Viver por um ideal

ROTANEWS176 E POR  JORNAL BRASIL SEIKYO  23/09/2022 13:40                                                                     MATÉRIA DO GRUPO ZENSHIN DA BSGI  

Do Grupo Zenshin da BSGI

Reprodução/Foto-RN176 Fotos on-line do Grupo Zenshin da BSGI – Foto: Arquivo pessoal

Queridas amigas, Zenshin!

Desejamos que estejam desfrutando excelente saúde e disposição!

Agradecemos sinceramente a cada uma de vocês pelo empenho no movimento de visitas inédito realizado nos meses de julho a setembro em todos os recantos do Brasil, com o sentimento de prezar cada companheira do Zenshin.

Soubemos de episódios emocionantes que, sem dúvida, consolidaram nosso segundo encontro com vitória total, fortalecendo ainda mais nossa rede de solidariedade das mulheres Soka e o diá­logo de coração a coração.

Também agradecemos e enaltecemos às nossas queridas “companheiras da vertical”, que estão sempre ao nosso lado, pelo apoio incondicional.

Iniciamos os preparativos do nos­so último encontro do ano, no qual contaremos com a presença das nossas estimadas amigas convidadas e estudaremos, juntas, o significativo capítulo “Juramento Seigan”, volume 30-II, do romance Nova Revolução Humana, de autoria do presidente Ikeda.

Nessa leitura imperdível, nosso mestre compartilha sua trajetória para incentivar e treinar os jovens sucessores, a batalha para vencer a força da maldade e conquistar a independência espiritual da Soka Gakkai, além de percorrer o mundo dialogando com líderes e intelectuais, desenvolvendo um movimento religioso de escala mundial. Todas as páginas desse capítulo nos convidam a refletir sobre a importância de estabelecer em nossa vida o juramento seigan. Mas como seria, na prática, trilhar esse caminho?
Como manifestar o juramento seigan em minha vida?

É expressar o sincero desejo e o compromisso de se tornar feliz e fazer as outras pessoas felizes. Quando adotamos esse modo de viver, conquistamos a felicidade verdadeira e sustentável, transformamos nossa realidade e a realida­de da sociedade.

Demonstrar naturalmente tal sentimento e manter esse ponto primordial todos os dias não é uma tarefa fácil, porém passa a ser possível quando buscamos a relação de mestre e discípulo e nos desafia­mos diariamente na recitação do daimoku. Essa prática constante rompe a escuridão e nos faz evidenciar a sabedoria, a coragem, a força, a esperança e a alegria para conduzir nossas ações diárias com espírito elevado, avançando em primeiro lugar em nossa revolução huma­na. Essa revolução humana não é algo distante, mas conquistada a cada dia, passo a passo, em meio aos desafios diários para vencer em todos os âmbitos.

Quando consideramos as diversas atividades do cotidiano a própria prática budista, os benefícios são comprovados na vida diá­ria. Afinal, tudo é kosen-rufu. Ou seja, quando usamos essa sabedoria do Budismo Nichiren no trabalho, na família, com os amigos, sem dúvida, adquirimos a boa sorte e as comprovações.

Podemos nos inspirar com o próprio exemplo do Mestre e com as diversas histórias de superação e de vitórias registradas na Nova Revolução Humana dos sublimes companheiros que trilharam o caminho do juramento seigan junto com Ikeda sensei.

Que tal avançarmos com a decisão de que, daqui em diante, será a história da minha revolução humana que dará prosseguimento a essa narrativa, inspirando as pessoas por meio do meu comportamento e das minhas ações com base no juramento seigan?

Na Nova Revolução Humana, presidente Ikeda compartilha:

O avanço do kosen-rufu depende da existência ou não de verdadeiros discípulos. O grande empreendimento do kosen-rufu não pode ser concretizado em uma única geração. Ele só pode ser concretizado quando houver a contínua transmissão do mestre para os discípulos e então para sucessivos discípulos das futuras gerações.1

Possuir um mestre na vida corresponde a ter um modelo para o seu modo de viver.2

Agora é a nossa vez de abrir os portais de uma nova história e dar continuidade a essa obra, com sentimento de gratidão ao presidente Ikeda, comprovando em nossa vida a força de um juramento e criando jovens sucessores discípulos do grandioso Mestre em nossa família e localidade.

Podemos ler no “Posfácio” do livro um incentivo de Ikeda sensei, por meio do qual ele diz que, quando vivemos em prol desse juramento, transformamos quaisquer dificuldades e também nosso carma em missão!

Nova Revolução Humana é uma carta de incentivo e de encorajamento do Mestre para cada uma de nós e podemos começar a ler essa obra por qualquer volume ou capítulo. Escolha o trecho de que mais gostou. O importante é pôr em prática na vida essas orientações, gerar a mudança, conquistar vitórias e ser muito feliz.
Trechos selecionados da Nova Revolução Humana para aquecer o coração

Aconteça o que acontecer, deve manter a fé no Gohonzon e continuar recitando daimoku. Compartilhe todas as alegrias e sofrimentos com o Gohonzon, como se fosse com sua mãe ou com seu pai. Compartilhe inteiramente seu coração. Com certeza o Gohonzon o entenderá em tudo. 3

* * *

O futuro existe neste momento. O que define o futuro é a forma como se vive e se luta a cada dia e neste instante. Consta no sutra: “…se deseja saber os efeitos que se manifestarão no futuro, observe as causas que estão sendo feitas no presente”.4 Só existe o presente momento! Não perca a oportunidade de ouro.5

Preciosas amigas do amado Zenshin, estamos vivendo um momento único em nossa vida juntas com o Mestre e as companheiras. Dessa forma, com base no juramento seigan, vamos trilhar decididamente uma existência feliz, realizar o melhor encontro do Zenshin e participar com alegria e vitória, bradando nosso lema eterno: “Shitei funi é minha vida e avançar é a nossa missão!”.
Um forte e carinhoso abraço!

