ROTANEWS176 E POR REVISTA RAÇA 26/02/2023 10:01
Aos 83 anos bem vividos, Osmarina Duarte de Sousa fala com orgulho da sua mais recente conquista nos estudos, o diploma em Enfermagem. O ‘canudo’ foi alcançado após finalizar o seu curso técnico em enfermagem.
Criada com mais três irmãos em Pedreiras, no Maranhão, ela conta que seus pais tiveram 19 filhos e ela sempre se mostrou curiosa e ativa quando o assunto era estudar. Ao acompanhar seu pai no trabalho da roça, ela fala que sempre admirou os colegas com a roupa bonita, se referindo ao fardamento escolar. “Estive na escola e naquela época eu não aprendia bem o que os professores diziam. Eu sempre acompanhava meu pai e via aquelas roupas bonitas do pessoal indo para a escola e eu queria aquilo também. Eu até fui para a escola, mas quando chegava o tempo de colheita na roça eu era obrigada a voltar para casa”, lamentava Osmarina.
Afastada dos estudos regulares, dona Osmarina não se privou de aprender tudo que estava ao seu alcance. Em seu currículo ela ostenta os cursos de bordado, corte e costura, culinária e artesanato. “Eu não poderia frequentar a sala pelo tempo da escola, mas sempre tive o sonho de estudar e nunca tirei isso da cabeça. Sempre tive o interesse em aprender todas as coisas”, comentou.
O fascínio pelos livros e o estudo sempre foi um sonho para dona Osmarina. Foi por meio da Educação de Jovens e Adultos (EJA) que ela seguiu estudando. “Fui chamada por uma vizinha para ir à escola e continuei meus estudos. E, agora, fazer o curso técnico na escola foi uma experiência maravilhosa. Eu aproveitei todas as oportunidades “
Fonte: Governo do Piauí