Legado de pessoas capazes

ROTANEWS176 E POR  JORNAL BRASIL SEIKYO  23/09/2022 13:34                                                                        DA REDAÇÃO EDITORIAL DO JBS  

Reprodução/Foto-RN176 Foto do nome Editorial do JBS – Editorial do Brasil Seikyo – BSGI

A primeira universidade da história foi fundada pelo filósofo grego Platão, após a morte do seu mestre, Sócrates. O local escolhido foi um belo parque no interior de Atenas, chamado Jardim de Academos, nome de um lendário herói ateniense. Dessa forma, sua escola de ensino superior ficou conheci­da como Academia de Platão e deu origem à palavra “aca­demia”, como a conhecemos hoje.

Os estudiosos acreditam que a fundação da Academia de Platão foi um dos eventos de suprema importância para a história do pensamento ocidental. Tratava-se da primeira instituição de investigação filosófica e científica, que não pretendia reunir um grupo em torno de um sábio, em que os demais se limitavam a seguir ou a reproduzir uma doutrina. Era sim uma comunidade de estudiosos com diferentes graus de desenvolvimento que, por meio do diálogo, se dedicavam a novos saberes, com a principal finalidade de se tornarem capazes de renovar o Estado.

Outra característica de Platão ao conceber a sua academia foi prever em regulamento a continuidade da instituição após a morte do fundador. O discípulo de Sócrates se empenhou como mentor até cerca de 80 anos e as gerações que o sucederam mantiveram a Academia de Platão por nove séculos.

O presidente da Soka Gakkai Internacional, Daisaku Ikeda, fala sobre esse feito:

Platão dedicou-se de corpo e alma à academia, utilizando-se de seus próprios recursos para desenvolvê-la. Aproximadamente trinta anos após a fundação da escola, as dinâmicas atividades de seus alunos começaram a se destacar no palco da história. (…)

O estimado biógrafo e moralista grego Plutarco, que escreveu Vidas Paralelas, afirmou que Platão havia deixado algo de excelência muito maior que suas notáveis obras sobre as leis e o Estado. Qual seria exatamente esse legado de Platão, ainda mais excelente que seus escritos, e que brilha nos anais da história? Plutarco refere-se à galáxia de pessoas capazes que surgiram na Academia de Platão.

Alguns dos alunos da Academia tornaram-se líderes civis em Atenas. Outros foram para o exterior, onde realizaram importantes contribuições para a paz e a estabilidade social. A alguns desses alunos foi confiada a tarefa de escrever as leis e outros atuaram como conselheiros políticos de Alexandre, o Grande. Muitos se tornaram importantes eruditos do período helênico. A transformação social alcançada graças ao espírito comum de mestre e discípulo atraiu a atenção das pessoas e fez com que Platão conquistasse uma imensa confiança entre os líderes de muitos povos diferentes.1

Igualmente, com profundo significado, o presidente Ikeda denominou o encontro de jovens brasileiros, ocorrido nos dias 9, 10 e 11 de setembro, de Academia Índigo Juventude Soka do Brasil. Veja matéria com a cobertura completa da atividade nesta edição.

Ikeda sensei afirma que “A Soka Gakkai é uma grande academia onde as pessoas aprendem a ser sábias, a transformar carma em missão e a viver juntas, em paz, desfrutando saúde e felicidade”. Leia os incentivos das próximas páginas e se una a esta grande academia.
Ótima leitura!

Nota:

  1. Brasil Seikyo, ed. 1.708, 19 jul. 2003, p. A3.