VÍDEO: DO LANÇAMENTO NA INTEGRA DO FOGUETE! –
ROTANEWS176 E POR IG TECNOLOGIA 04/06/2022 11:15
Voo durou dez minutos e teve seis tripulantes
Reprodução/Foto-RN176 Hespanha cumprimentou a equipe da Blue Origin ao sair da cabine – Reprodução YouTube
O foguete da Blue Origin decolou às 10h26 deste sábado (4) e retornou à Terra às 10h36 tendo o engenheiro brasileiro Victor Hespanha como um dos tripulantes. Esta é a segunda vez que um brasileiro vai ao espaço e apenas a primeira em que a viagem tem finalidade turística.
A nave New Shepard já foi ao espaço outras seis vezes. A empresa é propriedade do bilionário Jeff Bezos, fundador da Amazon.
A viagem estava prevista para maio, mas foi adiada em um mês após a empresa informar que “um dos sistemas de backup do New Shepard não estava atendendo às nossas expectativas de desempenho”.
O brasileiro, que tem 28 anos, foi um dos seis escolhidos para participar da missão espacial NS-21, da Blue Origin, empresa de turismo espacial do bilionário Jeff Bezos. Nascido em Minas, o engenheiro foi escolhido após adquirir um NFT (token não fungível) pela Crypto Space Agency (CSA) e será apenas o segundo brasileiro a ir até a Estação Espacial Internacional (ISS) — o primeiro foi o ex-ministro Marcos Pontes, em 2006.
A viagem da Blue Origin também teve como passageiros Hamish Harding, presidente da empresa de jatos executivos Action Aviation; Jaison Robinson, fundador da empresa imobiliária JJM Investments; e Victor Vescovo, cofundador da empresa de investimentos Insight Equity.
RN176 Jeff Bezos dono da empresa de turismo espacial Blue Origin (Original Azul) na coletiva de imprensa falando da sua empresa
Cada astronauta poderia levar um objeto para o espaço, Hespenha carrega consigo uma bandeira do Brasil. Veja a entrevista exclusiva com o brasileiro.
O foguete
O voo será feito no veículo suborbital New Shepard. Trata-se de um combo foguete-cápsula reutilizável, projetado para levar pessoas e experimentos científicos para o espaço, segundo o portal especializado “Space”.
Cada um dos astronautas a bordo do NS-21 levará ao espaço um cartão postal, em nome da fundação ligada à Blue Origin, “Club for the Future”, que tem um programa voltado a fornecer a alunos passeios no espaço, em foguetes da companhia. Segundo a empresa, a missão do clube é “inspirar as gerações futuras a seguir carreiras nas áreas de Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática para o benefício da Terra”.
Durante o período em que estiveram em órbita, os “passageiros” deixaram os seus lugares e flutuaram durante alguns instantes, para aproveitar a “gravidade zero”.
Brasileiro na tripulação
RN176 O brasileiro Victor Hespanha viaja, em bate-volta de 10 minutos ao espaço, em voo da Blue Origin, de Jeff Bezos Foto: Reprodução/Instagram/@hespanhavictor
Nascido em Minas, o engenheiro foi escolhido após adquirir um NFT (token não fungível) pela Crypto Space Agency (CSA) e será apenas o segundo brasileiro a ir até a Estação Espacial Internacional (ISS) — o primeiro foi o ex-ministro Marcos Pontes, em 2006.
Responsável por pagar a passagem do brasileiro, a CSA é uma empresa que afirma ter a missão de unir a tecnologia da indústria espacial com o mercado de criptomoedas. Em 25 de abril, ela realizou uma promoção, colocando 5.555 NFTs à disposição do público e informando que um dos sorteados teria a chance de viajar ao espaço.
No dia 30, a empresa realizou o sorteio, selecionando o brasileiro, que relatou ter comprado o item para “diversificar seus investimentos”.
“Eu comprei pensando no potencial de valorização. Nunca imaginei que o meu seria sorteado. A CSA está realizando meu sonho de infância por meio de um NFT”, disse Hespanha.
RN176; Assista o lançamento do foguete da Blue Origin o voo da missão NS-21 da empresa de turismo espacial Blue Origin, fundada pelo bilionário Jeff Bezos. Os tripulantes iram ficar aproximadamente 10 minuto na suborbital para os eles terem a cessação. Comento essa velocidade desse 10 minutos para chegar á suborbital para os tripulantes do foguete da Origem Azul curtirem essa Órbita?
🚀 Nouveau vol réussi pour le lanceur suborbital #NewShepard de @blueorigin avec 6 passagers à bord : Evan Dick (entrepreneur 2è vol), @katvoltage (invitée par @SpaceHumanity), Victor Correa Hespanha (vol offert par @cryptospaceage), Hamish Harding (aviation d'affaires) 1/3 pic.twitter.com/Jb3zx7bgnz
— Rêves d'Espace (@RevesdEspace) June 4, 2022