ROTANEWS176 E POR GUIA DO CARRO 26/01/2023 18h24 Por Sergio Quintanilha
Novo conceito elétrico da Audi aumenta as ambições para os próximos carros; alcance é de 600 km e 10 minutos de recarga rendem 30 km.
Reprodução/Foto-RN176 Audi Activesphere – Foto: Audi / Divulgação
A Audi tem muitas ambições para seus próximos carros. Por isso, apresentou nesta quinta , 26, o quarto conceito de sua linha Sphere. O novo modelo se chama Audi Activesphere. Ele tem rodas dinâmicas, tração elétrica, direção autônoma e alcance acima de 600 km.
Com apenas 10 min de recarga ele ganha mais 300 km de autonomia. Além disso, traz um novo conceito de realidade mista e pode se transformar em picape ao toque de um botão. Os modelos anteriores foram o Audi Skysphere roadster (2021), o Audi Grandsphere Sedan (2022) e o Audi Urbansphere Space (2022).
Segundo um comunicado da montadora alemã, o novíssimo crossover cupê de quatro portas oferece um projeto de carroceria extremamente versátil, com a parte traseira podendo se transformar em uma picape ao toque de um botão.
Assim, o carro serve para transportar desde bicicletas elétricas até equipamentos de trilhas e esportes radicais. Está dentro da visão de mobilidade da Audi para o futuro, que não descarta a bicicleta.
Reprodução/Foto-RN176 Audi Activesphere – Foto: Audi / Divulgação
Com amplo vão livre variável, o Audi Activesphere tem características de off-road. Ele tem 4,98 m de comprimento, 2,07 m de largura e 1,60 m, de altura e 2,97 m de entre-eixos. As rodas de 22” vestem pneus 285/55. As rodas são dinâmicas: quando usadas off-road, abrem-se para otimizar ventilação; na rodovia, fecham-se para favorecer a aerodinâmica.
O volante e os pedais permitem que o motorista tome o controle da direção. Porém, existe também a possibilidade de condução autônoma. O carro conceito foi concebido e projetado pelo Audi Design Studio em Malibu, Califórnia, nos Estados Unidos.
Sportback e Active back: traseira variável
O Audi Activesphere é um Sportback. Mas, se for necessário, o vidro traseiro transparente deslizante fica quase alinhado com o teto. Ao mesmo tempo, o segmento inferior vertical da traseira dobra horizontalmente – isso abre uma ampla área de carga chamada de traseira ativa, que apresenta suportes para bicicletas elétricas, por exemplo.
As superfícies laterais da traseira, as colunas C, continuam em posição para manter a silhueta dinâmica do Activesphere, enquanto um painel motorizado sai da parte traseira dos bancos traseiros para isolar a cabine.
Reprodução/Foto-RN176 Audi Activesphere – Foto: Audi / Divulgação
O conceito Activesphere tem os mundos real e digital sobrepostos. Com precisão ótica sem precedentes, mais alta resolução e excelente contraste, o sistema coloca as superfícies e displays de controle, invisíveis a olho nu, no campo de visão do motorista.
Em outras palavras, o usuário pode visualizar o conteúdo virtual, que inicialmente serve somente para informação. Se o usuário focar seus olhos sobre a informação, demonstrando assim interesse, o sistema exibe informação mais detalhada. O conteúdo torna-se um elemento ativo e interativo, logo que o usuário estiver focado e se ativa com gestos. Mais futurista impossível!
Carga rápida com 800 Volts
Os motores elétricos, nos eixos dianteiro e traseiro da tração nas quatro rodas, entregam juntos uma potência total de 325 kW (ou 442 cv) e um torque de 720 Nm. O veículo conceito apresenta ainda suspensão adaptativa a ar com amortecedores adaptativos.
Reprodução/Foto-RN176 Audi Activesphere – Foto: Audi / Divulgação
O Audi Activesphere terá a tecnologia de carga de 800 Volts. Isto garante que a bateria pode ser carregada com até 270 kW em tempo de carga muito curto. Segundo a Audi, essa tecnologia revolucionária entrará nos segmentos de faixa média de alto volume e de luxo com a plataforma elétrica premium da marca pela primeira vez.
A previsão é de que apenas 10 minutos serão suficientes para carregar a bateria em nível suficiente para o veículo rodar mais de 300 km. E em menos de 25 minutos, a bateria de 100 kWh carrega de 5 a 80%. Junto com sua autonomia de bem mais de 600 km, assim o Activesphere se posiciona incondicionalmente para longas distâncias, se for necessário. A Audi não informou sobre previsão de produção e preço.