ELEIÇÕES 2022 — NOTA OFICIAL DA BSGI

ROTANEWS176 E POR  JORNAL BRASIL SEIKYO  25/08/2022 19:03                                                                    PAINEL

Associação Brasil SGI (BSGI)

Reprodução/Foto-RN176 Nota de  Esclarecimento da BSGI

Buscar a Lei [Mística] é conduzir os outros à iluminação,

e conduzir os outros à iluminação é buscar a Lei [Mística].

Daisaku Ikeda

(A Sabedoria do Sutra de Lótus, v. 2, p. 205)

A escolha dos nossos governantes e de legisladores que nos representem, mais que um direito, é um dever de todo cidadão que busca a dignidade da vida para si, para sua família e para a sociedade em que vive.

Essa é uma ação individual, nascida da reflexão e da responsabilidade de cada um. A BSGI, fiel aos preceitos humanísticos do Budismo de Nichiren Daishonin que propagam a paz, a cultura e a educação, não poderia escolher ou recomendar nomes, partidos ou ideias, porque acredita que cada ser humano deve trilhar o próprio caminho.

A BSGI atua efetivamente para encorajar seus membros, familiares e amigos a superar as dificuldades, por meio do estudo, da prática da fé e do estímulo para que se tornem cidadãos de conduta exemplar na sociedade. Tudo se baseia na fé. Dessa maneira, as atividades e os eventos que promove nunca se revestem de caráter político-partidário ou político-ideológico de qualquer espécie. O objetivo último da Soka Gakkai em todo o mundo será sempre o de estabelecer a paz mundial entre os povos. Toda forma de discriminação, separação ou julgamento não é admitida entre seus membros.

Essa diretriz filosófica é explicitada também em seu estatuto, destacando-se o artigo 12, incisos II e III, que afirma ser vedada a todos os membros, indistintamente, a prática de atos de utilização de prestígio ou de relações com a BSGI para benefícios pessoais ou político-partidários no interesse próprio ou de terceiros.

Assim, responsáveis e coordenadores em qualquer nível da organização, incluindo os de departamentos, grupos horizontais, comissões etc., que tenham a intenção de se candidatar a qualquer cargo político ou de apoiar diretamente algum candidato como cabo eleitoral, devem solicitar formalmente o afastamento de suas funções e responsabilidades na BSGI. Essa orientação não se estende aos familiares dos candidatos. Após o término da eleição, e caso não seja eleito, o retorno à antiga função voluntária dependerá de novo encaminhamento.

A BSGI reitera que não possui nenhum vínculo com partidos políticos ou candidatos, quer sejam membros, quer não, nem apoia nem recomenda qualquer orientação política a seus membros, e deseja que, nas eleições de outubro próximo, exerçam com consciên­cia e responsabilidade seu direito ao voto.

Associação Brasil SGI (BSGI)