagens puxadas por bois brancos podem voar à vontade pelo céu da natureza essencial dos fenômenos”.2

Que todos os preciosos companheiros registrem, junto com o avanço do kosen-rufu, o progresso dinâmico rumo à grandiosa condição de vida de “eternidade, felicidade, verdadeiro eu e pureza”, repleta de abundante boa sorte. Essa é a oração de juramento seigan e de saldar as dívidas de gratidão minha e de minha esposa e que permanece inabalável até hoje.

Publicado no jornal Seikyo Shimbun de 10 de maio de 2022.

No topo: Presidente Ikeda dialoga com membros da região de Kansai em atividade no Centro Cultural da localidade (Kansai, out. 1994)

Foto: Seikyo Press

Notas:

  1. Coletânea dos Escritos de Nichiren Dai­shonin. São Paulo: Editora Brasil Seikyo, v. I, p. 703, 2014.
  2. The Writings of Nichiren Daishonin[Os Escritos de Nichiren Daishonin]. Tóquio: Soka Gakkai, v. II, p. 976.