VÍDEO: DO CHOQUE DA NASA COM DIMORPHOS! –
ROTANEWS176 E POR OLHAR DIGITAL 29/09/2022 15h57 Por Lucas Soares e editado por André Lucena
Reprodução/Foto-RN176 O Telescópio Espacial Hubble fotografando a galáxias no universo
O Telescópio Espacial Hubble, em atividade desde os anos 90, segue fazendo importantes registros para a astronomia e dessa vez mostrou o impacto da DART com o asteroide Dimorphos, ocorrido na última segunda-feira (26). Seu irmão mais novo, o poderoso James Webb, também realizou o flagra (veja aqui).
“O Webb e o Hubble mostram o que sempre soubemos ser verdade na NASA: aprendemos mais quando trabalhamos juntos”, explica Bill Nelson, principal chefe da NASA.
As imagens do Hubble ainda são bem iniciais e devemos ter fotos mais detalhadas do impacto nos próximos dias.
RN176 A última foto enviada pela DART antes da colisão mostra a superfície de Dimorphos (Imagem: Reprodução/NASA/Johns Hopkins APL)
O impacto da DART vai continuar sendo analisado por muitos anos. A Agência Espacial Europeia lançará o Hera, missão de acompanhamento, em 2024.
A Hera chegará em 2026 e, ao contrário da DART, ficará nas redondezas, explorando Dimorphos e Didymos. A missão dará aos cientistas melhor visão da própria cratera de impacto após a poeira baixar, bem como dos estados naturais dos asteroides.
RN176; Veja no exato momento registrado pelo Telescópio Espacial Hubble o impacto da nave lançada pela NASA para tira o asteroide Dimorphos da direção da terra. Comente esse choque?
Check out Hubble’s “after” shots from #DARTMission impact!
Earlier this week, @NASA intentionally crashed a spacecraft into Dimorphos, a non-threatening asteroid moonlet in the double-asteroid system of Didymos, in a test of planetary defense: https://t.co/pe2qeFDYoS pic.twitter.com/VQ5X1pQlEy
— Hubble (@NASAHubble) September 29, 2022
ATLAS observations of the DART spacecraft impact at Didymos! pic.twitter.com/26IKwB9VSo
— ATLAS Project (@fallingstarIfA) September 27, 2022