Líderes do grupo Zenshin da BSGI

Compartilhamos histórias inspiradoras das companheiras do Zenshin, as quais avançam e trilham uma existência de muitos desafios e vitórias, com base no juramento seigan

Jamais ser derrotada!

A pandemia trouxe muito medo e insegurança para muitas pessoas e com minha família não foi diferente. Para diminuir a ansiedade e a negatividade, decidi estudar o Gosho semanalmente por chamada de vídeo no WhatsApp com meus pais e irmãos que moram no Rio de Janeiro. Iniciamos em julho de 2020 e até hoje realizamos o estudo uma vez por semana. Além do estudo, estamos sempre nos desafiando na recitação do daimoku. Foi com base na recitação de daimoku e com estudo que nos fortalecemos no momento mais difícil de nossa vida, a perda de entes queridos.

Meu irmão encerrou sua preciosa vida de forma serena no mês de novembro de 2021 e, seis meses depois, no mês de maio de 2022, minha querida mãe também faleceu, cumprindo dignamente sua missão nesta existência. Seguimos firmes e unidos!

Reconfirmo a minha decisão de continuar desafiando e vencendo baseada num trecho do nosso Juramento Zenshin ao Mestre: “…atuaremos dignamen­te como eternas rainhas da felicidade, trilhando um curso de vida com o espírito de jamais ser derrotada!”. Muito obrigada!

Reprodução/Foto-RN176 Ana Cristina Machado de Sousa, vice-responsável pelo grupo Zenshin na Sub. Sul do Paraná, CRE Sul, CGRE – Foto: Arquivo pessoal

***

Forte determinação

Antes da pandemia, tinha muita dificuldade financeira, desafiava bastante na recitação de daimoku e me dedicava ao estudo do budismo. Sou autônoma, trabalho como trancista e com alongamento capilar mega hair. Como não tinha o meu salão, trabalhava atendendo a domicílio e nos salões da localidade como freelancer.

Sonhava em criar a minha marca e aos poucos fui conquistando meu espaço no mercado e clientes. Renovei o objetivo de avançar em meu trabalho, pois legalizar uma marca estava bem distante da minha realidade financeira. Durante a pandemia, comecei a trabalhar em casa e no decorrer de 2020 aluguei um espaço e montei meu salão. Dois anos se passaram, consegui oficializar a marca, fechei negócio com uma empresa a qual faz produtos de beleza com a minha marca e continuo ajudando centenas de pessoas por meio do meu trabalho. Eu me tornei microempresária. Na minha localidade, tornei-me referência e inspiração para muitas pessoas.

Meu juramento seigan é continuar avançando em todos os aspectos da minha vida, vencendo todos os desafios e mantendo forte determinação. Muito obrigada.

Reprodução/Foto-RN176 Valéria Christina Silva de Araújo Leite, responsável pelo grupo Zenshin da Sub. Norte Fluminense, CSMRJ, CGERJ – Foto: Arquivo pessoal

***

Empenho resoluto pelas pessoas

Levo no meu coração o juramento ao Mestre do Zenshin que diz: “Lutando em prol da felicidade das pessoas, avançaremos em primeiro lugar em nossa revolução humana e iluminaremos nosso redor e a sociedade atual com a brilhante luz da esperança e coragem”. E é esta coragem que entendi que precisaria ter para expandir o budismo na sociedade. No início de setembro, a Divisão dos Jovens e uma representante do Zenshin, com muita coragem, levaram os ideais da Proposta de Paz do nosso Mestre ao III Evento do Livro, promovido pela prefeitura de São Carlos. Ao final do evento, disponibilizamos um QR Code com as propostas de paz e oferecemos como lembrancinhas de origami (dobraduras de papel) com o cartão de apresentação sobre o daimoku. Que vitória!

No início de 2022, refletindo sobre a minha revolução humana, percebi que teria de melhorar alguns aspectos da minha vida. Orando daimoku tive a ideia de promover na minha localidade algumas palestras falando sobre o empoderamento feminino. A proposta é em cada palestra traçar uma trajetória percorrendo o meu “eu” pessoal, familiar, financeiro, social e profissional, ajudando a estruturar cada um deles para, enfim, construir uma fortaleza interior em cada mulher, para cada uma conseguir ter autodomínio, amor-próprio e principalmente que transcendam o eu menor e evidenciem o eu maior.

Meu juramento seigan é: “Sensei, eternizo a decisão de sempre avançar ao lado dos meus companheiros, familiares e amigos!”.

Reprodução/Foto-RN176 Claudia Viera, responsável pelo grupo Zenshin do Distrito São Carlos, CNOP, CGESP – Foto: Arquivo pessoal

Fotos: Arquivo pessoal

Notas:

  1. IKEDA, Daisaku. Nova Revolução Humana. São Paulo: Editora Brasil Seikyo, v. 30-II, p. 347, 2020.
  2. Idem, p.336
  3. Idem, p. 335.
  4. Coletânea dos Escritos de Nichiren Daishonin. São Paulo: Editora Brasil Seikyo, v. I, p. 291, 2014.
  5. IKEDA, Daisaku. Nova Revolução Humana. São Paulo: Editora Brasil Seikyo, v. 30-I, p. 10 e 11.