Novo Mercedes-Benz S63 AMG conta com V8 híbrido e torque de caminhão

ROTANEWS176 E POR IG CARROS 10/12/2022 15:05

São 145,82 kgfm de torque, força suficiente para mover o sedã de 2,5 toneladas aos 100 km/h em 3,3 segundos

 

Reprodução/Foto-RN176 Mercedes-AMG S63 é o modelo de produção em série mais potente da Mercedes-Benz – Divulgação/Mercedes-Benz

O Mercedes-Benz Classe S é tradicionalmente um dos ícones do luxo no mundo automotivo, e como é regra para os principais modelos da fabricante alemã, o maior sedã da marca recebeu o tratamento AMG, e agora conta com 802 cv de potência e 145,82 kgfm de torque, mais do que alguns caminhões da marca. É de deixar Ferrari comendo poeira.

O S 63 E Performance herda tecnologia desenvolvida na Formula 1, assim como na  recém lançada C 63, e combina um motor V8 4.0 biturbo a gasolina, uma usina capaz de entregar 611 cv a 5.500 giros e 91,77 kgfm de torque, disponíveis completamente logo aos 2.500 giros.

Reprodução/Foto-RN176 Mercedes-AMG S63 E Performance. Foto: Divulgação/Mercedes-Benz

Mas não termina por aí. Esse propulsor é “auxiliado” por um motor elétrico de 95 cv e 32,63 kgfm de torque posicionado no eixo traseiro, que pode ter picos de potência de 188 cv, mas apenas por 10 segundos.

A potência máxima do conjunto chega a 802 cavalos e 145,85 kgfm de torque. O torque, vale mencionar, é superior ao do caminhão  Mercedes-Benz Axor 1933 4×2, por exemplo. Embora sejam veículos e motores concebidos com objetivos diferentes, o dado é curioso.

A transmissão é de nove velocidades, e o motor elétrico também conta com um câmbio dedicado de duas marchas apenas, para uso em modo exclusivamente elétrico. Nessa função a autonomia é de até 33km, e as baterias contam com apenas 13,1 kWh.

Reprodução/Foto-RN176 Grade Panamericana que vem se tornando marca registrada dos AMG recentes, está presente na Classe S – Divulgação/Mercedes-Benz

Embora o peso do S63 seja de 2.595 kg, a aceleração de 0 a 100 km/h é em apenas 3,3 segundos, enquanto a velocidade máxima varia entre 250 e 290 km/h. Para se aproximar dos 300 km/h, o modelo precisa ser equipado com o kit AMG Driver Package, que nos Estados Unidos é oferecido de série, mas é opcional na Europa.

O modelo mede 5,33 m de comprimento, 1,92 m de largura e 1,51 m de altura. Os passageiros tem conforto garantido  graças aos 3,21 m de entre-eixos. Para auxiliar o condutor a manobrar, o sedã é equipado com eixo traseiro esterçante em até 2,5 graus, para facilitar ao estacionar ou realizar curvas em alta velocidade, afinal, ainda é um AMG.

Reprodução/Foto-RN176 Apesar do luxo, classe S serve de base ainda para o modelo da Maybach, ainda mais luxuosa – Divulgação/Mercedes-Benz

Por falar em alta velocidade, nas Autobahns alemãs, o S63 se sentirá tão em casa que sua suspensão a ar  poderá se rebaixar em 1 cm em velocidades acima de 121 km/h, que junto do sistema de estabilização do veículo, garante mais controle para o condutor em altas velocidades.

Reprodução/Foto-RN176 Mercedes-AMG S63 E Performance. Foto: Divulgação/Mercedes-Benz

O S63 terá sete modos de condução, e além de acertos de suspensão e mapa de motor, dependendo da configuração, os coxins do motor são ajustados para transmitir mais, ou menos, vibração para a carroceria.

Se anda rápido, é preciso parar também. O S63 AMG conta com freios (opcionais) de cerâmica de 400 mm de diâmetro na dianteira e 380 na traseira, que podem ser vistos atrás das rodas de 20 polegadas, ou 21, que são opcionais.

Reprodução/Foto-RN176 Mercedes-AMG S63 E Performance. Foto: Divulgação/Mercedes-Benz

O modelo ainda conta com diversos assistentes de condução, tais como assistente de manobra evasiva, ponto cego, permanência e mudança de faixa, entre outros, mas cada assistente tem um limite de velocidade máxima para funcionar .

O interior traz elementos comuns ao Classe S, tais como interior em couro de altíssima qualidade, bancos de “primeira classe” com massa geadores, telas individuais para os passageiros traseiros, painel completamente digital para o motorista, central multimídia de 12.8 polegadas com a mais recente geração do assistente MBUX e teto solar.