ROTANEWS176 E POR JORNAL BRASIL SEIKYO 25/06/2022 10:28 EDITORIAL DA REDAÇÃO DO JBS
Reprodução/Foto-RN176 Foto do nome Editorial do JBS – Editorial do Brasil Seikyo – BSGI
“Vencerá no final quem mantiver uma fé destemida e inabalável” — esse foi o brado de Ikeda sensei no Centro Cívico de Nakanoshima, em Osaka, ao se encontrar com os membros de Kansai, em julho de 1957, após os catorze dias de detenção por uma injusta acusação.
Daisaku Ikeda foi preso por um crime que não cometeu e enxergou um profundo significado nesse evento. No mesmo dia em que foi detido, 3 de julho, doze anos antes, seu mestre e segundo presidente da Soka Gakkai, Josei Toda, deixava o cárcere onde foi mantido por dois anos.
Ikeda sensei conta:
Nessa mesma data [3 de julho], em 1945, Josei Toda foi libertado da prisão onde esteve confinado pelas autoridades militares japonesas durante a Segunda Guerra Mundial. Levantou-se sozinho e iniciou sua batalha pelo kosen-rufu. Doze anos mais tarde, em 3 de julho de 1957, eu, seu discípulo, segui orgulhosamente seus passos: fui preso por um crime que não cometi — perseguição enfrentada por propagar a Lei Mística. (…)
Minha entrada na prisão ocorreu por volta da mesma hora em que Toda sensei foi libertado doze anos antes. Como são misteriosas as funções da Lei Mística! Pensando nesse fato, a tristeza e a preocupação que sentia desapareceram e se transformaram em alegria. Tinha na época somente 29 anos.1
Enquanto esteve preso, ele leu escritos de Nichiren Daishonin e outros livros que despertaram nele a coragem para enfrentar a perseguição e lutar.
O presidente Ikeda continua a descrever como seu sentimento se transformou:
Victor Hugo viveu exilado durante dezenove anos. Jawaharlal Nehru, da Índia, foi encarcerado nove vezes e passou quase nove anos de sua vida atrás das grades. E quanto àqueles que sofreram severas perseguições pela Lei Mística? Dizia a mim mesmo: “Pense em Nichiren Daishonin! Pense em Makiguchi sensei! Pense em Toda sensei!”. Estava decidido a não ceder. Sentia orgulho de ser membro da Soka Gakkai.2
Foi com essa convicção que Ikeda sensei ultrapassou os obstáculos um a um. E mais, conforme afirma, foi a partir daí que iniciou sua luta pelos direitos humanos. Com esse mesmo espírito, ele conclama:
Reprodução/Foto-RN176 Jovem Daisaku Ikeda profere histórico no encontro realizado no Centro Civico de Naka noshima após a sua libertação da (jul. 1957). Dr. Daisaku Ikeda, fundador da Universidade Soka. Dr. Daisaku Ikeda. Ele é um filósofo, escritor, fotógrafo, poeta e líder budista da SGI atualmente o Mestre e Presidente da Soka Gakkai Internacional – SGI – Editora Brasil Seikyo – BSGI Fotos: Seikyo Press
O kosen-rufu é um empreendimento sagrado que somente pode ser realizado por aqueles que estão decididos a lutar com coragem, como membros da SGI, e que não temem dar a vida pela Lei Mística.
Jovens, levantem-se como leões pela causa do triunfo do povo! Esforcem-se por seus companheiros! Não temam a nada! Apareçam, meus discípulos, a dezenas, a centenas e aos milhares.3
Para desbravar a segunda metade do ano com muita coragem, leia os incentivos deste Brasil Seikyo e se inspire na vitória baseada na fé destemida e inabalável de presidente Ikeda.
Ótima leitura!
Notas:
- Terceira Civilização, ed. 624, 3 ago. 2020, p. 46-49.
- Ibidem.
- Ibidem.
Foto: Seikyo Press