Pote de esperança

ROTANEWS176 E POR  JORNAL BRASIL SEIKYO  10/09/2022 13:00 

INCENTIVO DO LIDER

Por Marcio Iutaka

Reprodução/Foto-RN176 Foto ilustrativa da matéria – ILUSTRAÇÃO: GETTY IMAGES

Estimados amigos, desejo que todos estejam desfrutando excelente saúde e forte disposição, sempre comprovando o Budismo de Nichiren Daishonin e aplicando na vida diária os preciosos incentivos do nosso mestre, Daisaku Ikeda.

Iniciamos o mês de setembro estudando sobre a “Perseguição de Tatsunokuchi”, e reconfirmando a Declaração pela Abolição das Armas Nucleares, do presiden­te Josei Toda, que bradou quando a proferiu: “Não quero que a palavra ‘sofrimento’ seja empregada para descrever o mundo, um país ou um único indivíduo”.1

Aparentemente, o tempo está a todo vapor. Apesar disso, nós, mesmo em meio a constantes adversidades, colocamos nossa vida na órbita do Mestre e, assim, ativamos nosso poder de compreensão e de ação para vencermos juntos, conquistando o ideal da nossa prática: a revolução humana.

O presidente Ikeda, no livro Felicidade,2 nos apresenta o seguinte pensamento:
A forma como enxergamos o mundo e como encaramos a nossa vida depende unicamente do nosso estado de vida. Nos escritos consta: “Por exemplo, os espíritos famintos veem o Rio Ganges como fogo, os seres humanos o veem como água, e os seres celestiais, como amrita [“imortalidade”]. Embora a água seja a mesma, ela se manifesta de forma distinta dependendo do efeito cármico originado no passado”.3

Devemos fazer dos momentos desafiadores a mola que nos impulsiona para a felicidade, assim como aprendemos com a prática do Budismo de Nichiren Daishonin.

Quero compartilhar dois episódios que tive a oportunidade de vivenciar enquanto atuava na Divisão dos Jovens e que se tornaram momentos dourados da minha vida.

O primeiro ocorreu em setembro de 2001, durante o Primeiro Curso de Aprimoramento dos Jovens da SGI do Século 21. Nós participamos de um encontro do presidente Ikeda com o embaixador da Mongólia, Jargalsaikhany Enkhsaikha. Logo após, fomos convidados a tirar uma foto com Ikeda sensei. Depois da foto, o Mestre virou-se para nós e disse: “Vocês são os grandiosos líderes do futuro. Jamais sejam derrotados. Vocês são meus filhos, eu sou pai de vocês. Formamos juntos uma grande família. Vou orar diariamente pela felicidade de cada um”.Foi um momento único!

O segundo episódio ocorreu em 9 de janeiro de 2005. No decorrer do Curso de Aprimoramento da SGI no Japão, quatro jovens representantes e eu participamos de uma reunião com a presença de Ikeda sensei e de sua esposa, Kaneko, ocasião em que foi celebrado o aniversário de 77 anos do presidente Ikeda. Movidos por forte determinação, nós cinco nos levantamos e bradamos: “Sensei, com o mesmo sentimento que o senhor cantou para o presidente Josei Toda a canção Gojogen, gostaríamos de oferecer ao Mestre o brado do juramento dos jovens do Brasil, a canção Ode à Esperança; e ele então consentiu. Nós nos posicionamos diante de Ikeda sensei e, abraçados ombro a ombro, cantamos com todo o coração.

Esses dois episódios estão relacionados a um único sentimento: o juramento; e esse juramento só tem valor quando nós o pomos em ação. Assim, cada pequena vitória conquistada faz parte desse juramento de cada um de nós. Esse juramento é o tesouro da nossa vida, a joia preciosa que polimos diariamente. E poli-la é recitar daimoku visualizando nossa vitória em todos os aspectos: familiar, organizacional, pessoal. Pode parecer difícil, mas se mantivermos em nosso coração a paixão de vencer, nada será justificativa para a derrota.

O presidente Ikeda, sobre o juramento, faz a seguinte reflexão:
Por quais finalidades uma pessoa arriscaria a vida? Por amor, por riqueza, por fama ou por glória? Se essas coisas forem o propósito de sua existência, a vida de vocês assumirá uma dimensão igualmente transitória e superficial. (…) O nobre juramento de empreender esforços em prol do kosen-rufu e pelo bem de outros torna-se a fonte de grandes benefícios e boa sorte tanto para si como para os entes queridos. Essa é a doutrina do budismo. Nós fizemos a grande promessa de concretizar o kosen-rufu do mundo inteiro.5

Façamos dos próximos meses a oportunidade ideal para selarmos o nosso compromisso com a vitória na vida de forma alegre e contagiante. Que a minha decisão, ação e vitória se tornem exemplos para outra pessoa e para mais uma, criando uma rede de esperança! Junto com Ikeda sensei, uma vez mais, brademos nossa conquista.
Marcio Iutaka

Vice-presidente da BSGI

 

Notas:

  1. Brasil Seikyo, ed. 2.005, 26 set. 2009, p. A3.
  2. IKEDA. Daisaku. Felicidade. São Paulo: Editora Brasil Seikyo, v. I, p. 33, 2019.
  3. Coletânea dos Escritos de Nichiren Daishonin. São Paulo: Editora Brasil Seikyo, v. I, p. 508, 2014.
  4. Cf. Terceira Civilização, ed. 437, jan. 2005, p. 37.
  5. Idem, ed. 490, jun. 2009, p. 38.

ILUSTRAÇÃO: GETTY IMAGES