O avanço de um é a vitória de todos

ROTANEWS176 E POR JORNAL BRASIL SEIKYO 13/01/2023 11:25                                                                          NOTÍCIA DA REDAÇÃO     

Na capital paulista, Distrito Vila Regina comprova força da união e do coração conectado ao do Mestre

 

Reprodução/Foto-RN176 Distrito Vila Regina – Fotos: Colaboração local

Com a decisão de “não deixar ninguém para trás”, líderes e membros do Distrito Regina, organização de base localizada na zona leste de São Paulo, unem forças e esbanjam criatividade nas programações de retomada de suas atividades híbridas.

‘Viver o sonho do outro’ é o movimento da juventude Soka do Distrito Vila Regina, iniciado tão logo direcionado o retorno gra­dual das reuniões presenciais pela BSGI. Do jeito jovem de ser, inicia-se uma série de encontros de diálogos em locais variados, como hamburgueria, churrascaria e karao­kê. Fernanda Dente, responsável pela Divisão Feminina de Jovens (DFJ) de distrito, relata empolgada: “Conversamos sobre diversos assuntos, demos boas risadas, nos incentivamos na prática da fé e estreitamos os nossos laços de amizade falando sobre desafios e vitórias nesse período de recesso”.

O mesmo sentimento é compartilhado pelo responsável pela Divisão Masculina de Jovens (DMJ), Humberto Gouveia, que ressalta ser a proposta da promoção desses encontros empoderar os jovens e incentivá-los a vencer seus desafios diários com base na prática da fé. “E que possam manifestar sua identidade como são, estando juntos a bons amigos. Nós vivemos o sonho do outro”, enfatiza Humberto. Surge assim uma verdadeira rede de apoio e de incentivos, tendo como consequência a presença cada vez maior de jovens nas atividades, atuando nos bastido­res, na programação e contando muitos relatos de vitória.

Alan Pietro, jovem recém-convertido, desafiou o de­semprego decidido a não aceitar qualquer trabalho, dedicou-se intensamente à prática da fé e conquistou uma posição conforme tinha idealizado. Sua esposa também comprovou os benefícios da oração, ultrapassando questões de saúde. Ambos estão apresentando o budismo para os familiares. “Esse benefício foi a prova real da veraci­dade da prática. Sou muito honrado e agradecido por tudo o que está acontecendo em minha vida”, atesta. Outro exemplo vem de Daniel Mendes, responsável pela DMJ de comunidade, ao ultrapassar um intenso inverno e conseguir passar em um dos concursos mais concorridos do país. E no mesmo compasso de vitórias, a responsável pela DFJ de distrito, Fernanda Dente, dedicou-se aos estudos e concluiu o curso de auxiliar de enfermagem em meio à pandemia, ao mesmo tempo em que realizou um intenso movimento de visitas para todas as jovens da localidade, além de se empenhar na propagação do budismo para os amigos.

Oração e encontros de vida

Todas essas vitórias têm como base o ressoante som do daimoku, a recitação do Nam-myoho-renge-kyo. Os encontros do distrito vêm acontecendo desde setembro, às segundas-feiras, com preparativos que levam em conta os cuidados para preservar a saúde dos membros. Os jovens organizaram um esquema para transmissão ao vivo e apoiaram a todos nos locais de realização. “O primeiro encontro foi revigorante, com a emoção de tantas vozes unidas. Foi inesquecível, como se o tempo não tivesse parado e sempre estivéssemos juntos durante todo aquele período de distanciamento”, relembra o jovem Humberto. Os integrantes das duas comunidades que formam o distrito, sendo elas Vila Regina e Jardim Aurora, marcaram presença nessa atividade que se mantém ativa até os dias de hoje como primordial para o fortalecimento da prática da fé de todos.

Reprodução/Foto-RN176 Momentos de atividades e encontros do Distrito Vila Regina – Fotos: Colaboração local

Outro ponto fundamental identificado pelos líderes é o contato de vida a vida, por meio de visitas familiares. Momento de exerci­tar a escuta ativa, e dar o apoio para que todos tenham acesso às orientações de Ikeda sensei, para ultrapassar as adversidades. Ler para saber como vencer. “Fizemos amplo recadastramento e apoio para que os membros conseguissem assinar seu periódico, seja impresso ou digital. A luta é de vida a vida, e toda nova assinatura é uma vitória, pois sabemos que este membro ficará mais próximo das orientações do Mestre”, esclarecem Renata Dantas e Rosana Gouveia, responsável e vice-responsável pela Divisão Feminina (DF), respectivamente, em luta conjunta com a Divisão Sênior (DS), liderada por Ricardo Rodrigues, “Sempre a postos no apoio aos blocos”.

As reuniões de palestra dos blocos e das comunidades do Distrito Vila Regina, integrante da RM Itaquera, são o palco dos bons resultados de toda essa movimentação, tendo os jovens na vanguarda, e que prossegue firme neste ano. “Acolher com carinho e alegria os membros da localidade. Que nossas atividades possam recarregar as baterias da fé e da esperança na vida de todos!”, reconfirmam as lideranças.

 Fotos: Colaboração local